DIRETO | Europeu de sub-21: Portugal-Polónia


Criado em
Actualizado em
Termina o jogo. Portugal vence por 5-0 e passa a ter quatro pontos no Grupo C. Na terça-feira (17h00) defronta a Geórgia.
Dois minutos de compensação
João Marques com queixas no relvado.
Kaluzinski vê amarelo
Sai Pedro Santos, entra Carlos Forbs
5-0! Portugal chega à mão cheia de golos com Rodrigo Gomes a finalizar mais uma jogada de contra-ataque
Tweet by @sporttvportugal - Preview not available https://twitter.com/sporttvportugal /status/1933984706787193140
Sai Henrique Araújo, entra Gustavo Sá
João Muniz vê amarelo
Na Polónia, saem Marczuk e Pyrka, entram Szmyt e Luberecki
Saem Geovany Quenda, Paulo Bernardo e Roger, entram João Marques, Mathias de Amorim e Rodrigo Gomes
Já se joga a segunda parte
Termina a primeira parte. Portugal está a golear a Polónia por 4-0.
Tweet by @sporttvportugal - Preview not available https://twitter.com/sporttvportugal /status/1933974273858691156
4-0! Paulo Bernardo junta-se à lista de marcadores, finalizando uma segunda bola após o guarda-redes polaco aliviar um cruzamento de Roger para a frente.
Bola ao poste na baliza de Samuel Soares!
Tweet by @sporttvportugal - Preview not available https://twitter.com/sporttvportugal /status/1933972586582454315
3-0! Agora é Henrique Araújo que, assistido por Quenda, aumenta a vantagem de Portugal com um remate rasteiro, num lance de contra-ataque
2-0! Bis de Geovany Quenda, que volta a ser assistido por Roger e recebe a bola na área, dribla e marca com um remate potente de pé direito!
Tweet by @sporttvportugal - Preview not available https://twitter.com/sporttvportugal /status/1933970233968017908
1-0! Geovany Quenda marca primeiro golo de Portugal no Europeu sub-21 e abre o marcador contra a Polónia, assistido após uma grande arrancada de Roger Fernandes!
Marczuk está com problemas físicos e necessita de assistência médica
Começa o jogo.
Os futebolistas Paulo Bernardo e Henrique Araújo igualaram hoje o recorde de 30 internacionalizações de Manuel Fernandes pela seleção portuguesa de sub-21, ao defrontarem a Polónia, no Grupo C do Europeu da categoria, em Trencin, na Eslováquia.
Titulares no jogo da segunda jornada, o médio e o avançado lograram uma marca fixada pelo antigo centrocampista em 2008, numa altura em que disputam a segunda fase final seguida, após a estreia em 2023, quando Portugal chegou aos ‘quartos’ e perdeu com a Inglaterra (1-0), campeã nesse ano, numa edição coorganizada por Geórgia e Roménia.
Paulo Bernardo e Henrique Araújo, que completaram 23 anos em janeiro e têm datas de nascimento separadas por cinco dias, foram suplentes utilizados em quatro jogos nessa edição - a nona das 10 disputadas pela equipa das ‘quinas’ -, sem terem marcado golos.
O médio foi titular pela primeira vez em fases finais na quarta-feira, no empate diante da França (0-0), para a ronda inaugural do Grupo C, em Trencin, tendo mesmo ‘herdado’ a braçadeira de capitão do ponta de lança, que não saiu do banco de suplentes e foi então igualado no segundo lugar dos mais internacionais de sempre pelos sub-21 portugueses.
Formados no Benfica, Paulo Bernardo, que representa o tetracampeão escocês Celtic, e Henrique Araújo, emprestado pelos ‘encarnados’ ao Arouca em 2024/25, somam 10 e 11 golos no escalão e atingiram a 30.ª partida ao fim de 1.377 e 1.346 dias, respetivamente.
Mais tempo precisou Manuel Fernandes, que alcançou essa marca em 1.463 dias, entre setembro de 2004 e setembro de 2008, e marcou por sete vezes, uma delas na goleada sobre Israel (4-0), na última jornada do Grupo A do Europeu de 2007, nos Países Baixos.
O antigo médio, de 39 anos, participou também na edição de 2006, a única realizada em Portugal, e totalizou sete encontros ao todo em Campeonatos da Europa, os mesmos de Jorge Ribeiro, Raul Meireles, João Moutinho, Luís Lourenço, Nani e Silvestre Varela, que seguem atrás dos oito de Hugo Almeida - recordista de golos (16) e presenças em fases finais (três) pelos sub-21 lusos -, numa lista liderada por Francisco Conceição, com nove.
Durante o trajeto na equipa de ‘esperanças’, Manuel Fernandes teve as quatro primeiras partidas com a seleção principal, pela qual debutou em 2005 e se despediu em 2018, na eliminação frente ao Uruguai nos ‘oitavos’ do Mundial (2-1), com três golos em 15 jogos.
Ao contrário de Manuel Fernandes, que também foi lançado como sénior pelo Benfica e encerrou a carreira em 2022/23 ao serviço dos iranianos do Sepahan, Paulo Bernardo e Henrique Araújo ainda não se estrearam pela seleção principal, condição extensível aos outros 21 futebolistas à disposição de Rui Jorge na Eslováquia - o guarda-redes Samuel Soares e o extremo Geovany Quenda já trabalharam com os ‘AA’, mas não competiram.
O recorde detido até agora de forma singular por Manuel Fernandes pode ser batido por Paulo Bernardo e Henrique Araújo na 25.ª edição do Campeonato da Europa de sub-21, que começou na quarta-feira e decorrerá até 28 de junho, com o conjunto das ‘quinas’ à procura de um inédito título, na sequência das derrotas nas finais de 1994, 2015 e 2021.
Atrás dos recordistas está um quarteto com 28 embates, que integra Ricardo Quaresma, João Pereira, Silvestre Varela e Fábio Silva - foi pré-convocado por Rui Jorge, mas não recuperou de uma lesão e falhou a fase final, terminando o percurso no escalão com 15 golos, a um de Hugo Almeida, uma vez que deixará de estar elegível no final deste ciclo.
Onze da Polónia: Tobiasz; Marczuk, Peda, Mosor, Gurgul, Pyrka; Kozlowski, Kaluzinski, Legowski, Fornalczyk; Szymczak.
Onze de Portugal: Samuel Soares; Rodrigo Pinheiro, Chico Lamba, João Muniz, Flávio Nazinho; Pedro Santos, Diogo Nascimento, Paulo Bernardo; Geovany Quenda, Henrique Araújo e Roger Fernandes.
Este jogo será disputado à mesma hora do que o França-Geórgia, isto depois de, na primeira jornada, a Seleção Nacional ter empatado sem golos com os gauleses, enquanto os polacos perderam 2-1 com os georgianos.
Classificação virtual do Grupo C:
1. Geórgia, três pontos2. França, um3. Portugal, um4. Polónia, zero
Portugal defronta esta noite, a partir das 20h00, a Polónia, em jogo da segunda jornada da fase de grupos do Europeu sub-21.