"Com regras claras eu queixava-me menos"
Líder leonino aproveitou evento para pacificação do futebol e reclamou maior critério e bom senso ao nível das classificações e das nomeações no sector da arbitragem
Numa ação de pacificação do futebol, o Sporting foi ontem visitado pelos presidentes do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF), Joaquim Evangelista, e da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), José Fontelas Gomes - a Associação Nacional dos Treinadores de Futebol não pôde estar presente -, para apresentar a iniciativa "Em campo jogamos o mesmo jogo", na Academia. O presidente dos leões, Bruno de Carvalho, ao lado do técnico Jorge Jesus, congratulou-se pelo evento, cujo orador foi o ex-árbitro Duarte Gomes.
Bruno de Carvalho reportou-se à "falta de regras claras" na nomeação e, sobretudo, na classificação de árbitros. "De que vale reclamar se uma nota for de 1 ou 2 e estivermos desagradados com a arbitragem? Infelizmente é tudo um segredo. Temos de fazer uma queixa, gastar dinheiro e não sabemos a decisão final. Os dirigentes queixavam-se menos se tivessem noção das classificações", observou o líder leonino, que argumentou: "O Sporting fez propostas para a dignificação, credibilização e modernização do futebol. As reuniões com a APAF e o SJPF têm sido agradáveis. Havia dois pontos fundamentais: o fim dos fundos e a utilização de novas tecnologias. Todos trabalhámos nesse sentido."
Por fim, Bruno visou indiretamente Vítor Pereira, presidente do Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol, sem esquecer os Conselhos de Justiça (CJ) e de Disciplina (CD), além da Comissão de Instrução e Inquéritos (CII) da Liga. "Quando apresentámos propostas, alguém com responsabilidade no futebol [Vítor Pereira] disse que estas não tinham interesse, depois de na reunião ter afirmado que eram excelentes. Era bom que o CA, o CD, o CJ e a CII percebessem que também fazem parte do futebol. Se um dia fizessem uma iniciativa destas, passava a tarde toda a fazer-lhes perguntas, porque em relação a esses só tenho dúvidas e nenhuma certeza", reclamou.