Anselmi começa a ganhar: FC Porto bate Maccabi Telavive e segue na Liga Europa


Criado em
Actualizado em
Termina o jogo e o FC Porto apura-se para o play-off
Cinco minutos de tempo extra
Confirmado o fora de jogo de Van Mvereem
Golo anulado ao Maccabi por fora de jogo
Sai Nico, entra Zé Pedro
Cabeceamento por cima de Van Overeem
Galeno atira fraco e à figura
Sai Davida e entra Addo
O Maccabi quase marca numa atrapalhação da defesa portista. Calcanhar de Lemkin, Diogo Costa defende e Otávio afasta
Saem Moura e Pepê, entram Galeno e Zaidu
Saem Asante e Tugerman, entram Stojic e Madmon
Sai Shahar e entra Peretz
Saem Namaso e Fábio Vieira e entram Vasco Sousa e Gul
Davida atira de fora da área e a bola desvia na trave
Namaso recebe na área, mas remata fraco e o guarda-redes agarra
Nico marca de cabeça após cruzamento de João Mário
Eustáquio vai ao chão cortar um cruzamento perigoso
Namaso falha o golo por centímetros com um desvio na área após passe de João Mário
Djaló corta um cruzamento perigoso do Maccabi
Moura é admoestado
Recomeça a partida
Sai Kanichowsky e entra Van Overeen
Intervalo em Belgrado. Empate sem golos num jogo sem ocaisões de golo. Neste momento, o FC Porto está fora dos play-off da Liga Europa
Turgeman recebe uma bola longa, entra na área e atira torto
Canto de Alan Varela, Nico cabecei muito por cima
Moura cruza, a defesa do Maccabi atrapalha-se mas Namaso não consegue o remate
Namaso ganha espaço na área e cruza com perigo, mas ninguém chega para encostar
Namaso ganha posição na área, mas o guarda-redes antecipa-se
Eustáquio está a jogar entre Djaló e Otávio, numa linha de três com quatro elementos mais adiantatas: João Mário, Alan Varela, Nico e Moura
Começa a partida em bBelgrado
Onze do Maccabi: Sluga; Asante, Lemkin, Shlomo e Revivo; Shahar, Sissokho e Kanichowsky; Davida, Turgeman e PatatiSuplentes: Trau, Mishpati, Nachmias, Van Overeem, Malede, Stojic, Madmon, Addo, Davidzada, Layous, Magor e Peretz
Suplentes do FC Porto: Cláudio Ramos, Samuel Portugal, Zé Pedro, Zaidu, Galeno, Vasco Sousa, Iván Jaime, André Franco, Deniz Gul, Gonçalo Borges, Rodrigo Mora
Onze do FC Porto: Diogo Costa; João Mário, Tiago Djaló, Otávio e Moura; Alan Varela, Nico González e Eustáquio; Fábio Vieira, Pepê e Namaso
Martín Anselmi à Sport TV
Sensações antes da estreia: "É hora do primeiro jogo, há muito entusiasmo e vontade de começar. Os jogadores trabalharam bem, deram-nos uma grande receção e estamos ansiosos para que chegue o momento."
Ansiedade fora: "A ansiedade não nos leva a nenhum lado bom, temos de focar-nos em fazer o melhor trabalho possível, não podemos pensar nem no passado nem no futuro, não nos podemos preocupar com coisas que ainda não aconteceram. Quando chega uma equipa técnica nova, renovam-se ilusões, acontece sempre isso."
Valor inegociável: "Temos de ter intensidade, insistir na recuperação após perda."
Novas ideias: "Entendo que não é o cenário ideal, há pouco tempo de preparação, mas em algum momento temos de introduzir as nossas ideias e filosofias."
Alan Varela à Sport TV
Titularidade: “Sim, vou ser titular”.
Central ou médio: “ Sou médio [sorriu]. Veremos. Farei tudo o que a equipa precisar”.
Momento da equipa: “Estamos a passar por um momento difícil. Como disse, o treinador trouxe muito boa energia, deu-nos ferramentas para trabalhar e isso é muito importante para a equipa”.”
Está entusiasmado: “Estamos sempre. Queremos ganhar e oxalá possamos fazer o melhor e ganhar este jogo.”
Varela, à Sport TV, sobre se conhecia o novo treinador do FC Porto: “Sabia que passou pelo Equador e México, mas não o conhecia. Ele quer que sejamos protagonistas, que sejamos agressivos e possamos jogar bom futebol”
Varela, à Sport TV, falou sobre a chegada de Martín Anselmi: “Contente pela chegada do Martín [Anselmi], trouxe muita energia e boas ideias. Teve muito pouco tempo para trabalhar, mas deu-nos ferramentas para enfrentar este jogo”.
Apuramento do FC PortoVitória ou empate desde que o Braga não ganhe e Roma, Fenerbahçe ou Ferencváros não pontuem
A expectativa sobre o primeiro onze de Martín Anselmi é enorme, à boleia do modelo de jogo que o argentino mais utilizou em paragens anteriores, em que privilegiou a utilização de três defesas. No entanto, o argentino também lembrou na apresentação que a simples movimentação da unidade mais central poderá transfigurar o sistema, pelo que ninguém estranhará se Alan Varela fizer hoje esse papel.
Lugar no meio-campo deverá ter Nico González, que regressa após ter cumprido um encontro de castigo com o Olympiacos, na jornada anterior da Liga Europa, e com o Santa Clara, para o campeonato. No ataque, não obstante os penáltis desperdiçados com os açorianos, poderá manter Galeno, que ainda chega a esta fase como o segundo melhor marcador da equipa (12 golos), atrás de Samu (18 golos).
O FC Porto pode jogar com dois resultados devido ao emparelhamento de jogos desta jornada. O triunfo sobre o Maccabi Telavive é aquele que deixa os dragões a salvo de qualquer surpresa, uma vez que Midtjylland e Fenerbahçe jogam entre si e um deles ficaria sempre atrás na classificação final. Em caso de empate dos azuis e brancos, que superam qualquer adversário que termine com nove pontos no primeiro critério de desempate (diferença entre golos marcados e sofridos), então serão necessárias duas coisas: que o Braga não ganhe e que Roma, Fenerbahçe ou Ferencváros não pontuem.
O Maccabi Telavive-FC Porto, da derradeira jornada da primeira fase da Liga Europa, começa às 20h00 e terá lugar em Belgrado, capital da Sérvia