A maior comitiva leonina desde 2002

A maior comitiva leonina desde 2002

Rui Patrício, William, Adrien e João Mário foram chamados ao Europeu. Seleção Nacional não era tão verde e branca desde o Mundial do Japão e da Coreia, onde sete campeões fizeram parte dos 23 eleitos

À boleia da excelente época realizada pelo Sporting, que lutou até à última jornada pelo título com o Benfica, Rui Patrício, William Carvalho, Adrien e João Mário foram ontem convocados por Fernando Santos para defender Portugal no Euro"2016, naquela que é maior comitiva proveniente de Alvalade para a fase final de uma prova internacional de seleções desde 2002. Na altura, António Oliveira escolheu sete leões - Nélson, Rui Jorge, Beto, Paulo Bento, Hugo Viana, Pedro Barbosa e João Pinto - que tinham sido peças fulcrais no último título verde e branco.

De lá para cá, o número máximo de jogadores do Sporting convocados para defender Portugal numa competição internacional tinha sido de três (Mundial"2010, Europeu"2008, Europeu"2004), sendo que na última prova onde a equipa das Quinas participou, o Mundial"2014, os leões "apenas" cederam Rui Patrício e William Carvalho (ver quadro em anexo).

O guardião é, de resto, o mais calejado nos grandes palcos internacionais. Com presenças no Euro"2008, no Euro"2012 e no Mundial"2014, Patrício foi titular nos dois últimos, embora, no Brasil, tenha perdido a titularidade para Beto após sofrer uma lesão na goleada sofrida frente à Alemanha. Vindo da sua época de afirmação com o leão ao peito, sob o comando de Leonardo Jardim, William também viajou até terras de Vera Cruz e foi titular no jogo de despedida, frente ao Gana.

Quanto a Adrien e João Mário, que vão estrear-se nos grandes palcos com a camisola da Seleção Nacional, forçaram entrada nos 23 com as grandes exibições rubricadas nesta época. O capitão dos leões foi o motor da equipa de Jorge Jesus, enquanto o segundo viveu a melhor temporada da carreira a atuar descaído para a direita, adaptação de sucesso que parece condená-lo à titularidade por Portugal. O Sporting duplica contingente de Real Madrid, Benfica, Fenerbahçe, Mónaco e Southampton.