Covid-19 origina mais um adiamento na próxima jornada em França

Covid-19 origina mais um adiamento na próxima jornada em França
Redação com Lusa

Lille-Lorient não se realiza no próximo fim de semana devido aos casos positivos na equipa visitante.

A receção do Lille ao Lorient, prevista para sábado e a contar para a 20.ª jornada da Liga francesa de futebol, foi adiada devido à multiplicação de contágios por SARS-CoV-2 na equipa visitante.

Do Lille fazem parte os futebolistas portugueses José Fonte, Xeka, Tiago Djaló e Renato Sanches.

É o segundo jogo da ronda a ser adiado, depois de ter acontecido o mesmo em relação ao Angers-Saint Etienne, já com nova data agendada, para 26 de janeiro, e perante um surto de 25 casos positivos na formação da casa.

De acordo com o protocolo da Liga francesa, os jogos têm de ser adiados caso as equipas não consigam ter disponíveis 20 jogadores, entre os quais um guarda-redes, num efetivo de 30 inscritos.

Sob ameaça nesta 20.ª jornada e à espera de uma decisão está também o jogo entre o Bordéus e o Marselha, que deveria abrir na sexta-feira a ronda, com os "girondinos" a pedirem, na quarta-feira, o adiamento, por terem 17 jogadores infetados.

A covid-19 provocou 5.456.207 mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em diversos países.

Uma nova variante, a Ómicron, considerada preocupante e muito contagiosa pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detetada na África Austral, mas desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta, a 24 de novembro, foram notificadas infeções em pelo menos 110 países, sendo dominante em Portugal.