Empate no Ucrânia-Bélgica significa o adeus ucraniano ao Euro'2024. Recorde o jogo


Criado em
Actualizado em
A Roménia e a Eslováquia, ao empatarem 1-1, e a Bélgica, com um nulo face a Ucrânia, que foi eliminada, qualificaram-se para os oitavos de final do Campeonato da Europa de 2024, na Alemanha.
Os eslovacos estiveram a vencer, com um tento de Ondrej Duda, aos 24 minutos, mas os romenos restabeleceram a igualdade aos 37, por Razvan Marin, de grande penalidade, passando do quarto para o primeiro lugar do agrupamento.
As quatro seleções somaram quatro pontos, com o desempate a fazer-se pelos golos: a Roménia (4-3) foi primeira, a Bélgica (2-1) segunda, a Eslováquia (3-3) terceira e a Ucrânia (2-4) quarta.
Nos oitavos, a Roménia vai encontrar o terceiro dos grupos C (Eslovénia) ou D (Países Baixos), a Bélgica joga com a França, com o vencedor a poder encontrar Portugal nos ‘quartos’, e a Eslováquia mede forças com Espanha ou Inglaterra.
Ponto final no Ucrânia-Bélgica. A seleção ucraniana despede-se do Euro'2024 e os adeptos belgas assobiam a sua seleção
Quatro minutos de compensação
Sai Lukaku, entra Openda
Contra-ataque da Bélgica. A Ucrânia expõe-se, porque precisa de vencer
Bakayoko entra e sai Doku
Três mudanças na Ucrânia: Shaparenko, Yaremchuk e Brazhko saem e entram Stepaneko, Malinovskiy e Vanat
Saídas de Trossard e Tielemans, entradas de Carrasco e Mangala
Remate de Lukaku, defesa de Trubin
Substituição devido a lesão: Matviyenko sai e entra Zinchenko
Começa a segunda parte. Neste momento, a Ucrânia é quarta classificada e a Bélgica segunda
Amarelo para Faes
Que perdida de Yaremchuk! O ex-avançado do Benfica opta pelo cruzamento e perde-se uma oportunidade de golo
Trubin quase é surpreendido por De Bruyne. O livre batido de forma direta leva a bola a bater na malha lateral da baliza ucraniana
Yaremchuk cabeceia por cima da baliza belga. A Ucrânia chegou com perigo, por duas vezes em pouco mais de um minuto, à área da Bélgica
Remate de Yaremchuk, defesa a dois tempos de Casteels
Lukaku surge na área ucraniana, Trubin resolve
Começa o jogo em Estugarda
Onze da Bélgica: Casteels; Castagne, Theate, Faes e Vertonghen; Tielemans, Onana e De Bruyne; Trossard, Doku e Lukaku
Onze da Ucrânia: Trubin; Mykolenko, Matviyienko, Svatok, Zabarnyi e Tymchyk; Shaparenko, Brazhko e Sudakov; Yaremchuk e Dovbyk
Serhyi Rebrov, selecionador ucraniano, explica que vai estar atento ao outro jogo do grupo. “Claro que estarei a par da evolução do resultado do outro jogo. Mas temos é de pensar em nós próprios, aconteça o que acontecer no outro jogo”, comentou Rebrov.
Começando pela Ucrânia, até pode acontecer que faça a festa com um empate, mas para isso precisa que o encontro entre eslovacos e romenos não termine também igualado. Mas, tendo em conta que esse resultado serve às duas seleções, os ucranianos têm mesmo que derrotar a Bélgica, caso não queiram arriscar o afastamento.
Situação curiosa e invulgar ocorreu neste Grupo E, com as quatro equipas a entrarem empatadas na última jornada. Iguais, mas não em igualdade de circunstâncias. A Ucrânia é, das quatro, a única que não pode empatar, pois, se tal ocorrer, acaba eliminada na quarta posição. Não deixa de ser curioso que, à partida, se todas elas podem apurar-se, também todas podem acabar eliminadas.
A Ucrânia e a Bélgica jogam esta quarta-feira, a partir das 17h00, a última jornada da fase de grupos do Euro'2024.