Europeu de sub-21: Portugal goleia a Geórgia e termina em primeiro do grupo


Criado em
Actualizado em
Termina a partida! Portugal goleia por 4-0 a Geórgia e termina em primeiro do Grupo C
Marca Portugal! Henrique Araújo faz o 4-0 de grande penalidade!
Tweet by @sporttvportugal - Preview not available https://twitter.com/sporttvportugal /status/1935037573149200622
Penálti para Portugal por derrube a Gustavo Sá!
Marca Portugal! Rodrigo Gomes faz o 3-0! Canto da direita, Gustavo Sá cabeceia ao primeiro poste e ao segundo Rodrigo Gomes encosta de cabeça
Tweet by @sporttvportugal - Preview not available https://twitter.com/sporttvportugal /status/1935037161654321627
Isolado, Rodrigo Gomes acerta no poste
Entram João Marques e Rodrigo Gomes, saem Paulo Bernardo e Quenda (Portugal)
Livre de Nazinho bate num defesa e dá canto
amarelo para Lominazde (Geórgia)
Entra Henrique Araújo, sai Tiago Tomás (Portugal)
Entram Yegoian e Mamatsashvili, saem Mamageishvili e Azarovi (Geórgia)
Tweet by @sporttvportugal - Preview not available https://twitter.com/sporttvportugal /status/1935026672207642659
Marca Portugal! Quenda faz o 2-0! Quenda combina com Gustavo Sá, que de calcanhar serve o extremo para marcar o segundo de pé direito
Entra Gustavo Sá, sai Mateus Fernandes (Portugal)
Amarelo para Mateus Fernandes (Portugal)
Amarelo para Mamageishvili (gveórgia)
Amarelo para Kvernadze (Geórgia)
Entra Bedoshvili, sai Abuashvili (Geórgia)
Entra Matías de Amorim, sai Roger Fernandes (Portugal)
Começa a segunda parte
Intervalo com Portugal a vencer a Geórgia por 1-0
Amarelo para Roger Fernandes (Portugal)
Remate cruzado de Quenda sai ligeiramente ao lado
Kharatishvili defende junto ao poste, com o corpo, remate forte de pé esquerdo de Paulo Bernardo
Após jogada de Quenda pela direita, Nazinho remata ao lado
Marca Portugal! Rodrigo Pinheiro faz o 1-0! O lateral português entra na área pela direita e, pressionado, faz um cruzamento-remate que Kharatishvili deixa passar pelo meio das mãos. Um frango! Foi o golo 500 da seleção de sub-21
Remate de Roger Fernandes é desviado para canto
Samuel Soares defende para canto grande remate de Azarovi
Tweet by @sporttvportugal - Preview not available https://twitter.com/sporttvportugal /status/1935007827069645105
Vermelho direto para Odisharia (Geórgia), que sai a chorar e pede desculpa aos colegas
Entrada muito dura de Odisharia sobre Flávio Nazinho está a ser analisada no VAR por ser de potencial cartão vermelho
Começa a partida!
Onze da Geórgia: Kharatishvili; Maisuradze, Iakobidze, Khvadagiani e Azarovi; Mamageishvili, Lominadze e Otar Mamageishvili; Odisharia, Kvernadze e Abuashvili.
Onze de Portugal: Samuel Soares; Rodrigo Pinheiro, Chico Lamba, João Muniz e Flávio Nazinho; Mateus Fernandes, Diogo Nascimento e Paulo Bernardo; Geovany Quenda, Tiago Tomás e Roger Fernandes.
A Geórgia requer superação para aceder aos quartos de final do Europeu de futebol de sub-21, estando dependente de um triunfo sobre Portugal, disse o treinador Ramaz Svanadze.
“Portugal entrará em campo para vencer, mas nós também. Não há volta a dar. Os jogos anteriores exigiram imensa energia e ainda estamos a recuperar. Temos atletas que não estão acostumados a competir a este ritmo, mas cada um precisa de se superar amanhã [terça-feira]”, enquadrou o selecionador, em conferência de imprensa.
“O clima está muito bom e nem poderia diferente, até porque estamos a disputar jogos de altíssimo nível e ainda temos uma oportunidade real de fazer um ótimo trabalho pelo país e alegrar o nosso povo. Dependemos só de nós e vamos recuperar as forças, até porque temos um caráter incrivelmente forte, espírito de luta e talento”, vincou Ramaz Svanadze.
Portugal e Geórgia vão defrontar-se com níveis similares, disse o selecionador nacional Rui Jorge, descartando que os lusos joguem para o empate.
