Jogadora do HJK Helsínquia concretiza "sonho" de continuar a representar Portugal

Jogadora do HJK Helsínquia concretiza "sonho" de continuar a representar Portugal

Sofia Velez é uma das 24 jogadoras que participa no estágio da Seleção Nacional de sub-19 orientada por José Paisana

A Seleção Nacional de sub-19 feminina realizou mais dois treinos nesta quarta-feira, prosseguindo o estágio que tem a duração de mais um dia, na Cidade do Futebol.

Este tempo de trabalho está a ser certamente especial para todas as jogadores, mas há uma, Sofia Velez, para quem é uma boa oportunidade de regressar a Portugal. A jogadora, nascida na Finlândia, joga no seu país e só viaja para Portugal para representar a Seleção ou então de férias com os pais. Daí que cada convocatória seja um momento alto na sua carreira: "Sempre sonhei representar a seleção portuguesa, apesar de não ter nascido cá. O meu pai é português e sempre me incentivou a lutar pelos meus objetivos. Felizmente consegui atingir este objetivo logo nas Sub-15, já voltei depois nas sub-16 e cá estou eu agora também nas sub-19. Sempre sonhei estar aqui e por isso é um sonho tornado realidade", afirmou Sofia Velez ao site da FPF.

A jogadora do HJK Hensínquia, de 17 anos, foi muito recebida pelas companheiras de equipa, como explica, mesmo que não se expresse perfeitamente na língua portuguesa, optando por vezes pelo inglês: "Estou muito feliz por estar aqui, como fico sempre que sou convocada. Estava um pouco nervosa no início, porque venho de outro país e todas fomos sujeitas a algum tempo de paragem. Mas receberam-me bem e tenho a oportunidade de aprender com as outras jogadores, que me fazem sentir em casa. É sempre uma excelente oportunidade para mim poder crescer e evoluir."

Mas o seu sonho não termina aqui. "Tenho cumprido o objetivo de vir à seleção, mas gostava de continuar a trabalhar para um dia chegar também à seleção principal. Não sou pessoa de desistir dos meus sonhos, e por isso vou fazer tudo para lá chegar", prometeu.

Portugal vai disputar em outubro a primeira fase de qualificação para o Campeonato da Europa, cuja fase final terá lugar na República Checa, no verão de 2022. A equipa de José Paisana terá pela frente a vizinha Espanha, a anfitriã República Checa e a Eslováquia, em jogos a disputar nos meses de setembro (entre os dias 13 e 21) e outubro de 2021 (entre os dias 18 e 26).

A segunda ronda de qualificação para o Europeu Feminino sub-19 irá decorrer na primavera de 2022.