
Brazil's Palmeiras goalkeeper Weverton celebrates after one of the team's goal against Paraguay's Libertad during their Copa Libertadores quarterfinal football match at the Allianz Parque stadium in Sao Paulo, Brazil, on December 15, 2020. (Photo by Alexandre Schneider / POOL / AFP)
AFP
RANKING - Líder desta estatística é orientado por Abel Ferreira no Palmeiras.
Sobrecarga é uma das palavras que o futebol mais utilizou em 2020, sobretudo pela condensação de jogos e os novos calendários a que a pandemia obrigou e não por um número invulgar de partidas.
Os calendários não alargaram, e Weverton que o diga: 57 jogos num ano civil parecem imenso, mas o guarda-redes do Palmeiras até já terminou épocas com 58 e 59.
Com uma regularidade destas, não espanta que o brasileiro, agora treinado por Abel Ferreira no Palmeiras, seja o jogador de futebol com mais jogos e minutos disputados em todo o ano que terminou.
Na infografia que lhe apresentamos em baixo não distinguimos continentes, provas nem nacionalidades. E mais, incluímos até os minutos de compensação jogados por cada atleta, e também os jogos pelas respetivas seleções. Se a regra é saber quem mais jogou e cansou, que a tabela seja o mais completa possível.
A lista dos mais utilizados escreve-se com muitos guarda-redes, também acontece em bom português. E não apenas porque há muitos brasileiros na lista. Bruno Fernandes, do United, foi o jogador do espaço europeu com mais partidas disputadas. Rúben Dias o segundo com mais minutos de utilização. E até o guarda-redes não brasileiro mais sobrecarregado tem ligações a Portugal: Oblak. No campeonato português, o portista Mbemba terminou o ano civil à frente.
