Corpo do artigo
[fim]
90|Rui Patrício em lágrimas, eis o final de uma semana negra para a história do Sporting, em contraste absoluto com a euforia do Aves, uma festa vermelha na final do Jamor. A Taça de Portugal é do Aves de José Mota, treinador que, como muitos dos jogadores que orienta, está a viver um dia único na carreira. Outra figura desta final é o guarda-redes Quim, experientíssimo, 42 anos que ainda hoje, mais uma vez, foram decisivos neste final feliz para o Aves.
90|Acabou! O Aves vence pela primeira vez a Taça de Portugal!!! Os homens do Aves abraçam-se e os do Sporting, depois de uma semana terrível, estão inconsoláveis, por terra. Coates chora e é confortado pelos companheiros de equipa e pelos treinadores.
90|Gelson ganha canto para o Sporting. Rui Patrício pede a Jorge Jesus para ir à área, mas de nada vale ao Sporting, que corre contra o relógio atrás de um golo que leve a final para prolongamento.
90|Contra-ataque de Alexandre Guedes com Tissone acaba nos pés de Mama Baldé, desarmado por Bruno Fernandes, já na área.
90|Remate torto de Bruno Fernandes. para fora. O médio nem quer acreditar.
90|Canto de Bruno Fernandes leva a bola à área do Aves, de onde é afastada por Jorge Felipe, para frustração de Fredy Montero, que procurava uma nesga para rematar.
90|Sete minutos de compensação.
90|[sub]|Sai Nildo Petrolina, entra o central Jorge Felipe.
90|[amarelo]|Nildo Petrolina atira a bola para fora, depois de o árbitro assinalar uma falta.
89|Bas Dost cabeceia para fora. Na ressaca do lance, Quim tem, mais uma vez, de receber assistência.
87|Bruno de Carvalho voltou ao Facebook! O presidente do Sporting, que abandonara as redes sociais após a polémica do jogo com o Atlético de Madrid, regressou quando o Sporting perdia por 2-0, a pedir para os adeptos não abandonarem o estádio.
87|Nildo Petrolina corre solto pela esquerda, cruza e a bola é interceptada por Mathieu.
85|[golo]|2-1! Montero, num remate acrobático, reduz a desvantagem do Sporting no marcador, depois de receber a bola da direita!
84|Cruzamento de Ristovski é desviado para canto pelo cabeceamento de Carlos Ponck.
82|[amarelo]|Acuña e Baldé discutem e só se entendem depois de advertidos pelo árbitro Tiago Martins.
80|Jogo interrompido para Quim ser assistido e carga policial na bancada sportinguista.
79|Bas Dost, sozinho diante da baliza, recebe a bola, na ressaca de um remate de Acuña e remata ao ferro!
77|Remate de Guedes é desviado para canto por Coates.
76|O aumento da vantagem do Aves conduziu a um reforço policial junto dos adeptos do Sporting, muitos dos quais optam por abandonar o Jamor, a um quarto de hora da final da Taça de Portugal.
75|[sub]|Sai Amilton, entra Mama Baldé.
74|O golo desencadeou uma explosão de alegria no banco do Aves e nas bancadas do clube nortenho.
72|[golo]|2-0! Bis de Alexandre Guedes! O avançado recebe um passe fantástico de Vítor Gomes, deixa Coates por terra e atira para lá do alcance de Rui Patrício, que mergulha em vão.
71|[sub]|Sai Braga, entra Cláudio Falcão. O Aves refresca o meio-campo.
70|Livre para o Sporting: Bruno Fernandes coloca a bola nas mãos de Quim.
69|[amarelo]|Vítor Gomes faz falta sobre Gelson Martins.
66|Desmarcação de calcanhar de Alexandre Guedes para Amilton, um momento espectacular que acaba com um corte de Battaglia.
63|[sub]|Sai Fábio Coentrão, com os adeptos do Sporting a aplaudirem de pé o lateral-esquerdo. Entra Misic.
61|Bruno Fernandes marca o livre e arranca um remate que sai a rasar a baliza de Quim.
60|[amarelo]|Carlos Ponck faz falta sobre Bas Dost. Livre perigoso para o Sportoing, perto da área.
60|Vítor Gomes atira de longe, com força, e a bola passa perto do poste de Rui Patrício.
