José Peseiro quer levar a Venezuela ao Mundial do Catar
Treinador português foi, esta quarta-feira, apresentado como selecionador da Venezuela, bandeira que tentará colocar, pela primeira vez, no mapa da fase final de um mundial. Primeiro jogo oficial será com a Colômbia de Carlos Queiroz, em março.
Um dia depois de ter sido assinado o acordo com a respetiva federação, José Peseiro foi, esta quarta-feira, oficialmente apresentado como selecionador da Venezuela. Em conferência de imprensa, o treinador português, 59 anos, assumiu a principal meta deste novo desafio na carreira: "O meu objetivo principal é chegar ao Mundial Catar2022".
Peseiro elogiou ainda a "grande qualidade" dos futebolistas venezuelanos, "muitos deles no estrangeiro". É com esses que primeiro pretende estabelecer contacto, anunciou, depois de anunciar que "todos os jogadores que queiram jogar pela Vinotinto têm as portas abertas".
"Antes do jogo com a Colômbia, vou contactar os jogadores venezuelanos locais e internacionais. Começarei por visitar os que jogam na Europa", explicou, e garantiu que, "a seu tempo", tratará de "contactar todos o que estiverem num bom nível".
A estreia de José Peseiro na qualificação para o Catar2020 está marcada para 26 de março, diante da Colômbia, orientada por outro treinador português, Carlos Queiroz. Nesta fase inicial, o novo selecionador da Venezuela não promete grandes mudanças. "Tenho apenas quatro dias para treinar, antes do primeiro jogo. Não posso chegar e mudar tudo de repente. A seleção já tem uma base", recordou, embora haja requisitos que quer ver cumpridos pela equipa: "Não se trata apenas de trazer um futebol mais ofensivo, mas de implementar um futebol com critério, em que prevaleça a posse de bola".