Plange espreita a pré-época

Burquinense explosivo pode ter oportunidade para tentar convencer Jardim

Derradeira aposta jovem dos leões na última temporada, Nii Plange vê agora uma janela abrir-se com vista para a temporada 2013/14. O JOGO sabe que o atacante de 23 anos, aposta regular na equipa B até ser convocado e utilizado na última jornada da I Liga, tem hipóteses de efetuar a pré-época com a equipa principal e assim tentar convencer o novo técnico Leonardo Jardim.

O avançado de origem ganesa e internacional pelo Burquina Faso marcou quatro golos em 28 encontros pela formação secundária dos verdes e brancos, alinhando em todas as posições do ataque e procurando explorar ao máximo a sua versatilidade, até receber o prémio da chamada a um compromisso da primeira equipa, o último oficial da época, em Aveiro. O africano ainda entrou a tempo de pisar o relvado para render Bruma, aos 90', mas deixou melhor demonstração dos seus atributos para outro dia, o tal que Paulo Duarte tanto aguarda.

O técnico português, que descobriu Plange no Burquina Faso, quando este alinhava no ASAF Yennenga, não perdeu tempo a pegar no pequeno, mas irrequieto avançado, levando-o à seleção burquinabé, e indicou-o ao mercado nacional. O Sporting foi o destino e o antigo jogador do Leiria, hoje selecionador do Gabão, louva a aposta dos leões, tamanha é a crença no atleta e no filão do futebol africano, que tão mal aproveitado vê em Portugal. "Fico satisfeito por ver o Nii ter oportunidade de progredir no Sporting, um clube que, mesmo perante as dificuldades, não perde a identidade de formação que o define. Estamos a falar de um jogador de características especiais, explosivo e que pode adicionar muito valor à equipa. O Sporting mostra aquilo que os nossos clubes tão pouco fazem e que se vê em França, Bélgica e na Alemanha: a promoção do jogador africano", argumentou Paulo Duarte a O JOGO, salientando ainda quão oportuno pode ser o próprio momento dos leões: "Para fazer face às limitações financeiras, o Sporting está a socorrer-se dos seus muitos jovens valores, como é sabido. A inclusão de um atleta como Nii Plange faz todo o sentido, até pelas carências que a equipa revelou no ataque."