Europeu de sub-17: Portugal entra com goleada frente à Albânia. Recorde o jogo


Criado em
Actualizado em
Termina a partida, com triunfo de Portugal, por 4-0, frente à Albânia. Portugal lidera o Grupo A, no qual falta ainda disputar, nesta primeira jornada, o encontro entre França e Alemanha
Mais um golo para Portugal! Tomás Soares faz o quarto nos descontos!
Marca Portugal! Anísio Cabral faz o 3-0!
Albânia: sai Kurti, entra Hallidri
Cartão amarelo para Kurti
Portugal: sai Mateus Mide, entra Stevan Manuel
Marca Mateus Mide, 0-2 para Portugal.
Penálti para Portugal.
Albânia: entra Myrtaj para o lugar de Ferati
Tripla alteração na seleção portuguesa: Gil Neves, Gabriel Dbouk e Martim Guedes rendidos por Bernardo Lima, Banjaqui e Tomás Soares
Albânia: sai Ramku, entra Sheji
Começa a segunda parte
Intervalo com Portugal a vencer por 1-0
Nuhaj (Albânia) vê cartão amarelo
Após jogada de Aragão na direita, Anísio desvia para a baliza, mas sai fraco e o guartda-redes defende no chão, junto ao poste
Marca Portugal! Rafael Quintas faz o 1-0! Canto batido para trás, onde surge Mide a cruzar para Quintas ganhar pelo ar e cabecear para dentro da baliza
Gil Neves remata à malha lateral
Anísio Cabral remata para fora
Mateus Mide foge em velocidade, mas a finalização é intercetada por um defesa quando a bola se dirigia para a baliza e já tinha passado pelo guarda-redes
João Aragão remata no coração da área, de pé esquerdo, mas é desviado para canto
Gil Neves recebe da direita e remata rasteiro com muito perigo. A bola sai a rasar o poste
Portugal dá hoje o pontapé de saída na fase final do Campeonato da Europa de Sub-17 e a confiança é elevada, depois de um apuramento totalmente vitorioso, com triunfos diante do Liechtenstein (10-0), Finlândia (5-1) e Bósnia (4-2) na primeira ronda de apuramento, e frente a Hungria (2-0), Países Baixos (3-1) e Sérvia (3-1) na Ronda de Elite.
Martim Guedes, médio do V. Guimarães, sabe bem o que Portugal vai encontrar hoje contra a seleção anfitriã. “A Albânia é uma seleção agressiva, que tem a capacidade de surpreender os adversários. Temos de estar focados durante todo o jogo para conseguir superá-los. Não será um jogo fácil, mas sinto que estamos preparados e temos vindo a trabalhar muito bem”, garantiu o jovem, “orgulhoso por representar Portugal”.
Para o jogo de hoje, Martim Guedes tem a lição bem estudada. “Queremos entrar a ganhar neste Europeu, seria um bom primeiro passo. Esse é o nosso grande foco. O grupo está unido e estamos a trabalhar bem. Existe sempre aquela ansiedade normal antes dos jogos, mas é normal e até natural. Estamos preparados para fazer um bom jogo”, reforçou Martim, também conhecido no futebol por Zeega.
O selecionador nacional sub-17, Bino Maçães, assumiu que Portugal tem “grandes ambições” no campeonato da Europa do escalão, que se inicia esta segunda-feira, mas exigiu “foco total” na Albânia, primeiro adversário na competição.
“Claro que temos grandes ambições e a nossa primeira grande ambição era poder estar presente no Europeu, pois isso iria dar-nos também a qualificação para o Mundial, mas quero que os nossos jogadores percebam o foco total que têm de ter neste adversário. Devem perceber que vamos passar por momentos em que temos também de saber defender, fazer as coisas bem e, de maneira alguma, menosprezar o valor do adversário só pelo seu nome. Temos de encarar o jogo com respeito”, assinala o técnico.
Portugal irá defrontar a congénere albanesa, nação organizadora da fase final do Euro sub-17, no jogo de abertura da competição, partida na qual se espera uma grande afluência de público, na sua maioria afeto à seleção local. Um ambiente adverso que Bino Maçães não espera que venha a destabilizar a equipa portuguesa.
“Acho que o ambiente não nos irá afetar o ambiente, mas acho que vai galvanizar e muito o nosso adversário que, tendo esse apoio, ainda por cima sendo o primeiro jogo em que ainda não existe desgaste competitivo, vão ter os seus jogadores com certeza a correr muito, vão criar-nos problemas se não jogarmos bem, rápido e não fizermos bem as coisas”, antevê o selecionador nacional sub-17, a poucos dias de iniciar a participação na prova.
Bino Maçães pretende que Portugal não facilite um milímetro na partida de estreia na competição, que considera “fundamental”. “Vamos passar por momentos de dificuldade, têm uma forma de jogar mais direta, com jogadores que sabem o que estão a fazer e que nos podem criar alguns problemas. É de sobreaviso que queremos passar a mensagem aos nossos jogadores para que possamos iniciar bem o Euro, isso é fundamental”, transmitiu, por fim.
O capitão da equipa portuguesa, Rafael Quintas, reconheceu a sua satisfação por estar presente numa fase final de um Europeu ao serviço de Portugal. “É muito bom para mim, claro, fruto do meu trabalho no meu clube, mas não importa muito ter aqui muitos dos meus colegas de equipa [representa o Benfica, onde competem dez dos jogadores convocados], porque sei da capacidade de todos. Acompanho muito o trabalho dos meus colegas e sei que trabalham muito bem para poderem estar aqui”, enaltece o médio.