Alemão Deniz Ayteki arbitra o FC Porto-Feyenoord

Alemão Deniz Ayteki arbitra o FC Porto-Feyenoord

UEFA anunciou, esta terça-feira, os árbitros nomeados para a jornada da Liga Europa.

O árbitro alemão Deniz Ayteki vai dirigir o jogo entre o FC Porto e os holandeses do Feyenoord, decisivo para a continuidade dos dragões na Liga Europa, informou a UEFA, esta terça-feira. Aytekin, 41 anos, volta a cruzar-se com o FC Porto depois de ter dirigido a derrota da equipa portuguesa em casa do Atlético de Madrid, por 2-0, na fase de grupos da Liga dos Campeões de 2013/14.

Mais recentemente, Deniz Ayteki dirigiu por duas vezes o Benfica, no triunfo por 3-0 frente ao Dínamo Zagreb, nos oitavos de final da Liga Europa de 2018/19, e na derrota por 2-0 em casa do CSKA Moscovo, na fase de grupos da Liga dos Campeões de 2017/18, além de ter estado no triunfo do Sporting de Braga em casa dos ingleses do Birmingham (3-1), na Liga Europa de 2011/12.

O Sporting defende a liderança do grupo D, já com o apuramento garantido, em casa dos austríacos do LASK, com arbitragem do árbitro escocês William Collum, 40 anos, que esteve na derrota dos leões frente ao Real Madrid (2-1), na Liga dos Campeões de 2016/17, e mo empate em casa do Metalist Kharkiv (1-1), nos quartos de final da Liga Europa de 2011/12.

Da lista do árbitro escocês fazem ainda parte jogos que envolvem três equipas portuguesas - Benfica, Nacional e União de Leiria - e o triunfo da seleção portuguesa frente à Itália, por 1-0, para o grupo A da Liga das Nações de 2018/19.

Igualmente qualificado para a fase seguinte, o Braga, que lidera o grupo K, irá procurar defender a primeira posição do grupo em casa do Slovan Bratislava, na Eslováquia, numa partida a dirigir pelo polaco Pawel Gil.

Gil, 43 anos, vai arbitrar pela terceira vez o Braga, depois de dirigir o triunfo sobre os islandeses do Hafnarfjordur (3-2) e o empate 0-0 com os suíços do Young Boys, no play off de acesso à Liga Europa de 2017/18 e 2011/12, respetivamente.

A despedida do Vitória de Guimarães será apadrinhada pelo árbitro lituânio Gediminas Mazeika, 41 anos, que irá arbitrar o último jogo da equipa portuguesa em casa dos alemães do Eintrach Frankfurt, ainda na luta pelo apuramento no grupo F.

Apesar de nunca ter encontrado os vimaranenses, Mazeika já arbitrou vários jogos de equipas portuguesas, como o triunfo do Braga na receção aos turcos do Besiktas, já nesta fase de grupos da Liga Europa.

Antes, esteve presente no empate 0-0 do Sporting em casa do Arsenal, na Liga Europa de 2018/19, na derrota por 2-0 do Benfica em casa do Manchester United, para a Liga dos Campeões de 2017/18, e na goleada por 6-0 da seleção portuguesa nas Ilhas Faroé, para a fase de qualificação do Mundial2018.