Jogador de 30 anos vai terminar a ligação aos flavienses para regressar à Liga, onde jogou em 2009/10 ao serviço do Leixões
Corpo do artigo
Nélson Lenho prepara-se para trocar o Chaves pelo Penafiel. Segundo O JOGO apurou, o lateral-esquerdo de 30 anos vai rescindir o contrato que o liga aos flavienses para assinar pelos durienses e, dessa forma, regressar ao escalão principal do futebol português, onde atuou apenas uma temporada, a de 2009/10, ao serviço do Leixões.
Irmão do médio Tiago Lenho, que na última época representou precisamente o clube de Matosinhos, Nélson Lenho será o terceiro reforço do Penafiel para 2014/15, depois do ponta de lança Rui Miguel (ex-Moreirense) e do lateral-direito Capela (ex-Académico de Viseu).
Face à saída de João Pedro, titular durante a época passada, o Penafiel tinha como uma das prioridades, no ataque ao mercado, o preenchimento da vaga de lateral-esquerdo e encontrou no jogador do Chaves a solução.
Natural de Viana do Castelo, Nélson Lenho formou-se no Vitória de Guimarães. Após três épocas n"Os Sandinenses e outras três no Freamunde, as últimas duas já na II Liga, o esquerdino foi contratado pelo Leixões, então treinado por José Mota. Com escassa utilização na Liga (apenas sete jogos), regressou à II Liga para fazer duas temporadas no Santa Clara. Nos Açores, voltou a jogar com bastante regularidade e em 2012/13 ingressou no Belenenses, vivendo nessa época um dos pontos mais altos da carreira. Titular indiscutível, contribuiu para o título da II Liga conquistado pelos azuis do Restelo, mas acabou por não acompanhar a equipa no regresso à Liga, ao transferir-se para o Chaves. Em Trás-os-Montes, fez 40 jogos, 36 na II Liga, três na Taça da Liga e um na Taça de Portugal.
No Penafiel, Nélson Lenho vai reencontrar Ricardo Chéu, com quem trabalhou no Santa Clara, clube onde o agora treinador dos durienses passou como adjunto.