Fernando renovou até 2017
Semana de conversações concluída ontem à tarde com um novo contrato que acrescenta três épocas ao vínculo do Polvo. Hoje será convocado, amanhã joga a titular
Depois do turbilhão de informações, muitas delas em sentido contrário, que marcou os últimos meses da relação entre o FC Porto e Fernando, o caso conheceu ontem uma definição que, pelo menos até final da época, deixa a situação do Polvo muito clara. O médio esteve na SAD à tarde, depois de já ter participado no treino sem qualquer limitação (tal como O JOGO tinha adiantado na edição de quinta-feira), e acertou a renovação do contrato por mais três temporadas, o que equivale a dizer que está agora vinculado aos dragões até 2017, mantendo a cláusula de rescisão de 30 milhões de euros.
No imediato, isso sublinha que Fernando vai hoje ser convocado para a receção ao Paços de Ferreira, estará amanhã no onze de Paulo Fonseca e é um "reforço" de enorme utilidade para a disputa dos quatro títulos em que os dragões estão envolvidos. As aspas na palavra reforço só se justificam porque o fecho do mercado foi conturbado e esteve perto de levar Fernando para o Manchester City, sendo que a transferência abortada não significou, imediatamente, que a situação do Polvo no Dragão ficasse clara.
Esse esclarecimento surge agora na forma de um novo contrato, que reserva direitos para o FC Porto em caso de uma (provável) transferência no final da época, mas serve igualmente os propósitos do médio, que fez força para continuar a ser opção para Paulo Fonseca e assim alimentar o sonho da chamada ao Mundial do Brasil. Com efeito, e não obstante as dúvidas que se prolongavam desde o início da época, a verdade é que Fernando tem sido um dos jogadores de rendimento mais elevado e mais regular ao longo de 2013/14.
Aliás, o trinco é, nesta altura, o único médio que resiste relativamente ao tridente do título da época passada.