58|Mathieu bate o livre e Quim desvia para canto, do qual se encarrega Bruno Fernandes, com a bola a encontrar Coates, num remate acrobático, para fora.
57|Livre perigoso para o Sporting, na direita, por falta de Diego Galo sobre Acuña.
55|Cruzamento de Mathieu para Bas Dost é interceptado por Diego Galo.
53|Ristovski remata contra um defesa do Aves.
52|Gelson Martins deixa Nélson Lenho por terra e lança o ataque, que acaba com Montero a cruzar para o remate de Bas Dost, para fora.
51|Fábio Coentrão tenta, sem sucesso, livrar-se da marcação de Amilton. A bola perde-se pela linha de fundo.
50|Coates desarma Guedes no momento certo para evitar um segundo golos de Guedes, que se preparava para receber diante da baliza a bola de Amilton.
48|Ristovski cruza para Bas Dost, que recebe a bola e dá para o remate de Montero, para canto.
47|Montero atira para fora, depois de nova investida leonina junto da área de Quim.
46|Lance de Gelson Martins com Ristovski, cujo cruzamento para a área é afastado, de cabeça, por Diego Galo.
46|Recomeça o jogo. Sai o Aves.
46|[sub]|Substituição no Sporting. Sai William, entra Montero.
[intervalo]
45|Há vários jogadores do Sporting a pedir satisfações ao árbitro Tiago Martins. Jorge Jesus afasta Coates do internacional lisboeta e toda a gente recolhe ao balneário.
45|Termina a primeira parte.
45|Boa iniciativa de Fábio Coentrão com Mathieu (leu bem, o central fez de extremo), mas a bola perde-se pela linha de fundo.
45|Bom trabalho de Gelson Martins diante de Rodrigo, com a bola a sobrar para a entrada de Fábio Coentrão, frustrado pela intervenção de Carlos Ponck e de Quim a roubar-lhe a bola.
45|Rodrigo remata para a defesa de Rui Patrício, depois de mais um contra-ataque lançado a partir da direita e a causar arrepios aos leões.
43|[amarelo]|Amilton rasteirou Coentrão.
42|Rodrigo marca o livre, Vítor Gomes cabeceia e há um defesa do Sporting a afastar a bola, que sobra ainda para o remate de Carlos ponck, de fora da área e para fora.
41|Livre para o Aves, Coates derrubou Nildo Petrolina em falta.
38|Nildo Petrolina ataca de novo, desta vez pelo flanco direito e, em vez do cruzamento, opta por fletir para as imediações da área e remata de longe, para defesa fácil de Rui Patrício.
35|Alexandre Guedes está, novamente, a receber assistência médica. Preocupação no banco do Aves, que já tem a aquecer o extremo-direito Mam Baldé e Derley.
34|Nélson Lenho lança a corrida de Nildo Petrolina e o brasileiro arranca um cruzamento bem medido para o remate de Braga, que erra o alvo.
32|Quim segura remate de Acuña.
30|Fábio Coentrão trava um contra-ataque do Aves com uma falta sobre Amilton.
26|Num lance com Bruno Fernandes, Tissone acaba por sair do campo e derrubar um repórter fotográfico. O árbitro assistente André Campos não deixa que o jogador do Aves perca a paciência com o sportinguista e a intervenção é compensada, de imediato, com um gesto de fair play do trinco da equipa nortenha: antes de voltar ao jogo, vai pedir desculpa ao repórter fotográfico que atingira. Segue a festa.
25|Desta vez, Gelson Martins não cruza; Diego Galo antecipa-se-lhe com um corte.
23|Falta de Tissone sobre Bruno Fernandes deixa os sportinguistas a reclamar cartão.
23|Mathieu afasta cruzamento de Amilton.
23|Mais uma tentativa de Gelson Martins para chegar ao golo, agora um remate por cima da baliza de Quim.
21|Bom cruzamento de Fábio Coentrão, sem que ninguém aproveite.
19|Alexandre Guedes tem de receber assistência médica, mas vai voltar ao jogo.
16|[golo]|1-0! Alexandre Guedes coloca o Aves em vantagem, no Jamor! Ataque rápido do Aves, com Amilton a conduzir a bola pela direita, com passe para Braga, que assistiu o avançado para o cabeceamento que fez saltar de alegria os adeptos do Aves! Rui Patrício ainda tocou na bola, mas não teve como evitar o golo.
