Liga Conferência: Santa Clara perde com Shamrock Rovers na primeira mão do play-off


Criado em
Actualizado em
O Santa Clara perdeu esta quinta-feira por 2-1 com os irlandeses do Shamrock Rovers, em encontro da primeira mão do play-off de acesso à fase de liga da Liga Conferência, disputado em Ponta Delgada, nos Açores.
Vinicius Lopes, aos 20 minutos, ainda adiantou os açorianos, que procuram a primeira presença na fase principal de uma competição europeia, mas Daniel Grant, aos 43, e Daniel Mandoui, aos 66, selaram a reviravolta.
O encontro da segunda mão está marcado para 28 de agosto, em Dublin, com o vencedor da eliminatória a qualificar-se para a fase de liga da Liga conferência.
Na anterior participação europeia, a formação açoriana ficou-se pelo play-off da Liga Conferência, em 2021/22, eliminada pelos sérvios do Partizan (2-1 em casa e 0-2 fora).
Jogo no Estádio de São Miguel em Ponta Delgada.
Santa Clara – Shamrock Rovers, 1-2.
Ao intervalo: 1-1.
Marcadores:
1-0, Vinicius, 20 minutos.
1-1, Grant, 43 minutos.
1-2, Mandroiu, 66 minutos.
Equipas:
- Santa Clara: Gabriel Batista, Sidney Lima, Rocha, MT, Diogo Cabral (Miguel Pires, 62), Paulo Victor (Matheus Pereira, 85), Adriano, Serginho (Pedro Ferreira, 73), Gabriel Silva, Vinicius (Elias Manoel, 73) e João Costa (Wendel Silva, 62).
(Suplentes: Neneca, João Afonso, Matheus Pereira, Elias Manoel, Pedro Ferreira, Brenner, Miguel Pires e Wendel Silva).
Treinador: Vasco Matos.
- Shamrock Rovers: McGinty, Cleary, Lopes, Grace, Honohan, Grant, Healy, Watts (McEneff, 89), Nugent (Barrett, 90+4), Gaffney (Burke, 73) e Mandroiu (O’Neill, 73).
(Suplentes: Steacy, Matthews, McEneff, Greene, Burke, Kavanagh, O’Neill, Clarke, Barrett, O’Sullivan, Noonan e McGovern).
Treinador: Stephen Bradley.
Árbitro: Stefan Ebner (Áustria).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Cleary (48), Grant (48), Serginho (66) e O’Neill (86).
Assistência: 3.632 espectadores.
90+6': Termina a partida. O Santa Clara perde por 1-2 na receção ao Shamrock Rovers, na primeira mão do play-off de acesso à fase regular da Liga Conferência.
90+2': Matheus Pereira atira muito por cima da baliza.
Cinco minutos de tempo extra.
Amarelo para Gary O'Neill.
Matheus Pereira substitui Paulo Victor.
Pedro Ferreira remata por cima.
Mandroui vê o cartão amarelo.
Vinícus Lopes e Serginho dão a vez a Brenner e Elias Manoel.
Mais um remate ao lado. Vinícius Lopes na ameaça.
Remate forte e de primeira de Paulo Vítor, mas passa ao lado.
Wendel remata para defesa fácil de McGinty.
Tweet by @sporttvportugal - Preview not available https://twitter.com/sporttvportugal /status/1958627909138010254
Golo do Shamrock Rovers. 1-2. Marca Daniel Mandroiu, que ganha a bola no coração da área e desvia do guarda-redes Gabriel Batista.
Amarelo para Serginho.
Santa Clara pede penálti por mão na bola de um defesa adversário. Árbitro manda seguir.
Shamrock Rovers marca na sequência de um livre, mas é assinalado fora de jogo.
Luís Rocha marca para o Santa Clara, mas há fora de jogo.
Joga-se a segunda parte.
45+1': Intervalo. 1-1 no marcador.
Golo do Shamrock Rovers! 1-1. É uma grande arrancada do ala Danny Grant, que acaba a rematar já dentro da área e empata a partida.
Grant remata de longe, a bola passa um pouco ao lado do poste.
Tweet by @sporttvportugal - Preview not available https://twitter.com/sporttvportugal /status/1958613181728804999
Golo do Santa Clara! 1-0. Gabriel Silva rematou de primeira, McGinty defendeu para a frente e Vinícius Lopes cabeceou para dentro.
Gabriel Silva remata novamente, mas sai ao lado.
