Liga Europa: Braga goleia Lincoln Red Imps e tem um pé na fase regular


Criado em
Actualizado em
O Braga tem praticamente garantida a entrada na fase de liga da Liga Europa, depois de esta quinta-feira ter goleado o Lincoln Red Imps, por 4-0, em jogo da primeira mão do play-off.
No Estádio Algarve, recinto em que a formação de Gibraltar atuou como visitada, o espanhol Victor Gómez marcou o seu primeiro golo pelos bracarenses, aos 34 minutos, antes de o médio uruguaio Rodrigo Zalazar bisar, aos 39 e 80, e o espanhol Pau Victor fixar o resultado, aos 90.
O encontro da segunda mão realiza-se dentro de uma semana, em 28 de agosto, em Braga, sendo que o vencedor desta eliminatória garante uma vaga na fase de liga, enquanto o derrotado será relegado para a Liga Conferência.
Jogo no Estádio Algarve, em Faro.
Lincoln Red Imps – Sporting de Braga, 0-4.
Ao intervalo: 0-2.
Marcadores:
0-1, Víctor Gómez, 34 minutos.
0-2, Zalazar, 39.
0-3, Zalazar, 80.
0-4, Pau Víctor, 90.
Equipas:
- Lincoln Red Imps: Nauzet García, Ibrahim Ayew (Javan Peacock, 78), Bernardo Lopes, Christian Rutjens, Nano, Graeme Torrilla, Mandi Sosa (Nicholas Pozo, 46), Toni García (Juanje Argüez, 78), Victor Villacañas (Rafa Muñoz, 46), Tjay de Barr e Kike Gómez (Boubacar Dabo, 64).
(Suplentes: Jaylan Hankins, Jesús Toscano, Nicholas Pozo, Lee Casciaro, Juanje Argüez, Rafa Muñoz, Tayler Carrington, Kyle Clinton, Joe Oliver, Lee Chipolina, Javan Peacock e Boubacar Dabo).
Treinador: Juan Bezares.
- Sporting de Braga: Lukas Hornicek, Víctor Gómez, Lagerbielke, Niakaté, Leonardo Lelo, Gorby (Gabriel Moscardo, 65), João Moutinho, Dorgeles (Pau Víctor, 65), Ricardo Horta (Gabri Martínez, 50), Rodrigo Zalazar (Sandro Vidigal, 81) e Fran Navarro (El Ouazzani, 81).
(Suplentes: Tiago Sá, Bellaarouch, Vítor Carvalho, Roger Fernandes, El Ouazzani, Paulo Oliveira, Gabriel Moscardo, Pau Víctor, Arrey-Mbi, Diego Rodrigues, Gabri Martínez e Sandro Vidigal).
Treinador: Carlos Vicens.
Árbitro: Morten Krogh (Dinamarca).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Gorby (08), Mandi Sosa (38) e Ibrahim Ayew (58).
Assistência: Cerca de 2.500 espectadores.
Termina a partida, com goleada do Braga (4-0) ao Lincoln Red Imps
Gabri Martínez assiste El Ouazzani, mas etse não chega à bola
Marca o Braga! Pau Víctor faz o 4-0!
