Portugal empatou, esta quarta-feira, com a Suécia, e conquistou o primeiro lugar do Grupo B do Campeonato da Europa de Sub-21. Além do direito a defrontar a Alemanha, sábado (17 horas), nas meias-finais, garantiu o apuramento para os jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, no próximo ano.
Corpo do artigo
[fim]
90|Terminou! Portugal é primeiro no Grupo B do Europeu de Sub-21! Vai defrontar a Alemanha nas meias-finais, sábado, às 17 horas. A presença nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro também está assegurada.
90|Portugal limita-se a trocar a bola no meio-campo, nos instantes finais da partida, à espera que o árbitro apite para o final, sem avançar no terreno. A Suécia assiste, igualmente passiva.
90|Com este empate, apuram-se Portugal e a Suécia no Grupo B. A Itália vê-se ultrapassada e, nesse período de consternação, a Inglaterra reduz: 3-1.
89|[golo]|1-1! Tibbling empata, depois de receber a bola de Milosevic! Remate fora do alcance de José Sá, que sofre o primeiro golo neste Europeu de Sub-21.
87|José Sá agradece a intervenção do companheiro com um beijinho.
87|Guidetti atira forte, José Sá não segura a bola e é Ricardo Esgaio quem afasta o perigo!
83|[sub]|Sai Khalili, entra Quaison.
82|[golo]|1-0!Gonçalo Paciência! O avançado do FC Porto recebe um belo passe de Iuri Medeiros, dominou a bola e atirou para a qualificação! Este golo garante que Portugal está nas meias-finais do Europeu de Sub-21 e nos jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, no próximo ano!
80|[sub]|Sai Baffo, lesionado, entra Helander.
77|Gonçalo Paciência ganha a bola na área, domina e assiste Iuri Medeiros, que tenta colocar a bola fora do alcance de Carlgren, mas vê o guarda-redes segurar a bola.
73|[sub]|Sai Ricardo, entra Iuri Medeiros. Portugal esgotou as substituições. A primeira, recorde-se, foi forçada pela lesão de Ilori.
73|A Itália aumenta a vantagem: 3-0 à Inglaterra. Benassi marca pela segunda vez na partida. Com estes resultados, Portugal e Itália têm lugar nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, no próximo ano.
65|[amarelo]|Sérgio Oliveira advertido por travar um contra-ataque.
59|João Mário cai na área, depois de receber um passe de Sérgio Oliveira. O árbitro manda-o levantar-se.
57|[sub]|Sai Ivan Cavaleiro, entra Gonçalo Paciência.
54|Iniciativa individual de Bernardo Silva vai levando a bola até perto da baliza, mas, o remate sai ao lado.
53|Guidetti remata por cima!
52|[sub]|Sai Hrgota, entra Tibbling.
51|Guidetti cruza perante a passividade da defesa e Thelin, ao segundo poste, cabeceia à vontade e falha o golo!
49|Sérgio Oliveira atira por cima, depois de receber em zona frontal um atraso de Ricardo, que recebera a bola de Raphael Guerreiro, na esquerda.
48|Canto curto de Portugal, com Bernardo Silva a passar entre os adversários, antes de o lance se perder.
45|Recomeça a partida.
45|Milosevic desvia para canto um passe de Sérgio Oliveira que ia direitinho a Ivan Cavaleiro!
40|Bernardo Silva cruza, mas não há ninguém na área para receber a bola.
35|Cabeceamento de João Mário, nas alturas com Carlgren.
33|Paulo Oliveira afasta um cruzamento de Hrgota, que tentava conduzir um ataque rápido, depois de uma bola perdida por Ivan Cavaleiro.
31|Canto de João Mário para o remate de Sérgio Oliveira, para fora.
30|[sub]|Sai Ilori, entra Tobias Figueiredo. Rui Jorge é obrigado a mexer no eixo da defesa, devido a problemas físicos do central do Liverpool.
28|Livre por falta de Esgaio leva a bola à área de Portugal, onde Lindelof cabeceia ao lado!
27|Defesa afasta canto de Augustinsson.
27|A Itália já vai no 0-2! Benassi faz o segundo à Inglaterra. A diferença de golos é um fator de desempate nas contas do apuramento.
25|No outro jogo do Grupo B, a Itália acaba de marcar à Inglaterra: Belotti faz o 0-1, a passe de Berardi.
19|Raphael Guerreiro pressiona junto à área.
