Central não somou minutos na Polónia e quer voltar à ação ao serviço dos durienses
Henrique, o mais recente reforço do Penafiel, regressa ao campeonato português com a expectativa de relançar uma carreira que nos últimos tempos foi marcada por alguns contratempos e lesões.
"Escolhi o Penafiel pelo regresso à I Liga. É muito mais fácil relançar a carreira em Portugal; isto é o ideal para mim", afirmou Henrique a O JOGO. O central de 27 anos começou a temporada passada no Arouca, onde alinhou apenas na derrota em Alvalade, na jornada inaugural, e foi emprestado aos polacos do Jagiellonia Bialystok no mercado de inverno. Na Polónia, as condições estavam longe de ser as melhores para o defesa, que não somou qualquer jogo. "Cheguei a meio da época e estava há três meses sem jogar", começou por explicar, acrescentando outros entraves que lhe dificultaram a vida: "Recuperei de uma lesão e sentia-me bem, mas depois chegou a um ponto em que apenas queriam valorizar quem tinha mais tempo de contrato e eu só assinara por seis meses."
No currículo do central, há também uma passagem sem minutos jogados pelos ingleses do Blackburn Rovers, mas, para o jogador, nem tudo foi negativo na aventura em Inglaterra: "Aprendi muito com a cultura do futebol inglês, foi possível tirar coisas positivas."
Henrique apresenta-se como um central "forte no jogo aéreo, rápido e bom na decisão". Qualidades que o defesa espera evidenciar, à semelhança da época em que foi determinante na subida do Feirense à I Liga, em 2010/11, com três golos em 23 jogos, 21 como titular.
