Campeonatos da Guiné-Bissau arrancam com novo modelo

Campeonatos da Guiné-Bissau arrancam com novo modelo

No novo formato, o escalão principal terá 14 equipas e o segundo 25, repartidas por três sérias. A competição arranca este fim de semana

Os campeonatos de futebol da Guiné-Bissau têm arranque agendado para este fim de semana, disse esta quinta-feira à Lusa o segundo vice-presidente da federação local, Carlos Mendes Teixeira. No novo formato, 14 equipas farão parte da primeira divisão e 25 da segunda, que será dividida em três séries, desaparecendo a terceira divisão, num modelo decidido no último congresso federativo, realizado no princípio deste mês.

Até aqui, a primeira divisão comportava 10 clubes e a segunda 12, enquanto a terceira divisão era disputada por 15 clubes.

O grosso dos clubes do último escalão transitam para a segunda divisão, referiu Carlos Teixeira, devendo as zonas norte e sul comportar oito equipas, enquanto a centro terá nove.

Como atrativo para a nova época, Carlos Teixeira disse que a federação está a trabalhar no sentido de proporcionar jogos no período da noite, desde que o Governo disponibilize apoios nesse sentido.

A federação aguarda o desbloqueamento da subvenção anual por parte do Governo e espera também por uma resposta sobre o pedido de ajuda financeira para policiamento dos jogos, sem que os clubes paguem.

"Com estes apoios do Governo, seguramente que vamos ter um campeonato competitivo e atrativo", concluiu.

A federação foi ainda mandatada para passar a organizar os campeonatos das primeira e segunda divisões de futebol feminino e dos escalões de formação (juniores e juvenis), competência que estava entregue à Liga Guineense de Clubes de Futebol, desde 2008.

A primeira jornada da primeira divisão terá os seguintes jogos:

Bijagós-BulaCF

Balantas de Mansoa-Estrela Negra de Bissau

Bolama -Sporting da Guiné-Bissau

Cuntum-Portos da Guiné-Bissau

UDIB-Benfica de Bissau

Sporting Bafatá-Canchungo

São Domingos-Bambadinca