Ganeses contaram as notas antes de defrontar Portugal

Ganeses contaram as notas antes de defrontar Portugal

Kwesi Apiaah, ex-selecionador do Gana, revelou que os futebolistas ganeses estiveram a contar milhares de dólares, em numerário, poucas horas antes de jogarem com Portugal no Mundial'2014.

A participação ganesa no campeonato no Brasil ficou marcada por casos de indisciplina, motivados pelo não pagamento de prémios, o que levou o governo do Gana a fretar um "charter" para o Brasil com mais de três milhões de dólares.

De acordo com Appiah, que deixou o cargo em setembro, as horas que antecederam o jogo com Portugal [vitória portuguesa por 2-1], foram ocupadas com os internacionais ganeses a contarem o dinheiro que lhes foi entregue.

"A maioria dos jogadores tinha 100.000 dólares [cerca de 76.000 euros] nas suas mochilas. Alguns dos rapazes contaram o dinheiro pela madrugada dentro", disse Appiah, em declarações a uma comissão instituída pelo presidente do Gana, John Dramani Mahama.

O técnico foi demitido do cargo a 12 de setembro, face ao insucesso no Mundial'2014, como último classificado do grupo, atrás de Portugal -- que também não se qualificou -, e à decisão de afastar, no decorrer da competição, dois jogadores-chave, Kevin-Prince Boateng e Sulleu Muntari.

Kwesi Appiah explicou também que a federação ganesa tinha tido o compromisso de resolver a questão financeira antes da viagem para o Brasil, mas que, apesar das garantias constantes, nada foi resolvido e que os jogadores falavam constantemente do assunto.

"Assim que foi comunicado [que o dinheiro estava a caminho] pularam de alegria, estavam muito, muito contentes. O estado de espírito melhorou", referiu.

Na competição, ainda antes do jogo frente a Portugal, o médio Muntari, do AC Milan, foi suspenso por agredir um dos responsáveis da equipa, enquanto Boateng, do Schalke 04, foi afastado por ter insultado o selecionador e a equipa técnico num treino.

"Ele fê-lo em frente de todos os jogadores, mantive-me quieto, porque aconteceu um dia antes do jogo com a Alemanha [empate 2-2]. Depois do jogo, voltou a fazer o mesmo e aí expulsei-o do treino", contou Appiah.

O Gana perdeu o primeiro jogo com os Estados Unidos (2-1), empatou com a Alemanha (2-2) e perdeu com Portugal (2-1). Portugueses (com quatro pontos) e ganeses (com um ponto) falharam a qualificação para os oitavos de final.