Liga dos Campeões: Benfica empata na Turquia com o Fenerbahçe e deixa decisão para a Luz


Criado em
Actualizado em
Termina a partida! O Benfica empata na Turquia com o Fenerbahçe, sem golos, e deixa decisão para a Luz
Amarelos para António Silva (Benfica) e Kahveci (Fenerbahçe)
Amarelo para Oosterwolde (Fenerbahçe)
António Silva desvia para canto remate perigoso de Kahveci
Entra Kahveci, sai Fred (Fenerbahçe)
Marca o Fenerbahçe, mas é anulado! Talisca remata de longe, Trubin tenta agarrar e deixa a bola escapar e bater na trave, e na recarga En Nesyri cabeceia para a baliza. Contudo, o VAR confirma que estava ligeiramente adiantado na altura do remate de Talisca
Tweet by @anlikgollerlig - Preview not available https://twitter.com/anlikgollerlig /status/1958267913258914277
Talisca ultrapassa Otamendi em velocidade e depois cruza de pé direito, mas sai longo e a bola sai pela linha lateral
Entra Oguz Aydin, sai Mert Muldur (Fenerbahçe)
Otamendi cabeceia, após canto da direita, para defesa fácil do guarda-redes
Entram Tiago Gouveia e Leandro Barreiro, saem Pavlidis e Akturkoglu (Benfica)
Florentino viu dois amarelos em três minutos e deixa o Benfica com menos um nos últimos 20 minutos de jogo. O segundo amarelo por agarrar Talisca no meio-campo e travar a saída do Fenerbahçe após ser driblado pelo brasileiro
Tweet by @sporttvportugal - Preview not available https://twitter.com/sporttvportugal /status/1958266641780810014
Amarelo para Bruno Lage (Benfica)
Segundo amarelo e expulsão para Florentino (Benfica)
Ivanovic cria perigo na primeira intervenção, com remate ao lado, de pé direito, após cruzamento de Aursnes da direita
Amarelo para Florentino (Benfica)
En Nesyri cabeceia à figura de Trubin, correspondendo a cruzamento longo da direita
Entra Talisca, sai Jhon Durán (Benfica)
Durán recebe à entrada da área, roda e remata. Mas muito fraco, para as mãos de Trubin
Entra Ivanovic, sai Barrenechea (Benfica)
Amarelo para Richard Ríos (Benfica)
Akturkoglu tenta driblar dois rivais na área, mas perde no corpo a corpo com Skriniar e perde a bola
Aursnes e Pavlidis combinam na direita e o norueguês cruza, acabando por ganhar um canto
Bruno Lage prepara-se para mexer na equipa. Ivanovic está pronto para entrar
Skriniar remata e a bola bate em Richard Ríos. Os turcos ficam a pedir corte com a mão, mas o jogo segue. O corte terá sido com a coxa
Pavlidis fica queixoso após duelo com Skriniar. Nada é assinalado
Szymanski cruza da direita e Trubin afasta com os punhos. Seguem-se mais três cruzamentos, afastados pela defensa encarnada, até que Nélson Semedo remata por cima
Ríos recupera a bola no ataque e remata, contra um adversário
Começa a segunda parte
Intervalo em Istambul, ainda sem golos
Durán ficou no chão na área do Benfica após sofre um toque de Otamendi na cara. O Benfica prosseguiu a jogada e Mourinho, irritado, desceu de imediato ao balneário
Tweet by @sporttvportugal - Preview not available https://twitter.com/sporttvportugal /status/1958255070702625267
Ataque rápido do Fenerbahçe finalizado por Oosterwolde, que Trubin defende. Na sequência o ucraniano volta a resolver ao segurar cruzamento da direita
Ataque do Benfica circula a bola e após variação de flanco, Dahl cruza da esquerda, rasteiro, mas para as mãos do guarda-redes turco
Remate de Akturkoglu é desviado para canto
Florentino remata de longe, muito por cima
Szymanski recebe em zona frontal, roda e remata forte de é esquerdo, à figura de Trubin
Tweet by @sporttvportugal - Preview not available https://twitter.com/sporttvportugal /status/1958251376464580624
Akturkoglu bate livre de forma direta e Egribayat defende para canto com uma palmada
Amarelo para Jhon Durán (Fenerbahçe)
Amarelo para Barrenechea (Benfica)
Barrenechea trava saída do Fenerbahçe a derrubar um adversário
Aursnes interceta cruzamento de Brown e Dedic completa o corte, acabando por ganhar uma falta
Akturkoglu entra na área pela esquerda e cruza rasteiro para Pavlidis, que, pressionado, não consegue finalizar
Akturkoglu recebe no corredor central, sem marcação, e remata de longe, mas sai mal direcionado
Fred cai na área do Benfica, pressionado por Florentino, e o árbitro manda seguir
Florentino interceta canto de Szymanski ao primeiro poste
Nélson Semedo cruza e Florentino Luís corta para canto
Pavlidis tenta combinar com Akturkoglu na área, mas surge o corte
Otamendi derruba Durán e os turcos pedem amarelo
Começa a partida!
