Ninguém tem mais treinadores do que Portugal nas fases a eliminar da UEFA

Ninguém tem mais treinadores do que Portugal nas fases a eliminar da UEFA
Rodrigo Cortez

Tópicos

Sete treinadores portugueses transitam da fase de grupos nas provas europeias.

A jornada europeia de clubes ainda não terminou mas há uma conta que já se pode fazer: Portugal será um dos dois países com mais treinadores nas fases a eliminar da Liga dos Campeões e da Liga Europa.

São sete os treinadores portugueses que transitam da fase de grupos das duas competições.

Na Liga dos Campeões, Sérgio Conceição passou aos oitavos de final, enquanto da mesma prova passam para a Liga Europa os treinadores Luís Castro (Shakhtar) e Pedro Martins (Olympiacos). Nesta competição, cuja última ronda se disputa esta quinta-feira, já festejaram a qualificação os técnicos Paulo Fonseca (Roma), José Mourinho (Tottenham), Jorge Jesus (Benfica) e Carlos Carvalhal (Braga).

País com o mesmo número de treinadores é a Alemanha, também com sete já garantidos: Marco Rose (Moenchengladbach), Hans Flick (Bayern), Jurgen Klopp (Liverpool), Thomas Tuchel (PSG), Julian Nagelsmann (RB Leipzig), Sebastian Hoeness (Hoffenheim) e Roger Schmidt (PSV).

Consoante as equipas que ainda faltam apurar na Liga Europa, as nacionalidades dos treinadores nos oitavos de final da Liga dos Campeões e nos 16 avos de final da Liga Europa serão as seguintes:

Portugal: 7

Alemanha: 7

Espanha: 5 ou 6

Itália: 4 ou 5

Holanda: 3, 4 ou 5

França: 2

Inglaterra: 2

Croácia: 2

Suíça: 1 ou 2

Roménia: 1 ou 2

Noruega: 1 ou 2

Áustria: 0, 1 ou 2

Argentina: 1

Estados Unidos: 1

Rússia: 1

Bélgica: 1

Tchéquia: 1

Sérvia: 1

Irlanda do Norte: 1

Grécia: 0 ou 1

Turquia: 0 ou 1