Tweet by @sporttvportugal - Preview not available https://twitter.com/sporttvportugal /status/1958635506696163421
Entram El Ouazzani e Vidigal, saem Zalazar e Fran Navarro (Braga)
Marca o Braga! Zalazar faz o 3-0! Lelo desmarca Zalazar e o uruguaio pica a bola por cima do guarda-redes
Tweet by @sporttvportugal - Preview not available https://twitter.com/sporttvportugal /status/1958635082555519325
Victor Gómez remata com muito perigo
Entram Pau Víctor e Moscardo, saem Dorgeles e Gorby (Braga)
Entra Dabo, sai Gómez (Lincoln Red Imps)
Amarelo para Ayew (Lincoln Red Imps)
Entra Gabri Martínez, sai Ricardo Horta (Braga)
Horta está caído e pede assistência médica
Entram Pozo e Muñoz, saem Mandi e Villacanas (Lincoln Red Imps)
Começa a segunda parte
Intervalo com o Braga a vencer por 2-0
Tweet by @sporttvportugal - Preview not available https://twitter.com/sporttvportugal /status/1958620379884228723
Marca o Braga! Zalazar faz o 2-0! Vindo da esquerda, assistido por Moutinho, Zalazar remata forte
Amarelo para Mandi (Lincoln Red Imps)
Marca o Braga! Victor Gómez faz o 1-0! Zalazar cruza da esquerda e o lateral surge do outro lado a cabecear para a baliza. É o seu primeiro golo pelo Braga
Ricardo Horta cria perigo, mas o remate saiu à figura
Dorgeles entra em dribles pela direita, combina com Victor Gómez e remata ao lado
Erro defensivo de Niakaté deixa De Barr isolado, mas Hornicek defende bem com o pé esquerdo
Hornicek defende remate de Toni García
Amarelo para Gorby (Braga)
Livre à maneira curta e depois o cruzamento de Ricardo Horta é intercetado
Dorgeles é derrubado por Nano quase na esquina da área. Livre perigoso para o Braga
Começa a partida
Suplentes do Lincoln Red Imps: Hankins, Toscano, Rafa Muñoz, Carrington, Joe, Pozo, Juanje, Clinton, Lee Chipolina, Peacock, Lee Casciaro e Dabo.
Onze do Lincoln Red Imps: Nauzet; Ayew, Lopes, Rutjens e Nano; Mandi e Torrilla; Villacañas, Toni García e De Barr; Kike Gómez.
Suplentes do Braga: Tiago Sá, Bellaarouch, Paulo Oliveira, Arrey-Mbi, Vítor Carvalho, Moscardo, Diego Rodrigues, Roger, El Ouazzani, Pau Víctor, Gabri Martínez e Sandro Vidigal.
Onze do Braga: Hornicek; Víctor Gómez, Lagerbielke, Niakaté e Leonardo Lelo; João Moutinho, Gorby e Zalazar; Dorgeles, Ricardo Horta e Fran Navarro.
O treinador do Braga, Carlos Vicens, garantiu que há “zero risco de relaxamento” na deslocação ao Estádio Algarve para defrontar o Lincoln Red Imps, na primeira mão do play-off da Liga Europa.
Os minhotos são favoritos diante de uma equipa de Gibraltar, território britânico situado no sul de Espanha com pouca expressão no futebol internacional, mas o técnico assegurou que a equipa não vai relaxar na visita ao Algarve, onde os gibraltinos vão atuar como visitados.
“Há zero risco de nos relaxarmos porque os jogadores sabem como encaramos o dia-a-dia e o play-off é uma final com dois jogos, em que o primeiro é fora. Falámos o suficiente com os jogadores sobre o que temos de continuar a melhorar e sobre os problemas que o adversário nos pode causar que não imagino, nem por um segundo, que haja relaxamento por parte dos nossos jogadores”, assegurou na conferência de imprensa de antevisão.
Carlos Vicens notou que, para chegar a esta fase, o adversário “alguma coisa fez bem”, destacando a eliminatória anterior em que eliminou, na Arménia, o Noah, após o desempate por grandes penalidades.
“É uma eliminatória em que temos já amanhã [quinta-feira] de começar a vencer, abre-nos as portas para a fase de liga. O Lincoln é uma equipa que tem experiência neste tipo de jogos, muito habituada a ganhar em Gibraltar, com jogadores com um trajeto menos conhecido, mas com capacidade de gestão de jogos importantes, com anos de experiência em divisões em que não é fácil competir e ter bons resultados”, disse.
O jogo realiza-se no Estádio Algarve, o que Carlos Vicens desvalorizou, considerando mesmo que a equipa não vai jogar duas vezes em casa por ser um estádio em que joga habitualmente.
Os minhotos só têm um golo sofrido em seis jogos oficiais (cinco vitórias, uma após prolongamento, e um empate) e o treinador assume ser “fundamental” preservar a solidez defensiva.