Bruno Lage à Sport TV:
Sobre o onze inicial escolhido: "Independentemente do onze, o mais importante é a estratégia para cada momento. Também queremos ganhar hoje, era importante, mas o jogo da segunda mão é que será decisivo. É com essa mentalidade que encaramos o jogo, com um enorme respeito pelo adversário, mas com enorme ambição de vencer."
Akturkoglu titular: "Conto com todos os jogadores que estão de corpo e cabeça no clube, que treinam como sempre. O Akturkoglu, independentemente de haver ou não proposta, está muito motivado em fazer sempre bons jogos pelo Benfica, está disponível, é por isso que vai a jogo."
Suplentes do Benfica: Samuel Soares, Obrador, Ivanovic, Barreiro, Schjelderup, Prestianni, Henrique Araújo, Tiago Gouveia, Gonçalo Oliveira, João Veloso, Leandro Santos e Diogo Prioste.
Suplentes do Fenerbahçe: Livakovic, Çaglar Soyuncu, Ismail Yuksek, Djiku, Yigit Efe Demir, Irfan Can Kahveci, Cengiz Under, Mercan, Bartug Elmaz, Oguz Aydin, Talisca e Yusuf Akçiçek.
Onze do Fenerbahçe: Irfancan Egribayat; Mert Muldur, Skriniar e Jayden Oosterwolde; Nélson Semedo, Amrabat, Szymanski, Fred e Archie Brown; En-Nesyri e Durán.
Onze do Benfica: Trubin; Dedic, António Silva, Otamendi e Dahl; Florentino, Barrenechea e Richard Ríos; Aursnes, Pavlidis e Akturkoglu.
"Espero um jogo competitivo. Sabemos da importância do jogo, mas estamos conscientes que esta eliminatória tem duas partes e queremos levar a decisão para nossa casa", disse o jovem central Gonçalo Oliveira à BTV.
Bruno Lage era a voz do otimismo antes do jogo em casa do Fenerbahçe, da primeira mão do play-off da Champions.
"Como disse ontem, o António [Silva] tem 21 anos e já tem 150 jogos [144] no Benfica, é dos mais jovens, está tranquilo, os outros também estão. A equipa sabe que tem de fazer um grande jogo, esse é o objetivo, independentemente do ambiente, estamos habituados a estes ambientes e a estes palcos, especialmente em casa. Entramos com o objetivo de garantir o acesso à fase seguinte, que é o importante", afirmou à BTV antes do apito inicial.
Autocarro do Benfica já chegou ao estádio.
Já o treinador José Mourinho admitiu que o Benfica é melhor do que o Fenerbahçe, mas recusou-se a dar o favoritismo aos encarnados no play-off de apuramento para a fase de liga da Liga dos Campeões de futebol.
Em conferência de imprensa em Istambul, na véspera da receção ao clube português, Mourinho não quis dar o favoritismo ao Benfica apenas “por uma questão de princípio”, porque reconhece “a capacidade, a qualidade, a experiência” das águias, além de receberem a segunda mão.
