FC Porto inicia contactos por Suso

FC Porto inicia contactos por Suso

Extremo trabalhou com Lopetegui durante mais de dois anos e vai entrar em final de contrato com o Liverpool.

Julen Lopetegui sinalizou Suso como um dos alvos para reforçar o plantel portista e já houve contactos no sentido de perceber se e em que condições será possível a contratação do extremo espanhol de 20 anos. Isso mesmo foi confirmado a O JOGO por Jaume Serra, empresário do jogador contratualmente ligado ao Liverpool. "Sei que há interesse do FC Porto. Não estou diretamente envolvido nas negociações, mas fui informado de que o processo tem vindo a decorrer desde a final da Champions, através de outros representantes. Obviamente, se as coisas avançarem entre clubes, creio que depois também será simples convencer o jogador, porque o Lopetegui é um treinador que conhece muito bem o Suso e de quem ele gosta muito. Isso teria grande peso na decisão final", confessou o empresário, filho de Lorenzo Serra Ferrer, antigo treinador do Barcelona.

O agente enquadrou ainda a situação contratual do extremo que com Lopetegui também já jogou a médio. "Vai entrar no último ano de contrato com o Liverpool e, apesar de existir uma proposta de renovação, ele não quer voltar a ser emprestado. Aliás, acho que o FC Porto também não teria interesse numa cedência", sublinhou, numa leitura que corresponde à realidade. Não estando nos planos do treinador Brendan Rodgers, haverá da parte dos ingleses disponibilidade para negociar, estimando-se que a operação possa, por esta altura, fazer-se por um valor a rondar os quatro milhões de euros. "Não queria falar em números, mas para o Liverpool será agora ou nunca, porque de outra forma sairá a custo zero. Não acredito que dificultem com exigências irrealistas", interpreta Jaume Serra.

Suso, formado no Cádiz, foi contratado pelos reds em 2010, tendo feito 20 jogos pela equipa principal durante a época 2012/13. A necessitar de mais minutos, foi emprestado ao Almeria, onde fez toda a temporada como ala-direito num esquema de 4x2x3x1. Somou 33 jogos (26 deles na condição de titular) e marcou três golos, todos eles nascidos de lances individuais em que fletiu da faixa para o centro, rematando de pé esquerdo. Veloz e tecnicista, chegou a ser médio nas seleções espanholas (19 vezes utilizado pelo novo treinador do FC Porto entre os sub-19, sub-20 e sub-21), mas tem-se confirmado como extremo (no Almeria, Hélder Barbosa era seu suplente). "Com Lopetegui, era solução para posições interiores ou para as alas. Ele conhece-o muito bem e, se se proporcionar, é claro que o Suso diria que sim, até porque em causa está também um clube de topo e que luta por títulos em Portugal e na Europa", completa Jaume Serra.