As novas caras na seleção, os rivais Ucrânia e Sérvia e, claro, o regresso de Cristiano Ronaldo foram os temas abordados por Bernardo Silva no primeiro dia de trabalhos da Seleção.
Corpo do artigo
Jovens na seleção: "Estão cá para ajudar a seleção e também vão ser ajudados por todos. Quanto ao João Félix, obviamente que tem feito um percurso ótimo e e cabe a continuar a fazer com a ajuda de toda a gente aqui na seleção".
Ucrânia e Sérvia, o que se pode esperar de Portugal, com o regresso de Ronaldo. O que vai mudar? "Acho que a mentalidade vai ser a mesma, porque é uma seleção, equipa que joga sempre para ganhar, que tenta controlar os momentos do jogo e vai ser uma seleção mais forte com o Cristiano. Porque quando se junta a uma seleção já forte um jogador como o Cristiano, obviamente a seleção fica mais forte. Jogando em casa, com os nossos adeptos, acho que podem esperar que nós jogadores e toda a Seleção faça o melhor para sair esta semana com duas vitórias e seis pontos para começar bem esta qualificação, que é importantíssimo".
Como vê o Benfica na liderança com tantos jovens? "Quanto aos jovens da formação fico muito contente porque vejo que estão a ser dadas as oportunidades merecidas. Quanto ao campeonato português não vou comentar porque estou aqui como jogador da Seleção e estou aqui para falar dos jogos que são muito importantes para todos nós".
Desde o Mundial, sem Cristiano Ronaldo, Portugal tem estado a jogar em 4x4x3, agora o próprio Fernando Santos já abriu um pouco o jogo a dizer que se podia voltar ao 4x4x2, em que esquema se sente mais confortável? "Sinceramente nos dois. Durante a minha carreira, no Mónaco joguei em 4x4x2, na Seleção sub-21 também em 4x4x2, no Manchester City joguei em 4x4x3, aqui vai variando entre o 4x3x3 e o 4x4x2, consoante os jogadores que temos e o adversário. Eu pessoalmente, e acho que todos os jogadores da seleção estão habituados a jogar nos dois sistemas e súper confortáveis com isso".
Há 1 semana vimos Cristiano, com 34 anos, fazer aquela grande exibição contra o Atlético de Madrid. Olhando para o Cristiano e vendo que está de regresso, o que sentem? "É um orgulho ter um jogador que representa tão bem o nosso país. Que apesar da idade nas últimas três épocas ganha três Champions seguidas, continua a lutar pela Champions ao mais alto nível, fazendo todas as épocas, 30, 40, 50, 60 golos. É um prazer ter o nosso capitão de volta e ter o Cristiano para nos ajudar a ganhar jogos e a atingir os nossos objetivos".
Sobre a Ucrânia e a Sérvia: "Zinchencko é um amigo e um companheiro no Manchester City e, quando saiu o sorteio, falámos bastante. A Ucrânia, apesar de algumas lesões é muito forte, pelo que ouvi do meu colega de equipa tem fortes aspirações e jogar para ganhar, querem qualificar-se. A Sérvia também é forte, com jogadores que jogam nos melhores clubes do mundo. Não estamos à espera de jogos fáceis, mas obviamente queremos ganhar os dois jogos."