Casillas: "Quando terminar, será no FC Porto"

Casillas: "Quando terminar, será no FC Porto"
Bruno Filipe Monteiro, em Madrid

Guarda-redes espanhol diz-se muito autocrítico e admite que poderia ter feito mais em determinados momentos da época. No entanto, prometeu mais e melhor para 2016/17

Casillas voltou ontem, por umas horas, a Madrid, onde um batalhão de jornalistas o esperava para o ouvir de falar de futebol... e não só. A experiência no FC Porto foi muito falada e, depois de ter revelado que a renovação até 2018 já tinha sido formalizada, o guarda-redes azul e branco revelou que já se imaginou a pendurar as luvas no segundo clube que conheceu na carreira.
Que balanço faz desta primeira temporada fora de Espanha?
- Esta época não estivemos à altura do Sporting e do Benfica, que vão discutir o título. Temos de nos conformar com a Taça de Portugal, mas queremos conquistar um título que escapa ao clube há três anos, até para lançar a próxima época. Sabemos que temos de melhorar muitas coisas no próximo ano se queremos voltar a ser um clube de referência em Portugal e na Europa.
Considera que podia ter feito mais neste ou naquele jogo, ou foi a estreia que esperava?
-Sou muito autocrítico; acredito que podia ter feito melhor e que deveria ter feito mais. Estamos a 14 pontos do Benfica e a 12 do Sporting e por isso não posso ficar satisfeito com o meu rendimento. Mas as pessoas têm de perceber que foi uma mudança grande de vida. De qualquer forma, estou convencido de que a época ainda pode ser boa se vencermos a Taça de Portugal. Prometo que na próxima época faremos melhor, e eu também estarei melhor do que nesta.
Os adeptos poderão ver mais vezes o Casillas do jogo com o Benfica?
-[risos] Espero que sim. Espero que isso aconteça em todos os jogos.
Pode garantir, de uma vez por todas, que vai continuar no FC Porto?
-Sinto-me muito bem no clube, estou perto de casa e por isso vou ficar no FC Porto até 2018. Tive uma conversa com o presidente Pinto da Costa e decidimos formalizar a renovação por mais um ano. Estou grato pela confiança e por terem demonstrado vontade que ficasse.
Quando assinou essa renovação?
-Há uns meses, num momento em que a dinâmica da equipa não estava muito bem, falámos sobre o assunto e decidimos que eu ficaria no clube até 2018, e quiçá ainda mais.
Gostava de terminar a carreira no clube?
-Provavelmente, sim. Depois de ter representado o FC Porto, no dia em que decidir terminar a carreira será neste clube.