Braga vence novamente o Cluj e garante presença no play-off da Liga Europa


Criado em
Actualizado em
O Lincoln Red Imps marcou encontro com o Braga no play-off da Liga Europa, ao afastar o Noah na terceira pré-eliminatória, através dos penáltis.
Uma semana depois do empate em Gibraltar (1-1), Lincoln Red Imps e Noah ficaram-se pelo nulo na Arménia (0-0, após prolongamento) e precisaram das grandes penalidades para decidir o adversário do Braga, com os visitantes a imporem-se por 6-5.
O capitão luso-gibraltino Bernardo Lopes converteu o sétimo e último penálti do Lincoln Red Imps, antes de o camaronês Yan Eteki, ex-médio do Casa Pia, atirar para defesa do guarda-redes espanhol Nauzet García, enviando para os play-offs da Liga Conferência o Noah, cujo onze incluiu os portugueses Gonçalo Silva, David Sualehe e Hélder Ferreira.
O Lincoln Red Imps continua na Liga Europa e vai encontrar na última ronda de acesso à fase de liga o Braga, finalista derrotado em 2010/11, que triunfou na receção ao Cluj (2-0), graças a dois golos do uruguaio Rodrigo Zalazar, aos 19 minutos, de penálti, e aos 45+5, para dilatar a vantagem tangencial alcançada na Roménia (2-1).
O Braga apurou-se esta quinta-feira para o play-off de acesso à fase de liga da Liga Europa, ao vencer novamente os romenos do Cluj, por 2-0, na segunda mão da terceira pré-eliminatória.
Depois do triunfo por 2-1 na Roménia, os bracarenses confirmaram a qualificação no seu estádio, com dois golos do médio internacional uruguaio Rodrigo Zalazar, aos 19 e 45+4 minutos, o primeiro de grande penalidade.
No play-off, a derradeira ronda preliminar de acesso à fase de liga, os arsenalistas vão defrontar o Lincoln Red Imps, que eliminou os arménios do Noah, visitando primeiro Gibraltar, em 21 de agosto, antes de jogarem em Braga, uma semana depois, no dia 28.
O Braga entrou bem em jogo e Lagerbielke causou algum perigo em duas situações (seis e nove minutos), mas a toada foi ficando mais morna, com o Cluj a sentir muitas dificuldades em ligar o seu jogo ofensivo.
Aos 19 minutos, a equipa da casa colocou-se na frente do marcador, com Zalazar a converter uma grande penalidade que puniu uma falta sobre o próprio.
Um bom remate de Alin Fica de fora da área, que obrigou a excelente defesa de Hornicek (43 minutos), foi o melhor lance do Cluj em todo o jogo, muito pouco para quem precisava de vencer para seguir em frente.
Os minhotos voltaram a carregar na parte final da primeira parte e, depois de avisos de Ricardo Horta (45+1 minutos) e Dorgeles (45+2), chegaram mesmo ao segundo golo, novamente por Zalazar, em cima do intervalo (45+4).
O internacional uruguaio fez o lançamento lateral na esquerda e foi fletindo no terreno à medida que Ricardo Horta e João Moutinho urdiam a assistência: quando a bola voltou a Zalazar, este desferiu um belo remate em arco já dentro da área.
Já na segunda parte, Zalazar, sempre ele, servido por Dorgeles, rematou para grande defesa de Otto Hindrich (60 minutos) e, logo a seguir, Carlos Vicens fez dupla substituição, lançando Vítor Carvalho e Gabri Martínez (estreia esta época).
O Cluj não conseguia entrar no último reduto dos minhotos e o Braga foi gerindo o encontro até ao final sem sobressaltos, mas também sem criar mais oportunidades flagrantes para marcar.