18|[amarelo]|Lewicki faz falta sobre Ricardo.
16|Ricardo atira forte, por cima da baliza! Mais uma excelente situação de golo para Portugal! O extremo portista recebe a bola, passa de um pé para o outro e arranca um remate poderoso, que erra o alvo por pouco!
10|Lindelof corta um cruzamento de Raphael Guerreiro.
10|Agora é a vez de Ivan Cavaleiro fazer falta.
7|William Carvalho falha o golo, depois de tentar, sem sucesso, fintar o guarda-redes Carlgren! O médio do Sporting recebeu a bola de Ivan Cavaleiro, depois de uma jogada de Bernardo Silva, pela direita.
6|Ivan Cavaleiro sofre falta. Sérgio Oliveira marca o livre, inconsequente.
0|Pontapé de saída!
0|Agora, ouve-se o hino de Portugal.
0|Tempo para os hinos, primeiro o sueco.
0|As equipas estão a entrar no relvado, a emoção sobe de tom no estádio! À frente do onze titual das Quinas, vai o capitão Sérgio Oliveira.
0|Na bancada VIP, está o treinador da seleção principal sueca, Erik Hamrén.
0|Os jogadores portugueses e suecos acabam o aquecimento e voltam aos balneários, a 15 minutos do início do jogo.
0|Tranquilidade e concentração são as palavras que melhor definem a imagem dos internacionais sub-21 portugueses: à chegada ao estádio, quase todos saíram do autocarro em silêncio, a ouvir música e concentrados.
0|Enquanto o onze titular usa uma das balizas para treinar o remate, os restantes trocam a bola entre si. A boa disposição geral dá uma imagem de aparente tranquilidade nos jovens portugueses.
0|A temperatura em Uherské Hradiste está boa para a prática de um bom jogo de futebol, a rondar os 20 graus centígrados. Mas a tendência é para ir descendo ao longo da partida.
0|O relvado do Miroslava Valenty, em Uherské Hradiste, está em excelentes condições.
0|Nas bancadas, pintadas de amarelo por algumas centenas de adeptos da Suécia, o ambiente é de euforia.
0|Antes do aquecimento, o defesa sueco Lindelof esteve à conversa com Bruno varela, Ivan Cavaleiro e Bernardo Silva, que conhece do Benfica B.
0|O segundo lugar também vale o apuramento. O único cenário que Portugal não pode admitir é a derrota, combinada com uma vitória da Itália, que tem mais golos marcados.
0|Uma vitória garante a Portugal o primeiro lugar no Grupo B, a presença nas meias-finais do Europeu de Sub-21 e a qualificação para os Jogos Olímpicos de 2016. Mantém-se como líder se empatar, desde que Inglaterra e Itália empatem também e mesmo que os transalpinos vençam.
0|Rui Jorge optou por voltar ao onze que defrontou e venceu a Inglaterra, na abertura do torneio, uma vez que já pode voltar a contar com Ivan Cavaleiro, recuperado de lesão.
0|Suécia: Carlgren; Lindelof, Milosevic, Augustinsson e Baffo; Lewicki, Hiljemark, Khalili e Hrgota; Guidetti e Thellin. Suplentes: Rinne, Linde, Helander, Holmén, Konate, Zeneli, Olsson, Tibbling, Larsson, Quaison e Gustafson.
0|Portugal: José Sá, Ricardo Esgaio, Tiago Ilori, Paulo Oliveira e Raphael Guerreiro; William Carvalho, Sérgio Oliveira e Bernardo Silva; João Mário, Ivan Cavaleiro e Ricardo. Suplentes: Daniel Fernandes, Bruno Varela, João Cancelo, Tobias Figueiredo, Frederico Venâncio, Rafa Silva, Rúben Neves, Tozé, Gonçalo Paciência, Iuri Medeiros, Carlos Mané e Ricardo Horta.
0|Já há equipas!
0|A equipa orientada por Rui Jorge lidera o Grupo B, com quatro pontos, correspondentes a uma vitória sobre a Inglaterra (1-0) e um empate (0-0) com a Itália. Seguem-se na classificação Inglaterra e Suécia, ambas com três pontos, e Itália, com um ponto.
0|Boa tarde! Portugal está a cerca de uma hora do pontapé de saída na terceira ronda do Grupo B do Campeonato da Europa de Sub-21, a decorrer na República Checa.
[início]