Fama do treinador portista começou com a visita ao Dragão pelo Pinhalnovense. Já esteve três vezes nos quartos de final com equipas de escalões secundários e, na época passada, só caiu nas meias
Corpo do artigo
Paulo Fonseca tem queda para a Taça de Portugal e já esteve até com um pé na final do Jamor, onde espera chegar esta temporada. Para isso, tem de passar esta noite em Guimarães, num jogo de extrema importância dada a conjuntura atual: dois empates seguidos e o apuramento para a fase seguinte da Champions comprometido. Até por isso, não são esperadas grandes mexidas no onze.
Depois de na época passada ter sido eliminado nos oitavos de final pelo Braga, voltar ao Jamor é um dos objetivos do FC Porto e Paulo Fonseca parece ter queda para a competição. Só lhe falta mesmo a final: em sete edições, o treinador esteve por três vezes nos quartos de final, com equipas de escalões secundários - duas com o Pinhalnovense e outra com o Aves - e na época passada, com o Paços, só caiu nas meias-finais, diante do Benfica.
A Taça de Portugal é, por isso, a menina dos olhos do treinador. Foi numa eliminatória da prova, disputada a 12 de janeiro de 2011, que começou a ganhar fama. Tudo porque o "seu" Pinhalnovense foi ao Dragão vender cara a derrota à equipa de Villas-Boas. "Exibiram-se a um nível muito superior, foram excelentes, jogaram com uma grande organização, muito critério a construir. Quando jogam assim, isso tem de se valorizar. Mostrou ser um conjunto muito sólido, jogou em posse de bola e não teve receio de o fazer", elogiou, na altura, o agora técnico do Tottenham.
O FC Porto venceu por 2-0, com bis de Hulk no último quarto de hora. Jogava-se os quartos de final da competição e, nessa época, o Pinhalnovense já tinha eliminado o Leixões. Pelo Aves, Paulo Fonseca também chegou aos quartos de final, perdendo com a Académica.
A estreia na prova aconteceu pelo 1º de Dezembro: venceu o primeiro jogo, ficou isento na ronda seguinte e perdeu na 3ª eliminatória. O mesmo aconteceria enquanto treinador do Odivelas em 2008/09.