O Benfica mostrou-se muito superior a Académica e somou uma vitória tranquila por 4-0 com golos de Ola John (5'), Lima (9' e 27') e Salvio (70').Com este resultado, os encarnados avançam para as meias-finais da Taça de Portugal onde vão defrontar o Paços de Ferreira em duas mãos.
Corpo do artigo
90|Apito final do árbitro. O Benfica goleia a Académica por 4-0 e está nas meias-finais da Taça de Portugal.
90|O árbitro dá dois minutos de desconto.
88|Satisfeitos com a goleada, os adeptos do Benfica brindam a equipa com cânticos de apoio que têm resposta à altura por parte dos adeptos da Briosa.
86|Inacreditável!!! Salvio faz um cruzamento perfeito e Gaitán, sozinho à frente de Peiser, atira ao lado.
85|Numa ilustração perfeita da noite horrível da Académica, um desentendimento entre Peiser e Flávio na pequena área quase que dá origem ao quinto golo do Benfica. Na sequência do lance, o guardião redime-se com uma boa defesa a remate de Enzo Pérez.
84|Salvio dribla três jogadores da Académica, tem sorte no último ressalto e a bola sobra para Kardec, que atira ao lado da baliza.
83|Benfica troca a bola com tranquilidade perante uma permissiva Académica que baixou os braços.
80|Na marcação do livre, Carlos Martins atira muito por cima da baliza da Académica.
79|[amarelo]|Flávio derruba Carlos Martins à entrada da área e é admoestado com o cartão amarelo. Livre perigoso para o Benfica.
79|Académica parece resignada ao seu destino, enquanto o Benfica procura aumentar a goleada.
78|[sub]|Última substituição no Benfica: sai Lima e entra Kardec. Autor de dois golos, o avançado brasileiro tem direito a uma grande ovação dos adeptos encarnados.
74|Edinho tenta a sua sorte num livre direto, mas a bola morre nas mãos de Artur.
70|[golo]|SALVIOOOOO!! Numa grande jogada individual, o argentino passa por dois adversários e remata para golo com a bola a sofrer um ligeiro desvio na perna de João Real. Cheira a goleada em Coimbra...
66|Um alívio feliz de Matic encontra Salvio isolado, mas o argentino não domina bem a bola e esta acaba nas mãos de Peiser.
62|[sub]|Substituição na Académica: sai Keita entra Wilson Eduardo. É o tudo por tudo de Pedro Emanuel.
62|[sub]|Dupla substituição no Benfica: saem Ola John e Cardozo entram Gaitán e Carlos Martins.
55|Cleyton rouba a bola a Matic, serve Marinho, mas este faz um cruzamento desastrado que sai por cima da baliza de Artur. Noite para esquecer do extremo-direito.
54|Ola John e Salvio continuam a criar o pânico pelas alas, para além de se destacarem no capítulo defensivo.
52|No seu regresso aos relvados, Luisão tem estado imperial no eixo da defesa encarnada.
50|Académica entra mais agressiva, mas continua a falhar muitos passes.
48|Bruno César, Gaitán e Carlos Martins saem para o aquecimento.
46|Inicia-se a segunda parte em Coimbra.
46|[sub]|Substituição na Académica: sai Marcos Paulo e entra Cleyton.
45|Jorge Sousa apita para o intervalo.
45|Flávio faz um corte providencial e evita que Cardozo marque o 4-0.
44|Pontapé longo de Artur, Lima amortece de cabeça e Cardozo, isolado, atira a bola para defesa de Peiser. Nova oportunidade clara de golo para o Benfica.
40|Na sequência do livre, o mesmo Edinho atira contra a barreira.
40|[amarelo]|Edinho ia lançado para a área e é carregado por Jardel. Cartão amarelo para o defesa encarnado.
38|Num lance inacreditável, Peiser coloca a bola nos pés de... Ola John dentro da área da Académica. Porém, o holandês não dá o melhor seguimento ao lance.
37|Atarantada pelos três golos sofridos, a Académica parece, para já, incapaz de contrariar o intenso domínio do Benfica.
34|João Real parece não estar nas melhores condições físicas e Pedro Emanuel coloca dois jogadores a aquecer.
33|Ola John marca o canto ao primeiro poste e Salvio desvia por cima da baliza de Peiser.
32|[amarelo]|Primeiro amarelo do jogo para Keita por entrada dura sobre André Almeida.
28|Marinho avança pela direita, remata cruzado, mas Artur evita o primeiro da Briosa.
27|[golo]|MAGIA DE LIMA!! O avançado surge isolado à frente de Peiser e faz um magnífico chapéu ao guardião da Académica.
24|Após a letargia dos primeiros minutos, a Académica tenta esboçar uma reação, mas não encontra maneira de furar a muralha defensiva do Benfica.
21|Adeptos do Benfica fazem-se ouvir nas bancadas do Cidade de Coimbra.