“Se queremos algo importante temos de dominar todas fases do jogo, saber sofrer também, para que o processo seja melhor e o trabalho defensivo faz parte desse processo”, referiu.
Vicens tem feito muita gestão dos jogadores, mudando várias peças entre os jogos do campeonato e da Liga Europa, o que justificou com um “agosto infernal” que o calendário ditou, com três pré-eliminatórias entre quatro jornadas do campeonato.
“Quando cheguei, disse aos jogadores que íamos ter uma pré-época muito complicada e que a única maneira de termos êxito era pondo o foco na equipa e que os jogadores tinham que nos ajudar para que o processo fosse melhorando enquanto íamos competindo e tendo resultados”, salientou.
Por outro lado, o treinador assumiu contar com Gharbi, jogador que ficou de fora do jogo com o Alverca, para o campeonato (vitória por 3-0): “É verdade que, por algumas circunstâncias, ele tem participado mais em alguns jogos e menos em outros, não viajou com a equipa no último jogo porque o nível é muito alto, mas conto com ele. Tem trabalhado muito bem, tem enorme qualidade e dá-nos muito”. Ainda assim, acabou por não o convocar novamente.
Lukas Hornicek, a cumprir a sétima temporada nos minhotos, aos quais chegou em 2019/20, para os juniores, é o único totalista da equipa e capitaneou-a diante do Alverca, após as sáidas de Paulo Oliveira e Ricardo Horta.
“Desde que cheguei a Braga, tenho tido muito apoio e é uma grande honra ter sido capitão, fiquei muito feliz por ter sido escolhido e estou muito grato”, confessou.
O guarda-redes checo, de 23 anos, garantiu que o Braga vai encarar o encontro com o Lincoln Red Imps como qualquer outro, admitindo que "há uma exigência muito grande de querer ganhar o jogo", perante um oponente "com muita experiência".
O Braga começa esta quinta-feira a disputar a derradeira fase de acesso à fase de liga da Liga Europa de futebol, surgindo como grande favorito a afastar o Lincoln Red Imps, de Gibraltar, no play-off.
Numa eliminatória em que os dois encontros vão ser disputados em Portugal, os bracarenses visitam hoje, a partir das 20h00, o Estádio Algarve, casa emprestada do conjunto gibraltino, que visita o Municipal de Braga uma semana depois, no segundo encontro do play-off.
Os bracarenses tentam estar pelo segundo ano consecutivo na fase de liga da segunda competição europeia de clubes, na qual no ano passado acabaram por falhar a passagem às rondas a eliminar, por apenas um ponto, defrontando uma equipa que apenas esteve uma vez na fase de grupos de uma competição europeia, perdendo os seis encontros disputados na Liga Conferência em 2021/22.
Este ano comandado pelo espanhol Carlos Vicens, antigo adjunto de Pep Guardiola, o Braga já teve de ultrapassar duas rondas de qualificação na Liga Europa, afastando com dificuldade o Levski Sófia, na segunda pré-eliminatória, apenas no prolongamento, antes de afastar os romenos do Cluj na terceira ronda.
Ainda sem qualquer golo sofrido em seis encontros, os minhotos estão a ter um arranque perfeito da I Liga, com dois triunfos por 3-0, sobre Tondela e Alverca, sendo que, desde 2013/14, que não começavam o campeonato com duas vitórias.
O Lincoln Red Imps já disputou seis encontros nas competições europeias esta temporada, quatro dos quais nas rondas preliminares da Liga dos Campeões, nas quais afastaram o Víkingur, das Ilhas Faroé, antes de cair perante o Estrela Vermelha, sendo que, já na Liga Europa, o conjunto de Gibraltar afastou os arménios do Noah, na terceira pré-eliminatória, no desempate por grandes penalidades.
O encontro entre o Lincoln Red Imps e o Braga está marcado para as 20h00, no Estádio Algarve, com arbitragem do dinamarquês Morten Krogh.