14|Mais uma grande oportunidade do Sporting! Acuña dá de calcanhar para Gelson Martins, que remata por cima!
13|Falta de Braga sobre Battaglia, a meio-campo.
13|Grande abertura de Tissone para Nildo Petrolina, na esquerda, que acaba desarmado por Ristovski.
10|Cruzamento de Acuña para Gelson Martins, que recebe a bola na área e vê Quim esticar a perna e evitar o golo!
9|Amilton cruza contra Matthieu, bola sai pela linha lateral.
8|Gelson tenta chegar a uma bola metida por William Carvalho, mas não consegue o cruzamento.
6|Há um problemazito com a braçadeira de capitão de Quim. Nada que um pouco de fita cola não resolva, e segue a partida.
4|Início de jogo bem animado, no Jamor - dentro e fora das quatro linhas!
3|Na ressaca do pontapé de canto, a bola sobra para o remate de Rodrigo, que Rui Patrício defende a dois tempos.
3|Perda de bola de Mathieu permite a Vítor Gomes abrir na esquerda para Nildo Petrolina, que ganha canto.
2|Na sequência do lance, a bola permanece com os jogadores do Sporting e Battaglia atira por cima.
1|Bruno Fernandes bate o canto e a bola sobra para remate de Acuña contra um defesa, para novo canto, desta vez com Carlos Ponck a cortar.
1|Rodrigo cede canto para o Sporting.
1|Pontapé de saída! Já se joga a final.
0|Já tocou o hino nacional. Jogadores cumprimentam-se a alinham-se para as fotografias oficiais
0|Entram as três equipas em campo. Jorge Jesus e José Mota dão um abraço e vão juntos a caminho dos bancos
0|Jogadores já recolheram aos balneários. Segue-se agora um curto espetáculo de dança e música no relvado
0|Chega Marcelo Revelo de Sousa, Presidente da República, a 20 minutos do apito inicial
0|António Costa, primeiro-ministro, já chegou à tribuna presidencial do Estádio Nacional
0|Acontecem mais três detenções de adeptos no exterior do estádio do Jamor
0|Sem poder contar com Piccini, lesionado, Jorge Jesus lança Ristovski para o papel de lateral-direito titular.
0|Recorde tudo o que aconteceu até ao anúncio dos onzes titulares
0|Rui Patrício, bem como Salin, entram no relvado para o aquecimento. Guarda-redes saudou os adeptos colocados atrás da baliza.
0|Suplentes do Aves: Adriano Fachini, Fariña, Falcão, Derley, Jorge Fellipe, Mama Baldé e Elhouni.
0|Onze do Aves: Quim; Rodrigo, Ponck, Diego Galo, Nélson Lenho; Tissone, Vítor Gomes, Braga; Amilton, Nildo, Guedes.
0|Suplentes do Sporting: Salin, Lumor, Wendel, Misic, Petrovic, Rúben Ribeiro e Montero.
0|Onze do Sporting: Rui Patrício; Ristovski, Coates, Mathieu e Fábio Coentrão; Gelson, William, Battaglia e Acuña; Bruno Fernandes e Bas Dost.
0|Estão dois representantes do Sporting na tribuna do Jamor: João Sampaio, membro da Mesa da Assembleia Geral, e Rui Moreira de Sá, membro do Conselho Fiscal e Disciplinar da SAD.
0|O plantel do Aves está todo à disposição para a partida que arranca às 17h15.
0|A antevisão ao jogo deste domingo foi feita em exclusivo à Federação Portuguesa de Futebol, que juntou José Mota e Jorge Jesus.
0|O plantel verde e branco foi treinando por "conta própria" ao longo da semana, mas sempre com o acompanhamento de Frederico Varandas, médico do clube.
0|Esta final fica manchada pelos incidentes ocorridos na terça-feira, na Academia de Alcochete. Um grupo de cerca de 50 adeptos invadiu o centro de treinos do Sporting, numa ação que terminou em agressões a jogadores e staff leonino.
0|Tiago Martins será o árbitro do encontro, com Artur Soares Dias no videoárbitro.
0|Sporting e Aves defrontam-se este domingo na final da Taça de Portugal. Acompanhe AO MINUTO as principais incidências do encontro, que tem o pontapé de saída agendado para as 17h15.
0|Boa tarde.
[inicio]