Paulo Fonseca fala das referências Jesus e Jesualdo e compara Ronaldo a Eusébio
Paulo Fonseca falou dos treinadores que mais o marcaram e de dois astros da Seleção e do futebol português.
Jorge Jesus e Jesualdo Ferreira são dois treinadores que tiveram muita influência na carreira de Paulo Fonseca e o técnico da Roma, que também se confessa admirador de Guardiola, Mourinho e Klopp, elogiou os dois portugueses que agora treinam no Brasil.
"Eu fui jogador do Jorge Jesus, já na parte final da minha carreira, e ele teve muita influência na minha formação como treinador. Taticamente é dos melhores treinadores que há. O professor Jesualdo é, também, um grande nome do nosso futebol, muito importante numa altura em que Portugal precisava de formar jogadores", referiu Paulo Fonseca.
Cristiano Ronaldo, avançado da rival Juventus, também foi um dos temas de conversa na entrevista à Fox Sports. Para o treinador dos romanos, Eusébio foi um dos melhores do mundo, mas CR7 é o melhor jogador português de todos os tempos.
"Eu não tive o privilégio de ver Eusébio jogar ao vivo, era muito novo. Mas claro que sei que foi dos melhores do mundo. Ainda assim, não tenho dúvidas em afirmar que o que Cristiano Ronaldo tem feito está acima do que qualquer jogador português fez até este momento. Acho que o Cristiano já supera o Eusébio, embora eu, tendo nascido em Moçambique, tenha muito respeito por Eusébio", afirmou.
Levar a Roma à Liga dos Campeoes, tal como fez com o Paços de Ferreira em 2012/13, é um desejo do ex-FC Porto, que admite que, apesar do "período de transformação, com treinador, plantel e diretor desportivo novos" que os giallorossi atravessa, a ambição continua. "Gostaríamos muito de chegar à Champions, quer através da Serie A quer através da Liga Europa. Estamos a criar uma base para o futuro", atirou.
Paulo Fonseca lembrou ainda a temporada em que levou os pacenses ao terceiro lugar da I Liga: "O que fizemos foi algo único na história do futebol português: conseguir que um clube com tão parcos recursos chegasse à Champions. Jamais o esqueceremos", vincou.