Espanha quer organizar Europeu ou Mundial e pode incluir Portugal, avança a Marca

Espanha quer organizar Europeu ou Mundial e pode incluir Portugal, avança a Marca

A organização de uma grande prova terá sido tema de discussão entre o presidente da RFEF, o Primeiro Ministro espanhol e o presidente da FIFA.

Os órgãos de comunicação espanhóis avançam esta quarta-feira que o país vizinho está a preparar uma candidatura à organização do Europeu de 2028 ou do campeonato do Mundo de 2030, tema que terá sido alvo de discussão na reunião que juntou Luis Rubiales, presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), Pedro Sánchez, líder do Governo, e Gianni Infantino, presidente da FIFA, esta manhã.

De acordo com a Cadena SER, para o Mundial, estarão em cima da mesa duas opções: uma candidatura única e uma proposta conjunta com Portugal e Marrocos. A segunda é a que reúne maior consenso, uma vez que a RFEF considera mais sustentável partilhar os custos de organização de uma prova de tamanha magnitude com outras duas nações. Além disso, o organismo federativo vê uma possível junção entre os três países como forma de ganhar vantagem na hora da eleição.

Contudo, o jornal Marca assinala que Marrocos já anunciou que vai entrar na corrida a solo, pelo que não deverá acordar uma parceria. A mesma publicação informa que a prioridade é o campeonato da Europa de 2028, novamente com a hipótese de estabelecer parceria com Portugal.

Espanha, recorde-se, já organizou um Mundial, em 1982, que Itália venceu. Juntamente com Portugal, avançou com uma candidatura para organizar a edição de 2018, que acabaria por ser atribuída à Rússia.

Em 2022, o campeonato do Mundo será organizado pelo Catar. Em 2026, será a vez de Estados Unidos, México e Canadá entrarem em ação.