Bruno na Champions, Mourinho na Liga Europa e Wolves sem prémio... até ver

Bruno na Champions, Mourinho na Liga Europa e Wolves sem prémio... até ver
Redação

Última jornada da Liga inglesa ditou desfecho indesejado para a armada portuguesa do Wolverhampton. Manchester United e Tottenham alcançam objetivos.

Terminou a Premier League 2019/20 e tudo ficou decidido na zona europeia da tabela classificativa, assim como abaixo da "linha de água", onde faltava apurar a última das três formações despromovidas.

O Liverpool, campeão em título, e o Manchester City já tinham confirmado a presença na fase de grupos da Liga dos Campeões 2020/21 e, este domingo, na 38.ª e derradeira jornada, venceram Newcastle e Norwich por 3-1 e 5-0, respetivamente.

O Manchester United bateu o Leicester por 2-0 - Bruno Fernandes marcou o primeiro golo, de grande penalidade - e fecha o pódio, garantindo também a presença na fase de grupos da Champions, assim como o Chelsea, que derrotou o Wolverhampton de Nuno Espírito Santo por 2-0.

Deste modo, os Wolves ficam de fora das provas europeias, uma vez que o Tottenham de José Mourinho empatou no reduto do Crystal Palace (1-1) e igualou a pontuação da equipa das West Midlands, detendo vantagem na diferença de golos. Os Spurs vão disputar a segunda pré-eliminatória da Liga Europa.

O Leicester, por sua vez, termina em quinto lugar e carimba uma vaga na fase de grupos da Liga Europa 2020/21, onde também está o Braga.

Na zona de descida, de salientar o tombo do Watford, que perdeu com o Arsenal e acompanha Bournemouth e Norwich na despromoção ao segundo escalão. O Aston Villa empatou com o West Ham e mantém-se na Premier League.

No que toca a subidas, Leeds United e West Bromwich já carimbaram o regresso ao principal escalão inglês. Falta apurar o vencedor do play-off, que será disputado por Swansea, Brentford, Cardiff e Fulham.

Resultados finais da 38.ª e última jornada da Premier League:

Arsenal-Watford, 3-2
Burnley-Brighton, 1-2
Chelsea-Wolverhampton, 2-0
Crystal Palace-Tottenham, 1-1
Everton-Bournemouth, 1-3
Leicester-Manchester Utd, 0-2
Manchester City-Norwich, 5-0
Newcastle-Liverpool, 1-3
Southampton-Sheffield Utd, 3-1
West Ham-Aston Villa, 1-1

Classificação final na zona europeia da tabela:

1º - Liverpool (fase de grupos da Champions), 99 pontos
2º - Manchester City (fase de grupos da Champions), 81
3º - Manchester United (fase de grupos da Champions), 66
4º - Chelsea (fase de grupos da Champions), 66
5º - Leicester (fase de grupos da Liga Europa), 62
6º - Tottenham (2.ª pré-eliminatória da Liga Europa), 59
7º - Wolverhampton (de fora das provas europeias), 59