Leonardo Jardim é o treinador do ano em França

Leonardo Jardim é o treinador do ano em França

O técnico do Mónaco, virtual campeão francês, sucede a Laurent Blanc nos prémios da União Nacional de Jogadores Profissionais

Leonardo Jardim acabou de ser eleito o melhor treinador da Ligue 1 em 2016/17 pela União Nacional de Jogadores Profissionais (UNFP). O técnico luso-venezuelano viu reconhecido o fantástico trabalho realizado à frente do Mónaco que é nesta altura virtual campeão francês, título que pode confirmar matematicamente depois de amanhã, bastando-lhe para tal empatar com o Saint-Étienne.

Na sua terceira temporada aos comandos dos monegascos, e depois de conseguir levar o clube a dois terceiros lugares nas duas primeiras épocas, Leonardo Jardim vai conseguir este ano quebrar a hegemonia do PSG, campeão nos quatro anos anteriores.

Jardim sucede a Laurent Blanc, que ganhara o prémio em 2014 e 1015 como treinador do PSG, e é apenas o terceiro treinador estrangeiro a conquistar esta distinção. O primeiro foi o belga Eric Gerets, em 2009 com o Marselha, e o segundo Carlo Ancelotti, em 2013 com o PSG.

Recorde-se que o Mónaco lidera o campeonato francês com três pontos de vantagem sobre o ainda tetracampeão que na melhor das hipóteses pode empatar com os monegascos se estes perderem o jogo em atraso com o Saint-Étienne (depois de amanhã) e o da última jornada com o Rennes. Contudo, ainda assim, seria preciso que o Mónaco perdesse a vantagem de 17 golos de que beneficia em relação ao PSG para deixar fugir o título.