“Creio que são duas equipas muito semelhantes, com uma grande paixão pelo jogo e um coração enorme. A Geórgia tem aquilo que eu quero para a nossa seleção em termos de entrega e companheirismo. A maneira como jogam coletivamente advém da geração que disputou o Europeu de há dois anos. Tecnicamente, as equipas também se equivalem e são rápidas a sair para o contra-ataque”, analisou o técnico, em conferência de imprensa.
Rui Jorge pediu “segurança com bola, agressividade no ataque e qualidade” para superar os georgianos, que triunfaram no único jogo realizado com Portugal em fases finais (2-0), em Tbilisi, em 2023, quando coorganizaram a última edição da prova, a par da Roménia. “Nos últimos 13 duelos, a Geórgia só não marcou num particular com a Roménia. Não se limita a defender, apesar de o fazer bem, e reúne características ofensivas fortes. Marcar sistematicamente não é fácil, mas eles conseguiram fazê-lo frente à Polónia e à França e estiveram a minutos de rumarem aos ‘quartos’ e já não precisarem deste jogo”, salientou.
“Sabemos que há dois resultados que nos interessam, mas a postura competitiva não se altera de um dia para o outro. O grande objetivo passa sempre por mostrar o que somos capazes de fazer. Como é lógico, se houver um empate quando o duelo estiver prestes a terminar, o nosso guarda-redes não subirá à área contrária num canto”, atirou Rui Jorge.
Rafael Rodrigues e os titulares Chico Lamba, João Muniz e Diogo Nascimento estão em risco de exclusão para os "quartos", mas o técnico admite que “não há gestão de cartões amarelos”, mesmo que introduza “algumas mudanças” nas escolhas iniciais de Portugal, que está a um golo dos 500 entre apuramentos e fases finais de Europeus da categoria.
“Nenhum jogador deixará de passar a bola se o seu colega estiver numa posição melhor para marcar. Acredito mesmo nisso, até porque é uma ideia que se constrói e os nossos princípios não se alteram de um momento para o outro”, finalizou Rui Jorge, que totaliza 125 duelos em 14 anos e meio à frente da equipa nacional, 20 dos quais em fases finais.
Portugal defronta a Geórgia partindo como líder do Grupo C, devido à diferença de golos, e a um empate dos quartos de final.
Depois da igualdade com a França (0-0) e da goleada sobre a Polónia (5-0), a formação comandada por Rui Jorge alinhará pela terceira vez seguida no Estádio Sihot e entra em campo às 18h00 locais (17h00 em Portugal continental), num duelo arbitrado pelo azeri Elchin Masiyev, que decorre à mesma hora da partida entre gauleses e polacos, já eliminados, em Zilina.
Numa "poule" em que os dois primeiros classificados acedem à fase a eliminar, a Seleção das quinas soma os mesmos quatro pontos da França, segunda, sobre a qual apresenta uma diferença positiva de quatro golos, enquanto a Geórgia é terceira, com três pontos e possibilidades de qualificação, ao contrário da lanterna-vermelha Polónia, ainda a zeros.
A cumprir a 10.ª presença, e terceira seguida, em fases finais, os lusos têm tem todos os 23 atletas disponíveis e encontrarão pela segunda vez os georgianos, que triunfaram em 2023 (2-0), na ronda inaugural do Grupo A de uma edição coorganizada com a Roménia.
Em fases de grupos, formato lançado a partir de 2000, Portugal passou por quatro vezes (2004, 2015, 2021 e 2023), contra outras tantas eliminações (2002, 2006, 2007 e 2017), estando a um golo dos 500 no somatório de qualificações e fases finais de Campeonatos da Europa de "esperanças", após 147 vitórias, 38 empates e 51 derrotas em 236 partidas.
Nos "quartos", Portugal pode defrontar a Dinamarca, já qualificada no topo da poule D, a Ucrânia, os Países Baixos ou a Finlândia, tendo encontro agendado para Zilina em 21 de junho, caso vença o Grupo C, ou em Presov no dia seguinte, se fechar no segundo lugar.
A 25.ª edição do Europeu de sub-21 começou na quarta-feira e acabará em 28 de junho, com a final no Estádio Tehelné pole, em Bratislava, sendo que Portugal, finalista vencido em 1994, 2015 e 2021, procura um inédito troféu na 10.ª participação, e terceira seguida.
Portugal defronta a partir das 17h00 a Geórgia, em jogo da terceira e última jornada do Grupo C do Europeu sub-21.