Peru fora do Mundial? Italianos sem motivos para otimismo

Peru fora do Mundial? Italianos sem motivos para otimismo

Proposta que deixaria a federação sob controlo do Governo ditaria exclusão por parte da FIFA.

O Peru foi a última seleção qualificada para o Mundial da Rússia - eliminando a Nova Zelândia no play-off intercontinental -, mas a festa do primeiro apuramento desde o Espanha"1982, poderia dar lugar a uma enorme deceção se viesse a confirmar-se a notícia avançada pelo jornal "Líbero". O jornal explica que, há uns dias, a congressista e presidente da Comissão do Desporto do Parlamento, Paloma Noceda, apresentou um projeto-lei que colocaria a federação de futebol local sob controlo governativo. Ora, a FIFA proíbe que os governos intervenham nas respetivas federações e no passado já excluiu seleções das suas competições por esses motivos.

A notícia teve eco, nomeadamente, em Itália - eliminada pela Suécia -, uma vez que em caso de exclusão dos sul-americanos, os regulamentos da FIFA permitem-lhe escolher arbitrariamente outra seleção, que nem sequer teria de ser da mesma confederação.

Contudo, não há grandes motivos para os italianos estarem otimistas quanto a uma eventual repescagem administrativa. Vários congressistas já fizeram questão de travar o projeto-lei e a própria Paloma Noceda esclareceu: "Precisamos fazer as coisas a bem do desporto peruano. Nenhum projeto-lei vai impedir o Peru de ir ao Mundial."