V. Guimarães vence em Malta na corrida à Liga Conferência. Recorde o jogo


Criado em
Actualizado em
Termina a partida.
O Vitória de Guimarães venceu esta quinta-feira na visita aos malteses do Floriana por 1-0, em jogo da primeira mão da segunda pré-eliminatória da Liga Conferência de futebol, e está em boa posição para seguir em frente na prova.
Em Ta' Qali, os vimaranenses, que fizeram o primeiro jogo oficial da época, marcaram o único golo da partida aos 78 minutos, pelo internacional português Jota Silva.
O jogo da segunda mão está agendado para o dia 1 de agosto, em Guimarães, com a formação lusa em vantagem. A equipa que ultrapassar esta ronda já sabe que vai enfrentar na terceira pré-eliminatória da Liga Conferência o vencedor do duelo entre os suíços do Zurique e os irlandeses do Shelbourne.
90+1: Jota Silva e Tiago Silva dão o lugar a Zé Carlos e Marco Cruz
Dupla mexida no Floriana: saem Vella e Thiaguinho Santos, entram Veselji e Lonardelli
Tweet by @sporttvportugal - Preview not available https://twitter.com/sporttvportugal /status/1816546757074997527
1-0! Jota Silva inaugura o marcador para o Vitória! O internacional português foi descoberto com um passe de Chuchu Ramírez e antecipou-se a uma saída dos postes de Mafoumbi, marcando através de um pequeno toque na bola.
Mafoumbi defende o que teria sido um golaço de Kaio César
Tripla mexida no Vitória: saem Ricardo Mangas, Nuno Santos e Nélson Oliveira, entram Kaio César, Samu e Chuchu Ramírez
Alberto Baio impede encosto de Reid ao segundo poste com um corte decisivo
Jota Silva vê amarelo
Fernandinho faz um corte decisivo num canto em que o Vitória voltou a ficar perto de marcar
Mafoumbi nega golo de cabeça a Jota Silva com uma grande defesa
Ricardo Mangas tenta um pontapé de bicicleta na área do Floriana, sem sucesso
Já se joga a segunda parte
Termina a primeira parte. Mantém-se o nulo em Malta.
45+2: João Mendes marca, mas o golo é imediatamente por fora de jogo de Nélson Oliveira na jogada
Fernandinho admoestado
Num canto, Jorge Fernandes cabeceia com perigo, com a bola a passar ligeiramente por cima da barra
Nélson Oliveira vê o primeiro cartão da partida
Ricardo Mangas remata ao lado da baliza, concluindo uma boa jogada coletiva do Vitória
Que perigo. Após perda de bola de Alberto Baio, Grech não ficou longe do golo
Nélson Oliveira surge em boa posição de remate, mas peca na receção da bola, perdendo-se o lance
Thiaguinho Santos faz o primeiro remate da partida, atirando ao lado
Arranca a partida!
Suplentes do Floriana: Cutajar, Andrijanic, Veselji, Micallef, Lonardelli, Nwoko, Buttigied, Yaméogo e Obonogwu.
Onze do Floriana: Mafoumbi; Garzia, El Hasni, Spiteri, Kouros e Fernandinho; Vella, Grech e Matias Garcia; Thiago Santos e Reid.
Suplentes do V. Guimarães: Charles, Gui Ribeiro, Miguel Maga, Mikel Villanueva, Manu Silva, Marco Cruz, Samu, Zé Carlos, Kaio César, Bica e Ramírez.
Onze do V. Guimarães: Bruno Varela; Alberto Baio, Jorge Fernandes, Borevkovic e João Mendes; Tiago Silva, Tomás Händel e Nuno Santos; Jota Silva, Nélson Oliveira e Ricardo Mangas.
No Estádio Centenário, onde se desenrolará o jogo hoje, o relvado é sintético, mas Rui Borges diz que tem “artistas prontos para pisar qualquer palco”. “Não vou ser hipócrita e dizer que é a mesma coisa. A adaptação é diferente, em todos os aspetos, mas não pode servir de desculpa perante um adversário que temos de respeitar”, assumiu, definindo o primeiro oponente nas provas da UEFA como “uma equipa com valor”. “Está nas competições europeias por isso”, juntou. “É uma equipa física, bem organizada e forte nos ataques rápidos. Acho que vamos estar preparados, e temos de estar cientes de que vamos passar por dificuldades. Temos de dar o máximo, estar concentrados e respeitar o adversário para, no fim, sairmos com a vitória”, reforçou.
A fase de grupos é o grande objetivo, mas, para já, é necessário ultrapassar o segundo classificado da liga de Malta em 2023/24. “A exigência do clube assim o dita. É um sonho e uma grande vontade, mas, para lá chegar, temos de passar várias etapas. Não adianta pensar na fase de grupos se não fizemos um bom jogo contra o Floriana. A exigência é máxima”, sublinhou o técnico, explicando a razão de não ter convocado Tomás Ribeiro e Bruno Gaspar. “O Tomás foi opção. Temos bastantes jogadores, um plantel de 29, mais os guarda-redes. O Bruno não estava a 100 por cento, não tem nenhum problema físico, mas se estivesse a 100 por cento ia jogar, mas não estava confortável”, explicou. O lateral-direito deverá ser substituído por Alberto no onze.
A primeira parte da discussão da segunda pré-eliminatória, em Malta, contra o Floriana, marca também a estreia de Rui Borges nas competições europeias. “Estou feliz, acima de tudo, por representar este clube, que é grande, e a mim honra-me muito. E feliz porque faço uma retrospetiva do meu trabalho, que comecei na minha terra [Mirandela]. Há sete anos, estávamos no campo do Mirandela a correr para trás e para a frente; a pôr cones e a tirar estacas. Hoje, estamos aqui para uma competição europeia”, resumiu o treinador que na época passada brilhou na I Liga ao serviço do Moreirense. “Estou muito feliz com o nosso trajeto enquanto equipa técnica e feliz por concretizar o nosso objetivo. É um sonho realizado”, completou.
A segunda mão da eliminatória, em Guimarães, será disputada no dia 1 de agosto, sendo que o vencedor terá ainda de passar outra pré-eliminatória e um play-off para chegar à fase de grupos da prova.