Confederação Asiática retoma a qualificação para o Mundial2022

Confederação Asiática retoma a qualificação para o Mundial2022

Calendarização dos jogos que não puderam disputar-se, devido à pandemia de covid-19, já está definida e tem dois portugueses na discussão: Paulo Bento (Coreia do Sul) e Hélio Sousa (Bahrain).

Os jogos da primeira fase de qualificação da zona asiática para o Mundial de 2022, que deveriam ter sido disputados em março e foram suspensos devido à pandemia da covid-19, terão lugar entre março e junho do próximo ano.

A Confederação asiática de futebol (AFC) informou, esta quarta-feira, que os jogos em falta dos oito grupos vão ser calendarizados em março e junho de 2021, em datas FIFA, que permitam às diferentes federações convocarem os seus jogadores.

Depois, decorrerá uma segunda fase, com dois grupos de seis equipas cada, cujos desafios se disputarão entre setembro de 2021 e março de 2022, em novas datas criadas pelo organismo do futebol mundial para seleções não europeias.

Desta fase, com 12 seleções, quatro apuram-se diretamente para o Mundial2022 no Catar, e mais duas irão disputar uma eliminatória que definirá qual ocupará a "vaga continental", a discutir num play off.

Na zona de qualificação asiática estão dois treinadores portugueses: Paulo Bento à frente da Coreia do Sul, e Hélio Sousa, como selecionador do Bahrain.