Termina a partida! O Braga vence o Cluj pela segunda vez e segue para o play-off da Liga Europa
Marca o Braga, por Fran Navarro na recarga a um disparo de Pau Víctor, mas não é validado por fora de jogo. O VAR verifica a posição irregular
Marca o Braga, por Fran Navarro na recarga a um disparo de Pau Víctor, mas não é validado por fora de jogo
Entra Rodrigues, sai Moutinho (Braga)
Entram Lelo e Pau Victor, saem Ricardo Horta e Lagerbielke (Braga)
Entra Gjorgjievski, sai Nkololo (Cluj)
Entra Emerllahu, sai Keita (Cluj)
Entram Gabri Martínez e Vítor Carvalho, saem Paulo Oliveira e Gorby (Braga)
Boa oportunidade para Zalazar aumentar a vantagem, servido por Dorgeles, mas remata à figura
Entram Cordea, Ilie e Rocha, saem Korenica, Sinyan e Abeid (Cluj)
Começa a segunda parte
Intervalo com o Braga a vencer por 2-0
Tweet by @sporttvportugal - Preview not available https://twitter.com/sporttvportugal /status/1956075276065964124
Marca o Braga! Zalazar bisa e faz o 2-0! Aos 45'+5', o uruguaio faz o segundo com remate cruzado à entrada da área
Dorgeles remata de pe esquerdo, ao lado
Hornicek defende uma bomba de Fica e na recarga Djokovic é apanhado em fora de jogo
Ricardo Horta desvia a bola do guarda-redes, mas estava em fora de jogo
Pausa para hidratação
Tweet by @sporttvportugal - Preview not available https://twitter.com/sporttvportugal /status/1956066903010562550
Marca o Braga! Zalazar faz o 1-0! O uruguaio converte a grande penalidade que o próprio ganhou
Penálti para o Braga!
Corte decisivo de Paulo Oliveira quando Postolachi se isolava
Amarelo para Abeid (Cluj)
Horta entra na área pela esquerda, lançado por Niakaté, e serve Fran Navarro, mas surge o corte in extremis
De novo Lagerbielke a criar perigo nas bolas paradas ofensivas. Desta vez cabeceou ao segundo poste e após defesa do guarda-redes, rematou por cima na recarga
Lagerbielke cabeceia ao lado
Gorby acelera pela direita e cruza, mas a defesa do Cluj afasta. Numa segunda vaga é Dorgeles a cruzar, mas sai longo e para ninguém
Começa a partida!
Suplentes do Cluj: Gal, Micai, Simão Rocha, Matei Ilie, Bosec, Krešić, Kun, Deac, Emërllahu, Cordea, Badamosi e Gjorgjievski.
Onze do Cluj: Hindrich; Aly Abeid, Sinyan, Léo Bolgado e Mário Camora; Djokovic, Fica e Keita; Nkololo, Korenica e Postolachi.
Suplentes do Braga: Tiago Sá, Bellaarouch, Leonardo Lelo, Arrey-Mbi, Vítor Carvalho, Moscardo, Diego Rodrigues, Roger, El Ouazzani, Gharbi, Pau Víctor e Gabri Martínez.
Onze do Braga: Hornicek; Lagerbielke, Paulo Oliveira e Niakaté; Víctor Gómez, Gorby, João Moutinho e Dorgeles; Zalazar, Ricardo Horta e Fran Navarro.
O Braga vai tentar confirmar esta quinta-feira a presença no play-off de apuramento para a fase de liga da Liga Europa de futebol, na receção ao Cluj, que já venceu na primeira mão, na Roménia, por 2-1.
Os minhotos bateram os romenos com dois golos do médio francês Gorby, aos 17 e 50 minutos, tendo, pelo meio, o gambiano Sheriff Sinyan ainda empatado o encontro, aos 29, mas o tento foi insuficiente para a sua equipa dar a volta ao marcador.
Em vantagem na eliminatória, a formação orientada pelo espanhol Carlos Vicens tentará confirmar hoje o favoritismo, defrontando, caso siga em frente, na ronda seguinte o vencedor da eliminatória entre o Lincoln Red Imps (Gibraltar) e o Noah (Arménia), que empataram 1-1 no primeiro jogo.
O encontro entre Braga e Cluj, para a segunda mão da terceira pré-eliminatória da segunda competição europeia de clubes, está agendado para as 19h30, com arbitragem do alemão Sascha Stegemann.
Os minhotos iniciaram a temporada com a disputa da segunda pré-eliminatória, frente ao Levski Sófia, que bateram graças à vitória por 1-0, com um golo no prolongamento de Fran Navarro, no segundo jogo, depois do empate 0-0 na Bulgária.