Gabriel Silva remata ao lado, mas foi assinalado fora de jogo.
Início do jogo.
As equipas entram agora em campo.
Suplentes do Shamrock Rovers: Steacy, Matthews, Kavanagh, Barrett, O'Sullivan, McEneff, O'Neill, Clarke, Greene, Graham Burke, Michael Noonan e McGovern.
Onze do Shamrock Rovers: McGinty; Cleary, Pico Lopes e Grace; Grant, Watts, Healy, Nugent e Josh Honohan; Gaffney e Mandroiu.
Suplentes do Santa Clara: Neneca, João Afonso, Matheus Pereira, Pedro Ferreira, Miguel Pires, Elias Manoel, Brenner e Wendel.
Onze do Santa Clara: Gabriel Batista; Sidney Lima, Rocha e MT; Calila, Serginho, Adriano e Paulo Victor; Vinicius, Gabriel Silva e João Costa.
O treinador Vasco Matos garantiu que o Santa Clara vai partir para o play-off da Liga Conferência com vontade de “continuar a fazer história”, mas alertou para a qualidade do Shamrock Rovers.
“Vamos dar o nosso melhor. Queremos continuar a fazer história no Santa Clara. Já o conseguimos por variadíssimas vezes. Esse é o nosso grande desejo e a nossa grande motivação”, afirmou.
O treinador falava no estádio de São Miguel, em Ponta Delgada, na véspera da receção aos irlandeses do Shamrock Rovers para o jogo da primeira mão do play-off de acesso à Liga Conferência.
Vasco Matos disse que a equipa tem a noção da “importância” de o Santa Clara marcar presença pela primeira vez na fase de liga da competição.
“Sabemos da importância do facto de entrarmos na fase de liga para o clube. Tudo iremos fazer para conquistar essa passagem”, reforçou.
O técnico assinalou que o plantel está a “aprender” e a “evoluir” com o maior número de jogos num curto espaço de tempo e alertou para a qualidade do próximo adversário que é líder isolado do campeonato irlandês.
“Vai ser um jogo extremamente complicado. Uma equipa que nos últimos cinco anos foi campeã quatro vezes. Uma equipa com capacidade, que já esta habituada a jogar pré-eliminatórias de Liga dos Campeões, Liga Europa, Liga Conferência. É uma equipa que tem tarimba nestas andanças”, reforçou.
Sobre o momento da equipa, que nas duas primeiras jornadas da I Liga sofreu derrotas frente a Famalicão (3-0) e Moreirense (1-0), Vasco Matos admitiu serem “momentos duros”, mas afirmou que os resultados “não retiraram lucidez” ao conjunto açoriano.
“Temos de saber passar por este momento. Isso é um momento e não é uma tendência. Temos de saber vivê-lo e ultrapassá-lo”, realçou.
Já o jogador Luís Rocha garantiu que o Santa Clara vai partir para o encontro com uma “fome tremenda” e com “muita ambição”, rejeitando “desculpas” relacionadas com o cansaço.
“Enquanto grupo não vamos querer arranjar desculpas ou se é o cansaço ou as viagens. É algo que não estávamos habituados, mas é o fruto do nosso sucesso”, afirmou o central.
O Santa Clara recebe esta quinta-feira o vice-campeão irlandês Shamrock Rovers, na primeira mão do play-off de acesso à fase de liga da Liga Conferência, procurando esquecer o mau arranque na I Liga.
Os açorianos são umas das quatro equipas ainda sem pontos nas duas primeiras jornadas do campeonato nacional, defrontando o líder isolado do escalão principal da República da Irlanda.
O Santa Clara vai disputar a terceira ronda preliminar da Liga Conferência, depois de já ter eliminado os croatas do Varazdin (3-2 no agregado das duas mãos) e os norte-irlandeses do Larne (3-0).
Ainda em busca de se estrear numa competição europeia, o Santa Clara já igualou a melhor prestação europeia de sempre do clube, estabelecida em 2021/22, quando, na estreia em provas da UEFA – excluindo as participações na Taça Intertoto –, os insulares foram derrotados pelos sérvios do Partizan no play-off da Liga Conferência.
O jogo da primeira mão vai ser arbitrado pelo austríaco Stefan Ebner, às 19h00 locais (20h00 em Portugal continental), e acontecerá uma semana antes da visita do Santa Clara ao Shamrock Rovers, que também já afastou dois adversários, nomeadamente os gibraltinos do St. Joseph’s e os kosovares do Ballkani.