Juventus poderá descer à Serie B e perder vários títulos, dizem italianos

.

 foto EPA

De recordar que a "Vecchia Signora" está a ser investigada por suspeita de falsificação de orçamento e fraude fiscal.

A Juventus, a ser investigada pelo Ministério Público de Turim por suspeita de falsificação de orçamento e fraude fiscal, poderá descer à Serie B e perder alguns dos títulos conquistados nos últimos, caso seja considerada culpada, dizem em Itália.

"O sistema de acusação é muito grave e lança uma luz sinistra sobre os últimos campeonatos de futebol, também porque tem havido um verdadeiro domínio da Juventus nos últimos anos, que terminou no ano passado", disse o presidente dos Codacons [Coordenação de Associações de defesa do meio ambiente e dos direitos dos utilizadores e consumidores], Marco Donzelli, ao "Tuttomercatoweb", segundo a Football Italia.

"Se a Juventus tivesse ganho ilegitimamente uma vantagem sobre os clubes rivais com operações deste tipo, então a regularidade dos últimos campeonatos de futebol fracassaria e, como consequência, a Federação teria de intervir e sancionar os responsáveis. Para além das responsabilidades individuais, o clube não estará isento de sanções", continuou.

"Por esta razão, e para proteger milhares de adeptos, apresentaremos uma queixa ao ao Ministério Público a pedir a despromoção da Juventus para a Serie B e a revogação dos últimos títulos da liga conquistados à sombra destas operações potencialmente ilegais", concluiu.

De recordar que a investigação inclui três últimos exercícios financeiros, ou seja, desde 2018.