PSG goleia e Mónaco empata

Campeões fizeram a festa na capital e João Moutinho não saiu do banco, no Principado, na receção da sua equipa ao Bordéus.

O já virtual bicampeão Paris Saint-Germain despediu-se este sábado da Liga francesa com uma goleada frente ao Montpellier, por 4-0, com golos de Lavezzi, Ibrahimovic, Lucas e Rabiot, e fez a festa no Parque dos Príncipes.

O Paris Saint-Germain, que somou o seu primeiro bicampeonato, terminou a Liga com uma vantagem de nove pontos sobre o Mónaco, que empatou em casa com o Bordéus 1-1, com o português Ricardo Carvalho a titular e João Moutinho no banco.

O Lille segurou o terceiro lugar com um triunfo por 4-1 em casa do Lorient (8.º), que ainda esteve em vantagem com o golo de Aliadière, aos 22 minutos. Dois golos de Kalou, aos 32 e 65 minutos, um de Roux e um autogolo de Bourillon, aos 90+2, deram o triunfo ao Lille.

PSG e Mónaco entram diretamente na fase de grupos da Liga dos Campeões, o Lille irá disputar os play-off qualificação para a mesma competição, enquanto o Saint-Étienne entra na fase de grupos da Liga Europa.

Guingamp, 16.º classificado da Liga, qualificou-se para a Liga Europa com a vitória na Taça de França, enquanto o Lyon (5.º) conquistou o direito de participar na qualificação para a mesma prova na qualidade de finalista vencido da Taça da Liga frente ao PSG.

A derradeira jornada ficou ainda marcada pela fuga à despromoção, que tocou a Sochaux (18.º), Valenciennes (19.º) e Ajaccio (20.º), que irão ser rendidos na próxima época por Metz, Lens e Caen, respetivamente 1.º, 2.º e 3.º da II Liga.

O Lyon, do guarda-redes português Anthony Lopes, foi vencer em casa do Nice, por 1-0, com um golo de René, aos 6 minutos, o Rennes foi vencer em casa do Reims, por 3-1, e o Bastia e o Nantes empataram a 0-0.

Os três clubes despromovidos despediram-se da I liga gaulesa com derrotas. O Ajaccio perdeu em casa do Saint-Étienne, por 3-1, o Sochaux na visita ao Evian, por 3-0, e o Valenciennes em Toulouse, por 3-1.