Santa Clara empata com o Larne, mas segue para o play-off da Liga Conferência


Criado em
Actualizado em
O Santa Clara confirmou esta quinta-feira a qualificação para o play-off de acesso à fase de liga da Liga Conferência, ao empatar 0-0 na receção ao Larne, em jogo da segunda mão da terceira pré-eliminatória.
O triunfo por 3-0 na Irlanda do Norte, na semana passada, tinha deixado bem encaminhado o apuramento dos açorianos, que procuram a primeira presença na fase principal de uma competição europeia, depois de terem caído precisamente no play-off da primeira edição da Liga Conferência, em 2021/22.
Na última ronda preliminar de acesso à fase de liga, o Santa Clara terá pela frente o Shamrock Rovers, que eliminou o Ballkani, do Kosovo, jogando a primeira mão em casa, em 21 de agosto, e visitando a Irlanda uma semana depois, no dia 28.
Para a partida da terceira pré-eliminatória, Vasco Matos realizou sete alterações no onze, mantendo apenas Gabriel Batista, Venâncio, Adriano e Vinicius face ao jogo com o Famalicão, no domingo (derrota por 3-0).
Mesmo com as alterações, o Santa Clara foi sempre a equipa mais dominadora ao longo dos primeiros 45 minutos, controlando a posse de bola, numa partida que decorreu a ritmo baixo.
Os açorianos, mesmo sem imprimir grande velocidade e objetividade no jogo ofensivo, dispuseram de várias oportunidades de golo, mas o guardião Fergunson mostrou-se intransponível perante os remates de Henrique Pereira (nove minutos) e João Costa (17).
Perante um Larne impotente, a equipa de Vasco Matos, que foi particularmente eficaz a partir do corredor direito, também esteve perto do golo através de Venâncio (18 minutos) e Pedro Ferreira (33).
Ao intervalo, as estatísticas ajudavam a perceber a superioridade da equipa da casa, que fez sete remates, enquanto o Larne não fez nenhum.
A tónica manteve-se na segunda parte, que arrancou com um remate de Henrique Pereira à entrada da área, que esbarrou na barra (49 minutos).
Aos 59 minutos, McKendry, de fora da área, conseguiu o primeiro remate do Larne, que saiu por cima da baliza.
O vice-campeão norte-irlandês, com o passar dos minutos, passou a ter mais facilidades para penetrar no último terço do terreno, apesar de não ter conseguido criar oportunidades de golo.
Até ao final, o Santa Clara continuou a controlar a partida e criou algumas investidas perigosas, sem, contudo, acertar no momento da finalização.
90+4': Termina a partida. Santa Clara e Larne empataram 0-0 na segunda mão da terceira pré-eliminatória da Liga Conferência.
Os açorianos seguem para o play-off da competição, depois da vitória por 3-0 na primeira mão.
Quatro minutos de tempo extra.
Remate de Matheus Pereira a passar por cima.
Mark Randall sai e é substituído por Matthew Lusty.
Pedro Pacheco, Pedro Ferreira e Frederico Venâncio saem para as entradas de Luís Rocha, Wendel e Matheus.
O'Connor remata por cima, é a primeira oportunidade com algum perigo do Larne.
Cartão amarelo para Pedro Ferreira.
Henrique Pereira quase marcava, a bola bateu na barra.
Serginho e Gabriel Silva rendem Adriano Firmino e Vinícius Lopes.
Começa a segunda parte.
45+4': Intervalo. Santa Clara e Larne empatados 0-0.
De recordar que a equipa portuguesa venceu por 1-0 na primeira mão.
45+3': João Costa vê amarelo por protestos.
Três minutos de tempo extra.
Cartão amarelo para Dan Bent.
Remate de Pedro Ferreira passa ao lado.
Cartão amarelo para um elemento do staff do Santa Clara.
Outra defesa de Ferguson, para canto. Agora foi Pedro Pacheco a atirar à baliza.
Nova defesa de Ferguson, a remate de João Costa.
Santa Clara quase inaugurava o marcador, mas o guarda-redes do Larne conseguiu defender para canto.
Começa o jogo.
Suplentes do Larne: Dylan Graham, Wallace, Simpson, Kee, Sloan, Devlin, Magee, Moore e Lusty.
Onze do Larne: Ferguson; Nolan, Ridley e Donnelly; Cosgrove, Gallagher, Randall e Sean Graham; McKendry, O'Connor e Bent.
Suplentes do Santa Clara: Neneca, Matheus Pereira, Luís Rocha, Serginho, Carter, Gabriel Silva e Wendel.
Onze do Santa Clara: Gabriel Batista; Pedro Pacheco, Venâncio e MT; Brenner, Pedro Ferreira, Adriano e Paulo Victor; Vinicius, Henrique Pereira e João Costa.
O Santa Clara tem esta quinta-feira tudo a favor para assegurar a passagem ao play-off da Liga Conferência de futebol, quando receber o Larne, equipa que já venceu na primeira mão, na Irlanda do Norte, por 3-0.
Com a vantagem de três golos, adquirida com os tentos de Wendel Silva e Gabriel Silva (dois), a formação açoriana deu mostras de ser claramente superior ao adversário e pode já começar a pensar na eliminatória seguinte, a última de acesso à fase de liga da competição.
O encontro entre Santa Clara e Larne está agendado para as 19h00 locais (20h00 em Portugal continental), com arbitragem do dinamarquês Jakob Sundberg.
Caso confirme o favoritismo e siga em frente, o conjunto orientado por Vasco Matos vai defrontar no play-off o vencedor da eliminatória entre os kosovares do Ballkani e os irlandeses do Shamrock Rovers, que vai ser decidida hoje em Dublin, onde os anfitriões procuram recuperar da desvantagem de 1-0 da primeira mão.
Na eliminatória anterior, os açorianos superaram o Varazdin, ao perderem fora por 2-1 e ao vencerem por 2-0 em Ponta Delgada.