DIRETO | Play-off de qualificação para o Euro'2025 feminino: Chéquia-Portugal


Criado em
Actualizado em
Acaba o jogo, Portugal está no Europeu 2025
Remate à trave da Chéquia
Jéssica Silva remata para as mãos da guardiã checa
Quatro minutos de Compensação
Substituição Portugal: Sai Diana Silva Entra Dolores Silva
Substituições na Chéquia Saem: Dubcova, Bartonova e Krejcirikova Entram: Cerna, Peckova e Sonntagova
Substituição Portugal Sai: Ana Capeta Entra: Jéssica Silva
Remate fraco de Ana Capeta
Golo de Portugal Excelente livre de Joana Marchão que coloca a bola numa zona onde Diana Silva só tinha de cabecear para o golo
Livre vai contra a muralha checa
Livre para Portugal à entrada da área
Remate fraco das checas
Substituição Portugal Sai Andreia Jacinto Entra Andreia Norton
Remate à figura de Diana Silva
Mais um remate das checas por cima da baliza lusa
Remate por cima de Khyrova
Começa a segunda parte
Fim da primeira parte
Quatro minutos de compensação
Canto para Portugal
Golo da Chéquia Está reposta a igualdade por Svitkova de grande penalidade
Árbitra assinala grande penalidade
A juíza foi ao VAR analisar um possível penálti por mão de Ana Capeta
Canto para a Chéquia
Grande defesa de Patrícia Morais a remate de Svitkovara fora de área
Remate por cima da baliza de Diana Silva
Golo de Portugal. Dedinova marca na própria baliza depois de um desvio subtil de Diana Silva a um excelente cruzamento de Joana Marchão tirado do flanco esquerdo
Cabeceamento da jogadora checa sai fraco e termina nas mãos de Patrícia Morais
Remate por cima de Andreia Jacinto
Canto para Portugal
Começa o jogo
Suplentes da Chéquia: Jilková, Radová; Bendová, Sonntagová, Paulenová, Veselá, Stárová, Kotrcová, Polasková, Pecková, Ruzicková e Cerná.
Suplentes de Portugal: Inês Pereira e Rute Costa; Stephanie Ribeiro, Ana Seiça, Andreia Norton, Jéssica Silva, Fátima Pinto, Dolores Silva, Andreia Faria, Carolina Mendes, Ana Rodrigues e Ana Dias.
Onze da Chéquia: Votiková; Slajsová, Bertholdová, Dedinová e Bartonová; Svitková, Cahynová e Dubcová; Krejciriková, Khyrová e Stasková.
O onze de Portugal: Patrícia Morais; Catarina Amado, Ana Borges, Carole Costa, Diana Gomes e Joana Marchão; Andreia Jacinto, Tatiana Pinto e Kika Nazareth; Diana Silva e Ana Capeta.
Tweet by @selecaoportugal - Preview not available https://twitter.com/selecaoportugal /status/1863972191382937773
A centrocampista Dolores Silva sublinhou que as Navegadoras analisaram o que correu menos bem na primeira mão e apelou à coragem da Seleção Nacional. “Trazemos sempre o que fizemos de bom e o que temos de corrigir. Estamos a jogar fora, num desafio decisivo, com uma temperatura a que não estamos habituadas. Temos de querer mais do que elas. A Seleção Nacional está habituada a jogar com esta pressão e responsabilidade. Queremos fazer história por Portugal. É fundamental estarmos focadas ao máximo, procurar criar e jogar como Portugal: corajosas, sem medo de nada nem de ninguém”, vincou.
Face ao encontro da primeira ronda, o selecionador Francisco Neto não acredita em grandes alterações na equipa adversária: “Talvez mude uma ou duas jogadoras. Penso que pode haver duas abordagens: uma mais agressiva e alta, outra mais conservadora, à espera do nosso erro. Preparámos as atletas para ambos os cenários e temos antídoto para os dois”, disse.
Com o apuramento para o Euro’2025 em jogo, o técnico não esconde que existe pressão mas deixou um pedido: “Espero que as pessoas não fiquem à espera deste resultado para continuar a desenvolver o futebol feminino. Não estou a sacudir a pressão, queremos muito estar lá e vamos fazer tudo para o conseguir. No entanto, o crescimento do futebol feminino é imparável e não pode depender de um só jogo. Sabemos e assumimos a responsabilidade de estar nas fases finais, mas não é justo depositar todo o desenvolvimento num único jogo e nestas 25 jogadoras. Elas têm noção da responsabilidade.”
Além do grau de dificuldade do jogo, a equipa nacional vai deparar-se com chuva e frio (4º à hora do encontro). “Não controlamos o frio, a chuva e o relvado. Temos de ter capacidade de adaptação, perceber como a bola circula e ajustarmo-nos. É diferente estar num relvado rápido. Se estiver mais lento, a bola circula mais devagar e a pressão chegará mais cedo. Isso é que depende de nós”, afirmou Neto.
A seleção portuguesa feminina de futebol tem esta terça-feira o jogo decisivo na corrida a uma terceira presença consecutiva na fase final do Europeu, quando defrontar a República Checa, em Teplice, na segunda mão do derradeiro play-off de apuramento.
Após o empate 1-1 no Estádio do Dragão, no Porto, com um recorde de assistência [40.189 espetadores] num jogo feminino em Portugal, as duas equipas partem igualadas para o jogo marcado para a AGC Arena Na Stinadlech, pelas 17:45 locais (16:45 em Lisboa).
No reduto do FC Porto, as checas adiantaram-se no marcador aos 33 minutos, por Katerina Svitkova, mas, no início da segunda parte, aos 47, as comandadas de Francisco Neto restabeleceram a igualdade, por intermédio de Kika Nazareth.
Portugal procura estar em 2025 na terceira fase final consecutiva da prova, depois das presenças em 2017 e 2022, e a quarta participação numa grande competição, pois também esteve no Mundial de 2023.
A República Checa, que segue seis lugares abaixo de Portugal no ranking da FIFA (28.º contra 22.º), nunca esteve numa fase final.
O encontro entre Portugal e República Checa, da segunda mão do último play-off de apuramento para o Euro'2025, realiza-se hoje, na AGC Arena Na Stinadlech, em Teplice, com arbitragem da finlandesa Lina Lehtovaara.
A fase final da 14.ª edição do Campeonato da Europa feminino de futebol realiza-se na Suíça, de 2 a 27 de julho de 2025.