Mota salva Aves SAD: permanência na I Liga garantida em Vizela


Criado em
Actualizado em
Termina a partida. Com quatro jogos à frente do Aves SAD, José Mota atingiu o objetivo de garantir a permanência: após o 3-0 na Vila das Aves, empatou, este domingo, 2-2, em Vizela. No quinto play-off da I/II Liga, no atual formato, é a primeira vez que uma equipa do escalão principal bate o terceiro classificado da segunda prova profissional. Em 2013/14, o Paços de Ferreira, orientado por Jorge Costa, eliminou o Aves, de Fernando Valente, mas devido à inclusão no Boavista no principal escalão, por decisão da Comissão Disciplinar da Liga. Nos últimos cinco anos, manteve-se a tendência de ganhar a antiga liguilha quem joga primeiro em casa.
Grande defesa de Simão Bertelli.
José Mota procede a duas alterações no tempo de compensação: entram Aderllan Santos e Tomás Tavares, saem John Mercado e Gustavo Assunção.
Cartão amarelo para Simão Bertelli.
Morschel converte o penálti. 2-2 em Vizela. Na primeira mão, a equipa de José Mota ganhou por 3-0.
Miguel Nogueira decide assinalar penálti favorável ao Aves SAD, após braço na bola de Jaume Grau.
Números oficias da assistência: 4076 espectadores.
Remate acrobático de Bastunov, a bola passa ao lado da baliza de Bertelli.
No Vizela: Rodrigo Ramos entra para o lugar de Jojó.
Magia de Gustavo Assunção. Após cruzamento de John Mercado, o filho de Paulo Assunção desvia, com um toque de calcanhar, para a baliza de Morro.
Fábio Pereira volta a mexer: sai Anthony Correia, entra o búlgaro Bastunov.
José Mota faz a primeira alteração: Rodrigo Ribeiro entra para o lugar de Nenê.
Primeira alteração no Vizela, ao intervalo: entra Bastunov, sai Schutte.
Começa a segunda parte em Vizela.
Intervalo.
Cartão amarelo para Nenê.
Miguel Nogueira exibe amarelo a Gustavo Assunção.
Grande defesa de Simão Bertelli. Vivaldo Semedo evita Devenish, remata e o guarda-redes do Aves SAD faz uma defesa fabulosa com o pé direito.
Tunde empata para o AVES SAD. Thio falha o corte e o atacante da equipa de José Mota empata o segundo jogo do play-off.
Thio corre muito pela esquerda, ultrapassa Fernando Fonseca, atira, sem ângulo, Simão Bertelli desvia com classe.
Amarelo para John Mercado.
Tunde aparece na área, atira para a baliza, Morro faz a segunda grande defesa da tarde na cidade de Vizela que decide quem ocupa a última vaga na edição de 2025/26 da I Liga.
Thio remata, a bola desvia em Fernando Fonseca e entra na baliza dos avenses. Autogolo, confirmou o site oficial da Liga Portugal.
Com Damien Loppy, avançado francês do Vizela, a receber assistência, John Mercado, após um contrata-ataque rápido do Aves SAD, remata com potência, Morro faz uma boa defesa.
Serafim Nogueira, árbitro da AF Lisboa, apita em Vizela, rola a bola.
O onze do Aves SAD:
O onze do Vizela:
O treinador adjunto do Aves SAD, Paulo Sousa, afirmou que a equipa está motivada e mentalmente preparada para o decisivo jogo com o Vizela. Com José Mota, o técnico principal, suspenso, foi Paulo Sousa quem fez a antevisão da segunda mão do play-off, destacando a experiência do grupo e a ambição de conquistar um resultado positivo. "O Aves SAD já passou por situações semelhantes e conseguiu ultrapassá-las. Isso dá-nos força. Sabemos que vamos defrontar um adversário forte, mas estamos confiantes e queremos impor o que pretendemos no jogo", afirmou, à margem do estágio da equipa, em Ofir.
"Temos 90 minutos para fazer três golos. Sofremos três em oito minutos… não estou preocupado se vamos marcar aos 10, aos 15 ou aos 20. Sabemos que vamos criar oportunidades de golo, tem sido essa uma das nossas constantes. E vamos tentar ser eficazes. Acreditamos muito que podemos fazer três golos, já virámos vários resultados negativos", afirmou Fábio Pereira, treinador do Vizela.
Se o Aves SAD subiu pela primeira vez na época passada, depois de ultrapassar o Portimonense precisamente no play-off, o Vizela, terceiro da II Liga, tenta o desejado regresso um ano após ter sido despromovido ao segundo escalão. O conjunto avense foi recuperar o técnico José Mota para as últimas duas rondas da I Liga, tendo estado envolvido até ao derradeiro jogo na luta pela manutenção com Farense, Boavista, que desceram de forma direta, e Estrela da Amadora, que assegurou a permanência. Já o Vizela lutou também até ao último jogo pela subida na II Liga, juntamente com Tondela e Alverca, mas viu beirões e ribatejanos garantirem os dois primeiros lugares.
No primeiro encontro, há uma semana, a formação de Vila das Aves, antepenúltima colocada da I Liga, bateu os minhotos por 3-0, colocando-se em posição favorável para permanecer entre os grandes na próxima época.
O Aves SAD procura hoje confirmar a manutenção na I Liga, defendendo em casa do Vizela a vantagem confortável alcançada na primeira mão do play-off de acesso à próxima edição do escalão principal.