“Há uma série de fatores que colocam o Benfica num patamar superior ao nosso. Mas por uma questão de princípio, de respeito próprio e não de desrespeito para com o nosso adversário, recuso-me a dizer que não temos as nossas possibilidades de passar. Vamos jogar tudo nestes dois jogos para tentar passar à fase de grupos”, assegurou.
Na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, o Fenerbahçe afastou o Feyenoord, com um agregado de 6-4, com José Mourinho a considerar que “o Benfica é muito melhor” do que o conjunto neerlandês, pelo que preferia defrontar o Nice, equipa afastada pela equipa portuguesa.
“Quando eliminámos o Feyenoord eu disse que o Benfica não estava contente de jogar contra o Fenerbahçe, mas se calhar errei, se calhar pensam que o Feyenoord é melhor do que nós e estão contentes de jogar contra nós. Se calhar, o Benfica pensa ‘nós somos o Benfica e a nós dá-nos igual jogar com o Fenerbahçe ou com o Feyenoord’. Eu como treinador do Fenerbahçe preferia jogar contra o Nice do que jogar contra o Benfica, porque o Benfica é muito mais forte do que o Nice”, disse.
Apesar da vitória esclarecedora em casa sobre o Feyenoord, por 5-2, Mourinho disse a sua equipa tem de melhorar, “porque o Benfica joga melhor do que o Feyenoord”, “é forte, tem jogadores fortes, tem um bom treinador, a equipa está bem trabalhada, defende bem, não sofre golos, sabe jogar em ataque continuado, sabe jogar em contra-ataque, tem um bom banco, tem muitas soluções”.
“É uma equipa da Liga dos Campeões e não da qualificação. Temos de fazer tudo melhor, contra o Feyenoord cometemos erros, sofremos quatro golos, se sofrermos quatro golos contra o Benfica, com certeza que não marcamos cinco”, alertou.
Dizendo que o ambiente em Istambul não vai “afetar negativamente o Benfica”, mas pode “influenciar os jogadores do Fenerbahçe de uma forma muito positiva”, Mourinho não acredita que nenhuma das equipas vai inventar algo novo para este jogo.
“Acho que o Benfica vai ser aquilo que tem sido e nós, pela qualidade do adversário, podemos não ser iguais, mas não vamos ser muito diferentes. Pode ser uma eliminatória dura, eventualmente com muitas duvidas no resultado, mas eu acredito muito no trabalho que fazemos antes do jogo e menos no que fazemos durante o jogo”, referiu.
O histórico de José Mourinho com o Benfica é muito positivo, sem qualquer derrota em nove jogos, embora tenha perdido a final da Taça de Portugal de 2003/04 no prolongamento, considerando que ganhava sempre ao Benfica porque as suas “equipas eram melhores do que o Benfica”.
“O meu FC Porto era melhor do que o Benfica, o meu Manchester United era melhor, o meu União de Leiria, se calhar naquela altura, era melhor do que o Benfica. Não encontro nenhuma relação nesses números. O Benfica neste momento é uma equipa top, com estatuto, de Liga dos Campeões, com jogadores com grande experiência. Ninguém no Benfica está preocupado que eu tenha bons resultados com o Benfica, nem eu estou”, garantiu.
O lateral direito português Nélson Semedo, que garantiu ainda não estar a 100%, por não ter feito toda a pré-temporada, quer aproveitar o apoio dos adeptos turcos para fazer um bom resultado na quarta-feira
“Temos muitos argumentos. Temos uma equipa muito boa. Vi esta equipa a jogar na pré-época no Estádio da Luz e acompanhei a pré-época, sei da qualidade que os meus colegas têm, estou cá há duas semanas e meia e consegui ver a qualidade que temos. A qualidade que a equipa tem merece isso [estar na Liga dos Campeões]. Acho que este clube merece isto, os adeptos merecem isto. A vontade de querer estar na Liga dos Campeões pode ser determinante”, assumiu.
