António Salvador voltou a reunir-se ontem com o treinador e desta vez puseram um ponto final numa relação que durou apenas oito meses. O acordo foi obtido de forma amigável e prevê ainda a saída dos outros elementos da equipa técnica contratados no início da época
Corpo do artigo
Chegou ao fim a ligação entre o Braga e Jesualdo Ferreira. O divórcio foi consumado na noite de ontem, após mais uma reunião entre o treinador, António Salvador e outros elementos da SAD arsenalista. A oficialização da rescisão amigável do técnico deverá ser efetuada ainda hoje, uma vez que falta apenas acertar alguns detalhes para assinar a desvinculação. No entanto, é certo que o professor e os restantes elementos que o acompanharam na chegada a Braga já não estarão no treino vespertino (16h00) que se realizará hoje no Estádio AXA.
A saída de Jesualdo Ferreira é o desfecho natural, na sequência de mais um resultado do Braga - 2-2 com o Arouca, em casa - que deixou os adeptos à beira de um ataque de nervos. Falhado o acesso à fase de grupos da Liga Europa e à final da Taça da Liga, bem como o afastamento cada vez maior dos lugares europeus no campeonato, as duas partes reuniram-se de emergência logo após o encontro com o Arouca, mas daí resultou apenas uma conclusão: a rescisão era um cenário irreversível. Aliás, ainda nessa noite o treinador viu um grupo de adeptos deslocar-se à sua residência para lhe pedir satisfações em tons ruidosos e ofensivos. Só a intervenção da PSP permitiu um resto de noite tranquilo.
Na manhã de ontem, Jesualdo informou os elementos da equipa técnica que o acompanharam neste regresso à Cidade dos Arcebispos (Rui Almeida e Nuno Almeida) do que estava em cima da mesa. O encontro com Salvador, que à tarde assistiu ao Braga B-Trofense, ficou reservado para a noite. Aí ficaram acertados a maior parte dos detalhes, com a indemnização do treinador à cabeça, uma vez que este tinha um contrato válido até 2016 com um vencimento anual de cerca de um milhão de euros. Chegava assim ao fim uma ligação que arrancou com muitas expectativas, mas que aguentou apenas oito meses, por força dos resultados.
Jesualdo Ferreira deixa o Braga no sétimo lugar, a seis pontos da última posição de acesso à Liga Europa. Nesta altura, os arsenalistas têm mais derrotas (nove) do que vitórias (oito) na competição. A Taça de Portugal, prova na qual a equipa está nas meias-finais - vai defrontar o Rio Ave -, é o único objetivo traçado no início da época por António Salvador que ainda pode ser atingido.