Liverpool na pista de Danilo

Manuel Casaca

Depois da Juventus, outro colosso europeu junta-se à corrida pelo médio do Braga, que já foi observado pelos reds no Estoril e voltará a sê-lo frente ao Arouca

Danilo começa a ser cada vez mais falado por essa Europa fora. Depois de a Imprensa italiana ter noticiado insistentemente o interesse da Juventus - de acordo com o jornal "La Gazzetta dello Sport", o clube de Turim deu passos importantes para a contratação -, agora é o Liverpool que se junta à corrida pelo jovem médio.

Ao que O JOGO apurou, o Liverpool marcou presença no Estádio Coimbra da Mota, no domingo, não só para tirar notas sobre Rafa - esta foi a indicação dada pela Imprensa inglesa -, mas também para observar Danilo. O representante dos reds assistiu ao jogo em que o Braga derrotou o Estoril (0-2) acompanhado por um elemento da Gestifute, a empresa de Jorge Mendes, que foi decisiva na chegada do brasileiro ao clube arsenalista. Recorde-se que foi um fundo de investimento ligado ao agente FIFA português que financiou a transferência de 4,5 milhões de euros de Danilo, do Vasco da Gama para o Braga.

Depois de ter visto o jogador com o Estoril - jogou os 90 minutos e viu um cartão amarelo, aos 52" -, o Liverpool vai dar sequência ao plano de observação e por isso irá estar no Estádio Municipal de Braga no domingo, para assistir ao jogo dos minhotos frente ao Arouca, da 21.ª jornada da I Liga.

Para poder assegurar os serviços de Danilo, o Liverpool terá de abrir os cordões à bolsa, de modo a bater os valores que têm sido apontados à Juventus. É que segundo o diário italiano "La Gazzetta dello Sport", a Vecchia Signora prepara-se para pagar 15 milhões de euros pelo internacional sub-23 brasileiro. Adivinha-se por isso um defeso concorrido em torno do médio de 18 anos, que tem confirmado no Braga o porquê de ser considerado um dos jovens mais promissores do futebol canarinho na atualidade.

O Braga não tem qualquer percentagem do passe do jogador, mas terá direito a dez por cento das mais-valias geradas pela transferência, em função do acordo feito entre a SAD do clube minhoto e Jorge Mendes. Caso se confirmem os 15 milhões de euros que a Imprensa Italiana tem referenciado, o Braga encaixará 1,5 milhões de euros, valor importante para os cofres do clube, que nas duas últimas épocas não participou nas competições europeias - em 2013/14 ficou-se pelo play-off da Liga Europa. Titular indiscutível, Danilo tem mais 14 jogos na I Liga e a fase decisiva da Taça de Portugal para continuar a dar nas vistas.