O técnico Bruno Lage mostrou-se satisfeito com o arranque da temporada do Benfica e desvalorizou o duelo pessoal com José Mourinho, técnico do Fenerbahçe, antes da primeira mão do play-off da Liga dos Campeões de futebol.
“Considero o José Mourinho o melhor treinador de Setúbal, dos arredores e muito outros arredores. É interessante sermos os dois da mesma cidade. Mas, é só isso. Não é o jogo do Bruno contra o Mourinho. É o Benfica contra o Fenerbahçe. Se calhar, gostaríamos ambos que o jogo fosse numa fase mais adiantada, mas a realidade é que queremos passar a eliminatória e estar na Champions”, afirmou Bruno Lage.
O treinador dos encarnados falava aos jornalistas no Estádio Sükrü Saraçoglu, a casa do Fenerbahçe, em Istambul, na conferência de imprensa de antevisão do duelo da primeira mão do play-off de acesso à fase de liga da competição.
Lage fugiu quase sempre ao tema Kerem Aktürkoglu, embora tenha assumido que o extremo turco recebeu uma proposta para sair do Benfica, e apontou as atenções para a campanha benfiquista no arranque de 2025/26, em que leva quatro vitórias em quatro jogos e sem qualquer golo sofrido.
“Estou muito satisfeito com a prestação de toda gente, ainda mais depois da pré-temporada mais curta da história do Benfica. Mas, ainda temos muito para dar. Na nossa mente está vencer. Sabemos que esta eliminatória é muito importante, tanto para nós como para o Fenerbahçe, por isso penso que o favoritismo está dividido”, disse o técnico de 49 anos.
Lage desvalorizou ainda o ambiente infernal que normalmente se vive nos jogos do Fenerbahçe em casa.
“Estamos habituados e preparados para isso. Temos experiência suficiente para estes ambientes. Jogamos muito bem fora”, frisou.
Na mesma conferência de imprensa, o central António Silva também rejeitou qualquer preocupação com os adeptos rivais e lembrou que já leva 150 jogos pelo Benfica com apenas 21 anos de idade.
“Vamos jogar para ganhar, mas também sabemos que nada fica decidido amanhã [quarta-feira]. Sabemos da força que o Fenerbahçe tem, mas temos a nossa própria dinâmica. Mourinho é uma referência do futebol português, mas espero que, amanhã e no Estádio da Luz, o Benfica possa derrotar não só o José Mourinho, mas também o Fenerbahçe”, concluiu o internacional português.
O Benfica começa a jogar esta quarta-feira em Istambul o grande objetivo do início de temporada, o acesso à fase de liga da Liga dos Campeões de futebol, na visita ao Fenerbahçe, do português José Mourinho, na primeira mão do play-off.
Depois de ultrapassar o Nice na terceira pré-eliminatória, o Benfica defronta o emblema turco e vai tentar alcançar um bom resultado no sempre difícil e frenético estádio do Fenerbahçe, para depois assegurar um lugar na Champions na decisiva segunda mão, no Estádio da Luz, dentro de uma semana, em 27 de agosto.
O clube da Luz tem boas memórias do rival de Istambul, vencendo sempre nas três eliminatórias em que se cruzou com os turcos, a última precisamente no acesso à Champions, em 2018/19.
Contudo, o cenário muda de figura quando aparece Mourinho na equação, já que os encarnados apenas uma vez superaram o mais titulado treinador português, numa final da Taça de Portugal, em 2004, quando o técnico ainda estava no FC Porto.
O acesso à fase de liga da Liga dos Campeões, além do prestígio e dos milhões, pode trazer maior estabilidade para os lados da Luz e para o técnico Bruno Lage e o presidente Rui Costa, que terá eleições em outubro, enquanto uma eliminação no play-off, e respetiva queda para a Liga Europa, promete dividir ainda mais o universo benfiquista.
O Fenerbahçe-Benfica está agendado para as 20h00 (22h00 locais) e terá arbitragem do alemão Daniel Siebert.