Portugal é cabeça de série. Os potes para o sorteio do Mundial'2022

Portugal é cabeça de série. Os potes para o sorteio do Mundial'2022
Redação

Em caso de apuramento, Portugal tem garantido o estatuto de cabeça de série no sorteio do Mundial de 2022

Com o sorteio da fase de grupos do Mundial'2022 marcado para as 17 horas desta sexta-feira, ganha forma a composição dos quatro potes. A composição dos potes será feita tendo em conta o ranking FIFA das seleções apuradas para o torneio.

As exceções são o Catar, que como organizador da prova irá estar no pote 1, apesar de ocupar a 56ª posição do ranking, e as seleções que disputam o apuramento em junho, que irão automaticamente para o pote 4.

Deste modo, o pote 1 conta com o Catar (56º), Bélgica (1º), Brasil (2º), França (3º), Argentina (4º), Inglaterra (5º), Espanha (7º), e com Portugal (8º), que esta terça-feira eliminou a Macedónia do Norte (67º).

A seleção dinamarquesa é a equipa mais bem pontuada do pote 2, que conta ainda com os Países Baixos (10º), Alemanha (11º), Suíça (14º), Croácia (15º) e Uruguai (16º). A juntar-se a estas equipas podem estar ainda as seleções do México (12º) e Estados Unidos da América (13º), que ainda não garantiram a presença no Mundial, mas encontram-se em posições de apuramento.

No pote 3, estão já garantidas as seleções do Irão (21º), Japão (23º), Sérvia (25º) e Coreia do Sul (29º). A Polónia - que venceu hoje a Suécia - irá também figurar neste pote, bem como o Senegal (18º) que eliminou Egito (34º). A seleção do Canadá (33º) também figura no pote 3. Marrocos figurará neste grupo, igualmente.

O pote 4 conta apenas com duas equipas garantidas neste momento: Equador (44º) e Arábia Saudita (53º). A estas duas seleções juntar-se-ão a seleção vencedora do País de Gales (20º) vs Escócia (40º) ou Ucrânia (27º) e os vencedores das eliminatórias internacionais de junho, com jogos ainda por definir. Tirando o Senegal e Marrocos, como foi dito anteriormente, todas as outras seleções africanas que jogaram o play-off continental vão para o pote 4. Ou seja, Tunísia (36º), Gana (61º) e Camarões (38º).

De relembrar ainda que cada grupo não pode contar com equipas da mesma confederação, com exceção da UEFA, que poderá ter até duas seleções por grupo.