FIFA desmente Valcke: Mundial do Catar sem datas

FIFA desmente Valcke: Mundial do Catar sem datas

Secretário-geral afirmou que "as datas do Mundial de 2022 não serão junho/julho" e avançou com um torneio de inverno, algures "entre 15 de novembro e 15 de janeiro". O vice-presidente Jim Boyce desmentiu-o, e um comunicado oficial também

A FIFA emitiu, esta quarta-feira, um comunicado a desmentir o secretário-geral Jerôme Valcke, horas depois de este, em declarações a uma rádio francesa, ter afirmado que o polémico Mundial do Catar se jogará no inverno, algures "entre 15 de novembro e 15 de janeiro". O anúncio correu mundo e obrigou o organismo a esclarecer que "nenhuma decisão será tomada antes do Mundial de 2014, no Brasil".

"A data do evento está ainda sujeita à consulta de todas as partes envolvidas, designadamente, a comunidade internacional do futebol (FIFA, confederações, associações, campeonatos, clubes, jogadores) e os parceiros comerciais da FIFA. Dado que o evento só terá lugar dentro de oito anos, o processo de consulta não será precipitado e dar-nos-emos o tempo necessários para serem levados em consideração todos os elementos, antes de tomarmos uma decisão", esclarece a FIFA, em comunicado.

Ainda antes de ser difundido este documento, Jim Boyce, vice-presidente da FIFA, já se declarara "completamente chocado" pelas declarações de Jérôme Valcke e assegurara, em declarações à Sky Sports, que "nada está decidido".

Nem todos, contudo, ficaram chocados com as declarações do secretário-geral da FIFA. A federação alemã e a FIFpro (organismo sindical internacional dos jogadores de futebol) aplaudiram a notícia entretanto desmentida pela FIFA.