Sub-20: Portugal eliminado pelo Brasil nos penaltis

Sub-20: Portugal eliminado pelo Brasil nos penaltis
Mónica Santos, em Hamilton (Nova Zelândia)

Tópicos

A Seleção Nacional de Sub-20 perdeu, este domingo por 3-1, na marcação de pontapés da marca de grande penalidade, a discussão da passagem às meias-finais, depois de um jogo notável, que terminou sem golos após 120 minutos.

Portugal foi eliminado do Mundial de Sub-20 da Nova Zelândia, este domingo, ao perder com o Brasil nos penáltis. Depois de um jogo quase perfeito, Raphael Guzzo, André Silva e Nuno Santos falharam, tal como Lucão, e a equipa do bracarense Danilo segue para as meias-finais.

Um belo jogo, tremendamente equilibrado, precedeu a decisão nos penáltis. Portugal entrou melhor, com um meio-campo remodelado: Hélio optou por colocar dois trincos, Tomás Podstawski e Estrela, com Chico Ramos à frente deles e Rony Lopes deslocado para a ala direita, com Gelson Martins na esquerda e André Silva no lugar mais adiantado do ataque, num 4x2x3x1 idêntico ao do Brasil. O adversário demorou a encaixar as marcações, deu a ideia de esperar o 4x3x3 tradicional, e foi Portugal quem garantiu o domínio da partida, sem, contudo, conseguir um golo que traduzisse o sucesso de uma estratégia exemplarmente executada, até ao último passe. Essa incapacidade de chegar à baliza veio a revelar-se fatal.

Por volta dos 20 minutos, o Brasil entrou no jogo e um cabeceamento de Danilo para o fundo da baliza, anulado por o árbitro ter visto falta no contacto entre Estrela e Lucão, deixou um aviso à Seleção, que teve um par de boas situações para marcar, mas, o equilíbrio prevaleceu e essa tendência manteve-se na segunda parte, num jogo muitíssimo bem disputado, que teve em Rony o elemento mais perigoso, com uma bola no poste e protagonista das melhores situações, que foram várias e sempre com Portugal à beira de confirmar a superioridade na partida.

O Brasil só na segunda parte do prolongamento esteve perto de criar perigo, como quem corre para evitar os penáltis, mas, depois de 120 minutos certinhos, foi Portugal quem falhou. Dos 11 metros, Guzzo, André Silva e Nuno Santos não conseguiram acertar com a baliza. Lucão também falhou, mas, foi o único e o Brasil segue para as meias-finais do Mundial de Sub-20 da Nova Zelândia.