Benfica adianta-se ao Hammarby na qualificação para a Champions feminina


Criado em
Actualizado em
Termina o jogo em Estocolmo. O Benfica ficou em desvantagem, aos 16', mas Cristina Martín-Prieto empatou ainda na primeira parte, e Andreia Norton, no arranque do segundo tempo, deram a volta ao marcador. Com duas belas defesas, Lena Pauels também esteve em destaque, evitando o golo das suecas por duas vezes até ao final do jogo da primeira mão da ronda 2 de qualificação para a Liga dos Campeões. A segunda mão disputa-se na quarta-feira da próxima semana, dia 22, a partir das 20 horas, no Benfica Campus.
No último de quatro minutos de compensação, Tandberg cabeceia a bola, Lena Pauels responde com uma grande defesa.
Dupla alteração na equipa sueca: Stina Lennartsson e Wangerheim saem de cena, Smilla Holmber e Vilde Hasund entram em campo.
Amarelo para Lena Pauels, por demorar a bater o pontapé de baliza.
No Benfica sai Nycole Raysla, entra Chandra Davidson, ponta-de-lança canadiana de 26 anos.
Amarelo para Catarina Amado, por agarrar camisola de Sorbo.
Remate de Tandberg, grande defesa de Lena Pauels, a desviar a bola com o pé direito.
Filipa Patão também mexe na equipa: sai Andreia Feria, entra Anna Gasper, alemã que representa o Benfica pela terceira época.
Duas alterações no Hammarby: Sorbo e Emma Westin entram para os lugares de Miyagawa e Smilla Valloto
Remate de Marie Alidou, à entrada da área, a bola passa perto do poste esquerdo da baliza de Tamminen.
Amarelo exibido a Stina Lennartsson, após falta sobre Marie Alidou.
Cartão amarelo para Tandberg, por falta sobre Carole Costa.
Cruzamento de Marie Alidou para Andreia Norton, dentro da área, rematar para o fundo da baliza do Hammarby. Reviravolta logo no primeiro lance de ataque da segunda parte.
Começa a segunda parte.
Intervalo em Estocolmo, com um empate a um golo. Cristina Martín-Prieto marcou para o Benfica. A atacante espanhola marcou nos sete jogos oficiais realizados pelas encarnadas, período de jogos em que fez nove golos.
Tandberg atira, de cabeça, a bola bate no poste esquerdo da baliza das encarnadas.
Grande oportunidade para o Benfica dar a volta ao resultado. Marie Alidou entra na área com a bola controlada, remata, Tamminen defende com os pés.
Cristina Martin-Prieto empata. Pauels, guarda-redes do Benfica, pontapeia a bola com força para o meio-campo, Marie Alidou cabeceia, Cristina Martin-Prieto, possante, ganha a bola a uma adversária, corre muito, e, já na área, atira com sucesso, fazendo a bola adormecer nas redes da equipa de Estocolmo.
Ucheibe sai, lesionada, entra Laís Araújo, central brasileira que representa o Benfica pela segunda época, depois de ter jogado no Famalicão em 2021/22 e 2022/23.
Cristina Martin-Prieto remata, a bola bate no braço de Karlsson, capitão do Hammarby, as jogadoras do Benfica reclamam penálti, mas Miriama Bocková, árbitra eslovaca, manda seguir.
Wangerheim mete a bola em Julie Blakstad que remata, cruzado, ao lado.
Remate de longe de Alidou, a bola sai perto do poste direito da baliza da equipa sueca.
Julie Blakstad abre o ativo no campo sintético em Estocolmo. Bola enviada pelo ar para a área do Benfica, Tandberg cabeceia para trás e Julie Blakstad, com o pé esquerdo, atira a bola para o fundo da baliza de Lena Pauels.
Mais uma tentativa das suecas: Blakstad remata, a bola desvia em Ucheibe e sai pela linha de fundo.
Remate de Wangerheim, Pauels, guarda-redes alemã do Benfica, agarra a bola sem problemas.
Bancadas bem preenchidas na Tele 2 Arena, em Estocolmo, onde o Benfica disputa, contra o Hammarby, campeão da Suécia, em 2023/24, a 1.ª mão da ronda 2 de qualificação para a Liga dos Campeões.
Começa o jogo em Estocolmo.
Onze do Benfica: Lena Pauels; Catarina Amado, Ucheibe, Carole Costa e Marit Lund Lund; Andreia Faria, Pauleta e Andreia Norton; Marie Alidou, Cristina Martin-Prieto e Nycole Raysla
Onze do Hammarby: Tamminen; Lennartsson, Nystrom, Carlsson e Andersson; Vallotto, Joramo, Miyagawa e Blakstad; Tandberg e Wangerheim
Filipa Patão espera "trazer um bom resultado para Portugal, e um bom resultado é a vitória": "Estamos a pensar, primeiro de tudo, em fazer um jogo muito competente, não sofrer golos, que é muito importante, e não digo resolver a eliminatória, porque vai ser sempre muito difícil resolver uma eliminatória logo no primeiro jogo contra qualquer adversário nesta fase, mas vamos tentar, ao máximo, ser muito competentes nas nossas missões. É sempre bom o último jogo ser na nossa casa, isso é vantajoso, mas, muito sinceramente, vamos ter de fazer o jogo fora e em casa, portanto, temos de ser muito competentes nos dois jogos."
Além da qualificação para a Liga dos Campeões, a treinadora do Benfica quer repetir o sucesso da última época: "o foco tem de ser sempre tentar repetir uma época de sucesso. Vamos tentar, ao máximo, fazer pelo menos aquilo que foi feito na época passada [alcançar os quartos de final da prova]".
A treinadora do Benfica, Filipa Patão, convocou as seguintes jogadoras: Andreia Faria, Anna Gasper, Andreia Norton, Beatriz Cameirão, Carole Costa, Catarina Amado, Christy Ucheibe, Chandra Davidson, Cristina Martín-Prieto, Joana Silva, Jody Brown, Letícia Almeida, Laís Araújo, Lena Pauels, Marie Alidou, Marit Lund, Neide Guedes, Nycole Raysla, Pauleta, Rute Costa e Thais Lima.
A equipa sueca tem nesta altura mais andamento que a portuguesa, pois já disputou 24 desafios oficiais, enquanto o Benfica fez apenas seis
O Benfica visita esta quarta-feira o Hammarby na 1.ª mão da ronda 2 de qualificação para a Liga dos Campeões. A partida tem início às 18h00 na Tele2 Arena