Regresso de Dalot e estreia de Rúben Vinagre nos convocados de Rui Jorge

Regresso de Dalot e estreia de Rúben Vinagre nos convocados de Rui Jorge

Portugal vai defrontar a Bósnia-Herzegovina e o Liechtenstein na fase de qualificação do Euro'2019 de sub-21.

O selecionador português de sub-21, Rui Jorge, anunciou esta quinta-feira os convocados para o jogo com a Bósnia-Herzegovina e o Liechtenstein a contar para a fase de qualificação para o Euro'2019, em Itália.

No lote de 23 convocados, a grande novidade é a chamada do defesa Diogo Dalot que havia falhado a convocatória anterior devido a lesão, assim como a estreia do também defesa Rúben Vinagre, dos ingleses do Wolverhampton.

Rui Jorge falou de um jogo de vida ou morte para os sub-21: "O jogo da Bósnia é definitivo. Não conseguir três pontos contra a Bósnia coloca-nos fora da fase final. Em relação ao jogo com o Liechtenstein poderá ser ou não determinante em função do jogo da Roménia".

Portugal sabe que ainda não depende exclusivamente de si para marcar presença em Itália no próximo ano e, como tal, o selecionador não se mostra tranquilo enquanto não estiver, pelo menos, entre os segundos melhores classificados.

"Tranquilidade não existe, existiria se estivéssemos já apurados. Estamos a dois jogos e nós sabemos que dependemos da Roménia nesta altura. Não podemos dizer que dependemos apenas de nós, mas acreditamos que podemos ser um dos quatro melhores segundos. Ganhando o nosso jogo podemos ser melhores segundos", explicou.

Os sub-21 portugueses ocupam a terceira posição do grupo 8, com 16 pontos, menos dois do que Roménia e Bósnia-Herzegovina, que tem mais um jogo que portugueses e romenos.

Ainda assim, Rui Jorge contou que todos os cenários foram trançados antes de a qualificação se iniciar e lamentou que a situação atual não seja a melhor para os sub-21: "Falhámos em casa frente à Roménia [1-2]. Nunca tínhamos perdido em casa na fase de qualificação e não conseguimos manter esses resultados que vínhamos a fazer. Isso faz diferença. Teremos que conseguir melhor nestes dois jogos que faltam", concluiu.

A equipa das Quinas defronta o Liechtenstein, a 11 de outubro, em Vaduz, e a Bósnia, no dia 16 de outubro, no Estádio do Marítimo, no Funchal.

Lista de 23 convocados:

- Guarda-redes: João Virgínia (Everton) e Joel Pereira (Vitória de Setúbal).

- Defesas: Diogo Leite (FC Porto), Fernando Fonseca (FC Porto), Francisco Ferreira (Benfica), Ivanildo Fernandes (Moreirense), Jorge Fernandes (Tondela), Pedro Amaral (Benfica), Yuri Ribeiro (Benfica), Rúben Vinagre (Wolverhampton) e Diogo Dalot (Manchester United).

- Médios: André Horta (Los Angeles), João Carvalho (Nottingham Forest), João Félix (Benfica), Pereira Lage (Clermont Foot), Pêpê (Vitória de Setúbal), Stephen Eustaquio (Chaves) e Bruno Costa (FC Porto).

- Avançados: Diogo Gonçalves (Nottingham Forest), Diogo Jota (Wolverhampton), Gil Dias (Nottingham Forest), Heriberto Tavares (Moreirense) e João Filipe (Benfica).