19|Cardozo é lançado pela esquerda, mas o auxiliar assinala um fora de jogo, no mínimo, duvidoso.
18|Edinho arrisca o remate, mas este sai fraco e ao lado.
16|Académica esboça o seu primeiro ataque, mas Makelele é desarmado com facilidade por Luisão.
12|Entrada a matar da equipa de Jorge Jesus. A defesa da Académica não está a encontrar soluções para suster o vendaval ofensivo do Benfica.
11|Salvio aparece isolado na área da Académica, mas o auxiliar assinala posição irregular ao extremo encarnado.
9|[golo]|LIMA FAZ 0 2-0. Após um canto, a bola vai ter com Matic que cruza da esquerda para Lima marcar.
8|Ola John centra e João Dias evita que a bola chegue a Salvio, que estava isolado ao segundo poste. Benfica não deixa a Académica respirar!
5|[golo]|OLA JOHN INAUGURA O MARCADOR. Centro para a área da Académica, Lima ganha a sobra e passa para Ola. O holandês remata forte e marca o primeiro do Benfica.
2|Que perigo! Enzo conduz o contra-ataque, passa para Lima e este serve Cardozo. O paraguaio remata fraco e João Dias evita o golo em cima da linha desviando para a trave.
1|Rola a bola em Coimbra.
0|O problema já está solucionado e a Académica vai dar o pontapé de saída.
0|Um problema nas redes da baliza defendida por Artur atrasa o início do jogo.
0|As duas equipas já estão no relvado.
0|A chuva parece ter afastado as pessoas do encontro e o segundo anel do estádio nem sequer abriu. Prevê-se uma das piores casas dos últimos anos em jogos frente ao Benfica.
0|O Benfica não perde há 39 anos em Coimbra, mas não conseguiu vencer nas duas últimas deslocações à cidade.
0|Recorde-se que o vencedor deste jogo já tem encontro marcado nas "meias" com o Paços de Ferreira, que ontem venceu o Gil Vicente por 2-1.
0|Lima guarda boas recordações deste estádio, pois foi aqui que se estreou a marcar pelo Benfica no empate a dois a contar para a liga.
0|Apesar da chuva intensa que caiu em Coimbra, o relvado parece estar em condições razoáveis.
0|Artur abandona o relvado e é aplaudido pelos adeptos benfiquistas. Carinho para o guardião após o erro cometido no clássico frente ao FC Porto.
0|O árbitro da partida é Jorge Sousa e vai ser assistido por Bertino Miranda e Nuno Manso.
0|Suplentes da Académica: Ricardo, Júnior Lopes, Bruno China, Cleyton, Wilson Eduardo, Saleiro e Amessan.
0|Suplentes do Benfica: Paulo Lopes, Miguel Vítor, Maxi Pereira, Carlos Martins, Bruno César, Gaitán e Kardec.
0|Para já, as bancadas do Estádio Cidade de Coimbra ainda se apresentam bastante despidas de público.
0|Onze da Académica: Peiser; Rodrigo Galo, João Real, Flávio e João Dias; Keita, Makelele e Marcos Paulo; Marinho, Salim Cissé e Edinho.
0|Onze do Benfica: Artur; André Almeida, Luisão, Jardel e Melgarejo; Matic, Enzo Pérez, Salvio e Ola John; Lima e Cardozo.
0|Artur já aquece e deve ser o escolhido para defender as redes encarnadas.
0|Luisão e Cardozo são, aliás, os dois únicos benfiquistas que sabem o que é defrontar a Académica na Taça de Portugal. Dessa equipa orientada por José Antonio Camacho resta ainda Miguel Vítor.
0|Em 2007/08, na IV eliminatória, o Benfica venceu na Luz por 3-1. Luisão e Cardozo, este com um bis, marcaram os golos dos encarnados; para a Académica marcou Ousmane N'Doye. Foi o último confronto entre as duas equipas para a Taça de Portugal.
0|Académica e Benfica já se defrontaram 13 vezes na Taça de Portugal, com vantagem clara para os encarnados, que venceram por 10 vezes e perderam uma.
0|Os convocados da Académica: guarda-redes: Ricardo e Peiser; defesas: Rodrigo Galo, João Dias, Flávio Ferreira, Júnior Lopes e João Real; médios: Keita, Bruno China, Marcos Paulo, Makelele e Cleyton; avançados: Marinho, Wilson Eduardo, Cissé, Edinho, Saleiro e Amessan.
0|Os convocados do Benfica são: Guarda-redes: Artur e Paulo Lopes; defesas: André Almeida, Maxi Pereira, Melgarejo, Miguel Vítor, Luisão e Jardel; médios: Ola John, Enzo Perez, Bruno César, Urreta, Matic, Nicolás Gaitán, Salvio e Carlos Martins; avançados: Cardozo, Kardec e Lima.
0|Académica e Benfica defrontam-se, a partir das 20h45, no Estádio Cidade de Coimbra. Em jogo, a passagem às meis-finais da Taça de Portugal.