A HBO produziu uma mini-série de quatro episódios em estilo documentário, "O pioneiro", sobre a vida do polémico político e dirigente desportivo já falecido. Vai para o ar ainda em 2019
Corpo do artigo
Jesús Gil y Gil, o antigo presidente e dono do Atlético de Madrid que levou Paulo Futre do FC Porto para os colchoneros, vai ter direito a um documentário em quatro episódios, ainda este ano, na HBO. Gil y Gil, como era conhecido em Espanha, foi o máximo dirigente do Atlético de Madrid durante 16 anos (entre 1987 e 2003), mas foi muito mais que isso. Polémico, descarado e sem papas na língua, foi também um controverso político e empresário, que chegou a ser impedido de ter cargos políticos e condenado a prisão por desvio de fundos, embora tenha sido absolvido já depois de morrer.
Pessoa muito querida para Futre, como o próprio salientou muitas vezes, Gil y Gil dinamizou Marbella (foi o presidente de 1991 a 2002) e criou um partido de extrema direita (era franquista e criou o GIL, Grupo Independente Liberal).
"A vida de Jesús Gil tem todos os elementos de uma grande história. Era imprevisível, multifacetado, capaz de contornar leis e instituições e ao mesmo tempo seduzir o público e eleitores com o seu enorme magnetismo", afirma o realizador, Justin Webster.
Miguel Salvat, responsável pelas produções originais da HBO Espanha, mostrou-se entusiasmado com o projeto: "É uma grande oportunidade de ver a nossa sociedade através de uma personagem única que seduziu um país inteiro durante anos e continua na nossa mente".